FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA DOS PRODUTOS CERÂMICOS Edson Firmino Ribeiro.

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Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA DOS PRODUTOS CERÂMICOS Edson Firmino Ribeiro

PV Lógica Gestão Mercado Estratégia PREMISSAS PARA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA O S O S

Lógic a: É Fácil É Simples Treinamento é rápido É menos oneroso A idade do profissional não é determinante. Infelizmente não dá mais para sobreviver somente de lógica. Começamos pela lógica no mundo ideal. O QUE SABEMOS?

MUNDO IDEAL

MUNDO REAL – CENÁRIO 1

MUNDO REAL – CENÁRIO 2

MUNDO REAL – CENÁRIO 3

MUNDO REAL

Sabemos que aumento de volume reduz custo fixo unitário aumentando a margem; Porém o aumento do volume retrai o preço reduzindo a margem; Agregar valor ao produto não significa somente aumentar o preço; Vale a pena o sacrifício para manter a empresa economicamente acima do ponto de equilíbrio. O QUE SABEMOS?

PV Lógica Gestão Mercado Estratégia PREMISSAS PARA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA O S

Tijolo e telha possuem demanda elástica; O QUE SABEMOS DO MERCADO? Mercado RecessivoMercado Aquecido

O produto possui característica de commodity; Pouca percepção de valor, exceto telha; Requisitos técnicos aumentam os custos; Sem motivação para estocagem; Sofrem com bens substitutos; Existe concorrência desesperada, sem lógica; Existe concorrência oportunista, sem lógica. O QUE SABEMOS DO MERCADO?

Qualidade Maior resistência mecânica Padrão dimensional Maior tecnologia Alta remuneração Equipe comercial diferenciada Preço maior. Flexibilidade Tijolo, telha, peças especiais Atender lotes de todo tamanho Pessoas flexíveis Equipe comercial flexível Preço médio. Rapidez Logística agressiva Transporte próprio Estoque alto Preço médio. Custo Alto volume Requisitos técnicos menos rígidos Venda de grandes lotes Preço baixo. Vou perder Custo e Flexibilidade Vou perder qualidade e custo Vou perder Custo e Flexibilidade Vou perder qualidade e flexibilidade QUAL A ESTRATÉGIA OPERACIONAL?

PV Lógica Gestão Mercado Estratégia PREMISSAS PARA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA O S

Relações Relação com a comunidade Relação com mercado Relação com os funcionários Relação com o dinheiro Relação com os sócios Relação com a família Lugar Que lugar do Brasil? Que lugar na região? Que lugar na cidade? Circunstância Ganhar mercado Equacionar o caixa Fazer divisão societária Refazer a estratégia Avançar, esperar? Tempo Qual a curva do ciclo de vida QUAL O MOMENTO DA EMPRESA?

PV Lógica Gestão Mercado Estratégia QUAL O CENÁRIO ATUAL? Austeridade Custo, Volume, Preço, Lucro

QUAL O CENÁRIO FUTURO? AMADURECIMETO DA GESTÃO UM NOVO OLHAR PARA O MERCADO E A ESTRATÉGIA RETOMAR O CRESCIMENTO PV Lógica Gestão Mercado Estratégia

Edson Firmino Ribeiro