TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PNE PEE PNE PEE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE Florianópolis/2014.
Advertisements

MENSAGEM É ESPECIAL PARA OS (AS) ENVOLVIDOS (AS) COM A EDUCAÇÃO EM CADA CANTINHO DA PARAÍBA E DE QUALQUER FORMA (gestor(a), professor (a), aluno (a), técnico.
A EDUCAÇÃO BÁSICA: ORGANIZAÇÃO, PROBLEMAS E PERSPECTIVAS.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
Alunos: Cristian Cardozo Dos Santos Eduardo Falchetti Sovrani Gian Carlos Mencatto Patrick Rafael Bariviera Paulo Roberto Mascarello Vilmar Bertotti Junior.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
CAEL. POR QUE DISCUTIR POLÍTICA? CAEL Política é saúde, escolas, estradas, assistência a crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiências etc.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 3: A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia (Sofistas e Sócrates) Professores: Ana Patrícia.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
1 Controle do Recurso Público. 2 Como a sociedade pode participar no controle do recurso público: utilizando corretamente o recurso fiscalizando os gestores.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
LICENCIATURA EM CIENCIA POLITICA
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
CURSO EFA/B2 1.  É cidadão quem pertence a um país :  Onde há leis que protegem as pessoas;  Onde as pessoas, além de direitos, têm deveres a cumprir;
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
Curso de Filosofia - UFRN
Prática da LDB nas instituições de ensino
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
Direito da Infância e da Adolescência
Conselho Municipal de Educação de Porciúncula
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Escola Básica de Fazendas de Almeirim
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Origem da palavra Ética e Moral
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
“PRECISAMOS FALAR SOBRE
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Instituições da União Europeia
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
DEMOCRACIA & SISTEMA PRESIDENCIALISTA
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
Políticas Municipais de Acessibilidade
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
Sistema Único de Saúde SUS
FONAPRACE Regional Sudeste UFOP.
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
TEMA: CIDADANIA E MEIO AMBIENTE 1º ano do Ensino Médio Disciplina: Geografia.
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
Karl Deutsch, Política e governo
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
A Reforma Sanitária e o processo de implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Auditoria da Dívida Pública Brasileira
Ministério da Cultura.
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
Conexões de Saberes / UFAL – Prof. Cezar: Sociologia
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
TEMA: A DEMOCRACIA NO BRASIL Orientadora: Manuela Disciplina: Ética, Moral e Cidadania Discente: Givanilda Almeida Maria Brito CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA

Objetivo: Despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania por meio do estímulo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes escolares.

“Um por todos” “Todos por um”; “Pela ética e cidadania” O que estas palavras significam para você?

O que significa:  Ética  Cidadania  Respeito  Voto  Bens públicos  Impostos  Corrupção  Controle social

Ética

Cidadania É um conjunto de direitos e deveres que nos permite participar das decisões da sociedade em que vivemos. Ela é construída no nosso dia a dia, a partir da nossa capacidade de participação social e colaboração para o bem comum.

Respeito O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. Muitas religiões abordam o tema do respeito ao próximo, porque o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável. (

Voto É o instrumento utilizado nas eleições para manifestar uma opinião, escolher um representante ou uma opção entre as diversas que são apresentadas.

Bens públicos Tudo aquilo que pertence a todos e está disponível aos cidadãos, como os recursos naturais, estradas, ruas e praças, além dos bens utilizados pelo poder público como o edifício onde funciona a prefeitura, as escolas públicas, os veículos oficiais ou mesmo alguns objetos de arte e históricos. Os bens públicos são repartidos entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.

Impostos Imposto É o dinheiro obrigatoriamente cobrado de cidadãos e empresas com o objetivo de financiar as obras e os serviços públicos de educação, saúde, assistência social, entre outros, de modo a beneficiar toda a sociedade de maneira igualitária.

Corrupção É o crime de desviar recurso público, que é praticado por pessoas mal intencionadas. Essas pessoas se aproveitam da chance que tem de utilizar o dinheiro público, para gastar com coisas para si, para seus amigos ou seus parentes, em vez de utilizar para o bem comum.

Controle social É a participação da sociedade no controle dos gastos do governo. Como todo o dinheiro vem do povo e deve ser gasto para o bem da população, é direito de cada cidadão participar e saber o que é feito com esses recursos.

Como participar: Mecanismos e Instâncias de Participação Social DECRETO Nº 8.243, DE 23 DE MAIO DE 2014  Institui a Política Nacional de Participação Social - PNPS e o Sistema Nacional de Participação Social - SNPS, e dá outras providências.

Quais são os mecanismos e instâncias de participação social, segundo o decreto nº 8.243/2014?  I - conselho de políticas públicas;  II - comissão de políticas públicas;  III - conferência nacional;  IV - ouvidoria pública federal;  V - mesa de diálogo;  VI - fórum interconselhos;  VII - audiência pública;  VIII - consulta pública; e  IX - ambiente virtual de participação social.

Outros mecanismos de participação: Associações de Pais e Mestres; Conselhos de Classe; Grêmios Estudantis

Você concorda que :

Um por Todos e Todos Por Um... Ser cidadão é participar da vida em comunidade. Cada vez que o indivíduo age pensando não só em si mesmo, mas também no bem estar de todos, está sendo ético e exercendo a cidadania.

Vamos participar!!!