T R I B A L Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI Workshop.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
. Atividade Prática.
Advertisements

T R I B A L Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA Oficina de Ensino e Aprendizagem de Física Adriel Fernandes Sartori.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
SEMINÁRIO TÉCNICO Novos Produtos Impulsionados pela Impressão Digital Impresso interativo: Conectando o impresso às mídias eletrônicas.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Oficina: Geração Digital. Sensibilizar os professores a participarem da oficina. Capacitar o grupo de professores para que possam utilizar os classmates.
Bem-vindo de volta! Noite de volta às aulas 2016.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
LIDERANÇA NA ESCOLA EM REDE (LER)
Artefacto digital 2 Aprendizagem colaborativa
Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA.
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Docência do Ensino Superior
Atividades de sala de aula no ECLE
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA ASTRONOMIA
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
desafio de pesquisar na rede
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Produção de vídeo acessível
Segundo a Wikipédia, o Youtube “é um site na Internet que permite que seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado.
Tecnologias e Linguagens
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
EDITAL PARA DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS 2017
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Proposta de totem interativo para o aprendizado da etimologia das palavras no Museu da Língua Portuguesa Camila Santana RA: Susana Mieko RA:
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
Virando YouTuber Andrey Cardozo.
Ensino Médio Integrado
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
Fórum - Unidade I - Sua experiência
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Elektra: Um chatterbot para uso em ambiente educacional
Professor reflexivo: construindo uma crítica
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
Capítulo 12 Treinamento Conceito de Treinamento.
BLOGS Mídias na Educação Maria Rosangela Bez.
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Manuais Administrativos
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
ENSINO ONLINE DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Luciana Góis Barbosa.
A perspectiva discente relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico CARLA DIAS - UNISA SP.
Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais CETEC
Ensino Híbrido – Tecnologias Digitais e Outras
Como criar um documento colaborativo no Google Documentos.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Transcrição da apresentação:

T R I B A L Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI Workshop

T R I B A L O objetivo desta oficina e mostrar vários designs de atividades, usando a tecnologia móvel em geral, e do celular, em particular. As aplicações das atividades, com ou sem internet, podem inovar e enriquecer o ensino de línguas materna ou estrangeira. Objetivo

T R I B A L Conceito

T R I B A L.

Usando o Bluetooth

T R I B A L Produção de áudios narrativos e diálogos dos alunos Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí- IFPI

T R I B A L Mensagens forma de quizzes

T R I B A L Usando o QR Code Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí- IFPI

T R I B A L Gerador do QR Code /

T R I B A L Leitor do QR Code I-nigma Android ou IOS QR code scanner Projeto-IFPI - Android

T R I B A L Videoclip em sala de línguas Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí- IFPI

T R I B A L Videoclip: Um texto multimodal O crítico, neste trabalho, passa a ser visto como uma análise procurando descobrir os interesses sociais e políticos na produção e recepção das imagens em relação aos efeitos sociais, culturais, de poder e dominação no contexto de vida real dos alunos. Atividade completa do videoclip no blog:

T R I B A L Transformar o video para 3gp ou Mp4 / /

T R I B A L Cortar vídeo e áudio converter-audio-ou-video.html 3gp e Mp4 são formatos para celular - o vídeo pode ser enviado via bluetooth.

T R I B A L Usando whatsApp

T R I B A L Um quiz da atividade whatsapp

T R I B A L Normas do projeto whatsapp

T R I B A L Recurso Educacionais Abertos       

T R I B A L A maneira como nós usamos a tecnologia é mais importantes que a tecnologia em si. Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí- IFPI

Para esta oficina serão utilizados aplicativos gratuitos SnapSeed - Edição de imagens SmartVoice Recorder - Gravação de áudio Power Director - Edição do vídeo airDroid – ligar PC e celular Aplicativos

Para utilizar apresentar a aplicação dos programas da oficina diretamente pelo celular será utilizado o aplicativo Mobizen ou airDroid. Este aplicativo também pode ser utilizado para gravar as etapas do uso do celular para apresentação posterior Em sala de aula

Etapas da oficina - em grupos (4 participantes) – Definição do tema para sua video produção – Montagem do story board (roteiro) – Filmagem e fotos com o celular – Edição de imagens com SnapSeed – Gravação de audio com Smart voice Recorder – Edição do vídeo com Power director Problema Prático

Fácil acesso – Papel e caneta (opcional) – Amigo com celular – Pau de self Materiais que podem ajudar – Cabo OTG e mouse Outros Materiais

A criação de roteiro aproveita o uso de mais de um celular ou câmera na gravação para ajudar na edição. O Pau de self fixa o celular para filmagens de desenhos feitos com p apel e caneta. O c abo OTG liga o mouse ao celular facilitando edições minuciosas. Produção e Filmagem

Snapseed Pequenos ajustes para uma boa foto. Cuidados com: Iluminação Enquadramento Tempo A edição não resolve 100% dos problemas.

SmartVoice Recorder O recurso de gravação posterior é muito útil para descrição de paisagens, situações e também “dublagens” em cenas em plano fechado quem serão adicionadas ao vídeo original.

Versão simples do MovieMaker permite a edição dos canais de vídeo e de aúdio para compartilhar na internet ou redes sociais. PowerDirector

T R I B A L.

Os affordances encontrados Uso dos dispositivos dos alunos pode suscitar potencialidades positivas no contexto do ensino- aprendizagem de línguas, como: 1- Aumentar a motivação dos alunos, o envolvimento e interesse em aprender; 2-Proporcionar maior flexibilidade na aprendizagem; 3- Compartilhar o material com colegas; 4- Criar novos conteúdos de aprendizagem; 5- Aumentar a competência na língua estrangeira ou materna;

T R I B A L Cont.. 6- Remover as limitações de tempo e espaço; 7- Permitir que os alunos aprendessem de forma mais autônoma; 8- Aumentar a interação dos alunos com alunos e com professores; 9- Promover a aprendizagem colaborativa; 10- Personalizar tarefas; 11- Prolongar o contato do aluno com a língua inglesa; 12- Diminuiu a diferença entre aprendizagem formal e informal.

T R I B A L Professor na era mobile O papel do professor é de criatividade e inovação no contexto M-learning. O professor tem que estar preparado para criar e optimizar conteúdos educacionais para uso em dispositivos móveis, adaptar conteúdos da internet e dos livros didáticos para o celular, entre outras ações que envolvam o uso de aparelhos digitais dotados de mobilidade.

T R I B A L Como a tecnologia é usada Segundo Santos Costa ( 2013), fazer uso adequado de recursos tecnológicos é importante, mas não é o fator único de sucesso. Não é a tecnologia em si que cria uma melhor aprendizagem, mas como a tecnologia é usada em um contexto de aprendizagem para criar um ambiente melhor ou mais rico tendo o relacionamento humano, promotor da intercompreensão, como base para a a construção de conhecimento.