Pragmática da Comunicação Humana Prof.: Pedro Gontijo Aspectos de teoria interacional baseados no texto de mesmo nome dos Pesquisadores da Universidade.

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Transcrição da apresentação:

Pragmática da Comunicação Humana Prof.: Pedro Gontijo Aspectos de teoria interacional baseados no texto de mesmo nome dos Pesquisadores da Universidade de Palo Alto – Califórnia: Paul Watzlawick Janet Helmick Don D. Jackson

O estudo da comunicação humana pode ser subdividido, do ponto de vista didático, meramente conceitual em três áreas: a) Sintaxe - preocupa-se com o domínio “do teórico da informação”, “com o código, canais, capacidade, ruído, redundância e outras propriedades estatísticas da linguagem. São aspectos primariamente sintáticos ; b) Semântica - preocupa-se sobretudo com o significado do que se está efetivamente comunicando. Toda informação compartilhada pressupõe convenção semântica; ?

Pragmática – preocupa-se com o processo comportamental em que se dá a comunicação. Usa como dados de seu estudo tanto a linguagem verbal, como a não verbal. Ambas com suas configurações e significados.

Quadro de referência : “um fenômeno permanece inexplicável enquanto o âmbito de observação não incluir o contexto em que o fenômeno ocorre”. Todo e qualquer juízo que emitimos sobre algum fenômeno está relacionado ao quadro de referência que possuímos.

Retroalimentação: Em todo processo da comunicação ocorre retroalimentação que quando positiva - leva a mudanças na relação e quando negativa - leva a manutenção do padrão relacional. Seja na comunicação pessoal ou institucional podemos avaliar se está ocorrendo retroalimentação positiva ou negativa.

Metacomunicação: É a utilização da própria comunicação para se inferir algo sobre a comunicação. Possibilita perceber que existem graus diferentes de abstração no que se refere ao que queremos comunicar.

Axiomas Conjeturais de Comunicação: Pragmática da Comunicação Humana

1 – A impossibilidade de não comunicar – Assim como temos que, quanto ao comportamento, qualquer pessoa ou grupo não pode não ter comportamento, assim não há como alguém não se comunicar.

2 – Toda comunicação tem um aspecto de conteúdo e um aspecto de relação, tais que o segundo classifica o primeiro e é, portanto, uma metacomunicação. O aspecto de conteúdo se refere ao que se fala e o aspecto de relação ao como se fala.

Quanto a relação Quanto ao conteúdo Característica Confirmação Aceitação Concorda com o tema proposto Rejeição Rejeita o tema e não a pessoa. Desqualifi- cação Ocorre de duas formas: - Desconsidera o tema abordado, muda de assunto, dá respostas evasivas, etc.. - Inventa um sintoma como desculpa para não se comprometer com o tema. Ex.:inventa dor de cabeça, embriaguez, indisposição estomacal, etc.. Negação Há uma ruptura na relação, buscando deixar claro tal negação Desconfir- mação Há a negação da pessoa. Ignora, desconsidera a existência do outro.

A comunicação possui níveis, ou seja, quando nos comunicamos há níveis diferentes de trocas de informações simultâneas. Exemplificando: relação Eu e Outro: Nível Eu  outroOutro  eu 1º nível O que eu penso do outroO que o outro pensa de mim 2º nível O que eu penso que o outro pensa de mim. O que o outro pensa que eu penso dele 3º nível O que eu penso que o outro pensa que eu penso dele. O que o outro pensa que eu penso que ele pensa de mim 4º nível O que eu...O que o outro...

3 - A pontuação dos eventos comunicacionais entre os comunicantes definem a natureza de uma relação. “ a raíz dos conflitos de pontuação reside na convicção firmemente estabelecida e usualmente incontestada de que só existe uma realidade, o mundo tal como eu o vejo, e de que qualquer idéia diferente da minha deve ser devida à irracionalidade ou má vontade do outro.”

4 – Os seres humanos se comunicam digital e analogicamente. A linguagem dígita é uma sintaxe lógica sumamente complexa e poderosa mas carente de adequada semântica no campo das relações, ao passo que a linguagem analógica possui a semântica mas não tem uma sintaxe adequada para a definição não-ambígua da natureza das relações.

5 – Todas as permutas comunicacionais ou são simétricas ou complementares, segundo se baseiam na igualdade ou na diferença. Toda e qualquer permuta comunicacional pode ser dividida nestas duas categorias