VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?

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VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ?
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Transcrição da apresentação:

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ?

COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?

 SENSIBILIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA PARA A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA.  SENSIBILIZAÇÃO COM PAIS E OU RESPONSÁVEIS.  APROXIMAR A COMUNIDADE NAS ATIVIDADES ESCOLARES.  RESGATE DE VALORES.  CRIAÇÃO DE PARCERIAS E VÍNCULOS. COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?

DO QUE EU MAIS PRECISO PARA AJUDAR OS NOSSOS JOVENS ?

 LIMITE: Estabelecer parâmetros demonstrando os benefícios do entendimento entre direitos e deveres  PACIÊNCIA: Exercitar de forma permanente, no entendimento ao comportamento do jovem.  COMPREENSÃO: Exercitar de forma permanente, no entendimento ao comportamento do jovem.  SOLIDARIEDADE: Apresentar-se sempre como o amigo, nos momentos alegres ou tristes.  SABER FALAR SUA LINGUAGEM: Estar apto a promover o conhecimento sobre a forma de diálogo do jovem.

DO QUE EU MAIS PRECISO PARA AJUDAR OS NOSSOS JOVENS ?  SUBSTITUIR UM PRAZER PELO OUTRO: Ofertar sempre possibilidade de convívio em situações prazerosas saudáveis.  DIÁLOGO: Através do exercício da compreensão, do saber ouvir.  AMOR EM TRABALHO: Dedicação, estar sempre a demonstrar que no exercício da função sempre haverá a necessidade do “fazer com amor”.  RELIGIOSIDADE: Refletir sempre sobre a presença da Força Criadora em nossas vidas.

DO QUE EU MAIS PRECISO PARA AJUDAR OS NOSSOS JOVENS ?  IMITAÇÃO DE ÍDOLOS: Referenciar na formação de ídolos da juventude, os comportamentos que possam produzir exemplos positivos que estimulem a formação correta de cidadania.  GLOBALIZAÇÃO: Integrar o objetivo do Ensinar para a Vida, aproximando os sistemas educacionais para um só ideal: formar de fato e direito, o pensamento crítico para o crescimento humanizado na globalização.  ÉTICA: Estabelecer como referencial maior, a postura ética na área educacional.  POR MEDO DE ERRAR AS PESSOAS NÃO PRODUZEM NADA. Necessidade de analisar posicionamentos, rompendo com atitudes que podem representar impedimentos para atualizar-se nas propostas sobre EDUCAÇÃO.

O QUE NA SALA DE AULA O AJUDA A ENSINAR?

TER CONSCIÊNCIA DO MEU PAPEL NA SOCIEDADE. RESPEITAR AS DIFERENÇAS. CONHECER A REALIDADE DO ALUNO. CAPACIDADE DE DIÁLOGO. TER AMOR PELO QUE FAÇO. NÃO TER PRECONCEITOS. SER ABERTO A MUDANÇAS.

O QUE NA SALA DE AULA TORNA O APRENDIZADO MAIS DIFÍCIL?

DESESTRUTURA FAMILIAR TELEVISÃO (MÍDIA) TELEVISÃO (MÍDIA) DEPENDÊNCIA QUÍMICA DEPENDÊNCIA QUÍMICA SAÚDE (DEFICIÊNCIA) SAÚDE (DEFICIÊNCIA) FALTA DE PROFISSIONAIS FALTA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE SAÚDE FALTA DE PROFISSIONAIS FALTA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE SAÚDE ALIMENTAÇÃO (FOME) QUANTITATIVO DE ALUNOS FALTA DE TECNOLOGIA FALTA DE TECNOLOGIA PRÁTICA PEDAGÓGICA PRÁTICA PEDAGÓGICA METODOLOGIAS IMPOSTAS METODOLOGIAS IMPOSTAS SEM ESPECIFICAÇÃO METODOLOGIAS IMPOSTAS METODOLOGIAS IMPOSTAS SEM ESPECIFICAÇÃO

O QUE NA SALA DE AULA TORNA O APRENDIZADO MAIS DIFÍCIL? VOCAÇÃO PROFISSIONAL (FALTA DE OPÇÃO) (FALTA DE OPÇÃO) VOCAÇÃO PROFISSIONAL (FALTA DE OPÇÃO) (FALTA DE OPÇÃO) CONTEÚDOS REPETITIVOS LEIS ARBITRÁRIAS LEIS ARBITRÁRIAS DISCIPLINA = LIMITES DISCIPLINA = LIMITES MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO FALTA DE PERSPECTIVA EMPOBRECIMENTO EMPOBRECIMENTO DE TODOS DE TODOS EMPOBRECIMENTO EMPOBRECIMENTO DE TODOS DE TODOS

FIM