CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Farmácia Clínica e Hospitalar Pós Graduação Qual o papel do Farmacêutico Clínico na UTI? Prof.ª SORAIA GUERRA SILVARES Aislan.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CUIDADO ALIMENTAR E NUTRICIONAL HUMANIZADO: CONCEPÇÕES E AÇÕES DE NUTRICIONISTAS DA ÁREA HOSPITALAR. Áreas de conhecimento: Nutrição e Ciências Médicas.
Advertisements

PERFIL E Nº DOS TRABALHADORES DE VISA CENTRAL 1.1. NÍVEL SUPERIOR – – Farmacêuticos Bioquímicos 02 – Odontólogos 01 – Advogada 01 – Médica 01 – Veterinário.
Uma Alternativa de Recurso Próprio com Foco na Integralidade dos Cuidados e Sustentabilidade da Cooperativa.
Hospitais, Clínicas e Serviços de Saúde. A LCC Gerenciamento & Consultoria Com 35 anos de experiência no Gerenciamento de Grandes Projetos Industriais.
DIABETES MELLITUS – TIPO II Jailda Vasconcelos Juan Borges Poliana Zanoni Shamara Taylor.
A Pesquisa Clínica no Brasil e a Inclusão de Novas Terapias Flávia Regina Souza Sobral – Copec/Anvisa.
Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância
Dislipidemia Turma A - Integral
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Curso de Graduação em Administração a Distância da UFSC SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Trabalho de Conclusão de Curso
Módulo 3: O indivíduo no ambiente hospitalar e o uso de medicamentos e outras tecnologias em saúde Dislipidemia Karina Caramico Mayara Ullian Samira Arabi.
Isabela Lie Jéssica Rumi Nadine Santana Vinicius Cerqueira Grupo 1
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Orientadora: Daniela Nunes
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Melhoria da atenção aos usuários com HAS e/ou DM pertencentes à área de abrangência da UBS Nimio Insfran Martinez, Rio Branco/AC   Especializanda:Cibele.
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Lídice Iglesias Arzola Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Para onde estão indo nossos alunos?
Universidade federal de pelotas
Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva
SETOR DE NUTRIÇÃO Atividades 2014 Planos 2015.
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA -
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EQUILÍBRIO DO PESO
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Modelagem Molecular Aplicada ao Desenvolvimento de Fármacos
A Medicina e a Condição Feminina
História Natural da Doença
Faturamento Hospitalar Camila Maskovic
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
Processo Autorizativo e o Processamento
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, NA ESF 01, ARAMBARÉ/RS
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Audhass Estratégias para Gestão Otimizada do Faturamento
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Atenção a saúde do Hipertenso
Lia Jeronymo Romero Gerente do Centro Cirúrgico
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO ACONSELHAMENTO GENÉTICO
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
TREINAMENTO NA FARMÁCIA ESCOLA 2010
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Farmácia Clínica e Hospitalar Pós Graduação Qual o papel do Farmacêutico Clínico na UTI? Prof.ª SORAIA GUERRA SILVARES Aislan Pereira Bartholomeu

O Papel do Farmacêutico Clínico em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Atualmente, as U.T.I. comportam diversos profissionais de saúde, trabalhando em conjunto para garantir o cuidado integral dos pacientes. Desde a década de 1990 se propõe o profissional farmacêutico como um dos membros fundamentais da equipe multiprofissional de cuidado ao paciente crítico, dada a complexidade destes no que diz respeito ao número de medicamentos utilizados, os regimes medicamentosos e doses diferenciadas, as alterações farmacocinéticas, e os custos que estes demandam, dentre outras atividades. Relacionamos a seguir, as atividades desempenhadas pelo profissional farmacêutico clínico atuante nas unidades de terapia intensiva.

FARMACÊUTICO CLÍNICO DE UTI Participação ativa junto à equipe multidisciplinar Avaliação de toda terapia medicamentosa conforme a indicação Ajuste de doses Escolha da melhor via de administração e apresentações adequadas Análise de interação medicamentosa Análise de paciente alérgico Avaliação da terapia quanto à maximização custo-eficácia Monitoramento e prevenção quanto à toxicidade Busca de informações quanto ao histórico do paciente e aos medicamentos de uso Avaliação e adequação da terapia nutricional Realização de Monitoração de Farmacocinética Provimento de informações técnicas Documentar em prontuário anamnese

Escolha da melhor forma farmacêutica Análise de Prontuário Participação ativa junto à equipe multidisciplinar Atenção e Assistência Farmacêutica

CONCLUSÃO Com tantas funções apontadas para o profissional farmacêutico atuante em UTI, é possível notar a grande importância e a necessidade de termos este profissional integrado à equipe de cuidados ao paciente crítico. É possível notar que algumas funções são de exclusividade e de entendimento único do farmacêutico, que vai desde a escolha da melhor forma de apresentação do fármaco, até ao auxílio em informações técnicas como farmacocinética, potencial de toxicidade, interações medicamentosas dentre outras, sendo estas funções indispensáveis para auxílio na recuperação do paciente debilitado, tornando o atendimento médico nas Unidades de Terapia Intensiva ainda mais eficaz. Cada vez mais o profissional farmacêutico garante seu espaço nesta área, se mostra essencial, indispensável, tornando o atendimento médico completo para o paciente.