O perfil dos alunos dos cursos de especialização (modalidade EAD) na área ambiental: realidade de uma instituição de ensino superior privada MSc. Augusto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
Advertisements

Analisando os PDIs do IFB e identificando os gargalos no uso do PDI na Rede Federal PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida Galvão MINISTÉRIO.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Programa de Convênio Olá, Parceiro, seja bem-vindo ao Programa de Convênio da Estácio.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
PROJETO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA OSTENSIVA
Extensão Universitária
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Educação Superior em Ibero-américa
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução a Educação a Distância
Curso Treinamento & Desenvolvimento Planejamento Estratégico de RH
SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A ABERTURA DE POLOS EaD : Uma tomada de decisão baseada em uma modelagem multicritério Autores: Joel Peixoto Filho – UCAM/IFSEMG.
O uso de mídia social como ferramenta motivacional para a disciplina na modalidade a distância: Fortaleza/CE - Abril/2016 Alexandre Guimarães Bezerra Cavalcante.
Introdução a Educação a Distância
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS, COLABORATIVOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES.
SEGMENTO DA INSTITUIÇÃO
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
Grupos isolados que pesquisam EaD
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Nnnnnneee CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gurias, arrumar com os dados de.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
24 de Fevereiro de 2018 Vila Velha - ES
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino da Disciplina de Estatística
Mestrando: Edgar Powarczuk Orientador: Prof. Henrique Freitas
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo “Amazônia e seus solos: peculiaridades e potencialidades” PERCEPÇÃO DO SISTEMA SOLO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
Arial, Tamanho 56 (Título do Trabalho)
Grupos que pesquisam EaD no Brasil: Onde estamos? Para onde iremos?
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EAD
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Evasão e Redução de Matrículas: Os desafios na área de Administração
Programa de Desenvolvimento Gerencial
“TÍTULO DO TRABALHO” Resumo: Introdução: Desenvolvimento
O controle do ensino em suas mãos
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Principais Resultados do Censo 2012
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL Morada Nova - CE Profª Dayane de Andrade Lima.
Transcrição da apresentação:

O perfil dos alunos dos cursos de especialização (modalidade EAD) na área ambiental: realidade de uma instituição de ensino superior privada MSc. Augusto Lima da Silveira MSc. André Maciel Pelanda Dr. Rodrigo Berté

Introdução A EAD possui particularidades na relação professor – aluno; Modalidade de ensino que está em expansão contínua (MORAN, 2009) ; 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2 Acesso à educação por meio da tecnologia.

Única via para o conhecimento em algumas regiões; Mesmo com sua importância, EAD era sinônimo de baixa qualidade (LACERDA; BRANQUINHO, 2010); Maior conhecimento sobre a modalidade favorece a superação destes conceitos. 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 3

Na área ambiental: necessária superação das concepções naturalistas e individuais; Há um nítido distanciamento entre documentos oficiais e a prática; Realidade de grandes impactos ambientais resultantes de atividades humanas. 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 4

A sustentabilidade é um desafio ao mundo corporativo: necessidade de profissionais qualificados; A EAD auxilia no atendimento desta demanda por qualificação profissional; Necessidade de conhecer este aluno e de que forma ele poderá obter uma aprendizagem efetiva 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 5

Objetivos Investigar o perfil dos profissionais que buscam a especialização na área ambiental por meio da modalidade EAD; Compreender os fatores motivacionais relacionados à escolha desta qualificação. 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 6

Procedimentos Metodológicos IES possui 15 anos na área educacional: sede em Curitiba (PR); Aproximadamente 443 polos de apoio presencial ; Possui quatro cursos de Pós-Graduação na área de meio ambiente; 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 7 Perfil verificado por meio de questionários em formulário eletrônico.

Optou-se por analisar 2 dos cursos ofertados: – Gestão ambiental e Desenvolvimento Sustentável (C1), – Perícia e Auditoria Ambiental (C2). Questionários divulgados em AVA por meio de e avisos eletrônicos; Análise baseada em 11 questões de múltipla escolha; 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 8

Dados referentes a gênero, idade, tipo de instituição que concluiu a graduação, atividade profissional e motivo para a escolha do curso; Tabulações, confecção de gráficos comparativos e tabulações cruzadas realizados através do software Minitab® (versão 17.3, Líder Softwares) 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 9

Apresentação e Discussão dos Resultados Taxa de retorno de 12,8% em C1 e 16,4% em C2; Taxa de retorno foi elevada tendo em vista o período de 1 mês do questionário ativo; Ramus (2001), por exemplo, obteve uma taxa de retorno de 24% para 1 ano de análise 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 10

124 questionários de C1; 182 questionários de C2; C1 predominância do gênero feminino (55,7%); C2 predominância do gênero masculino (60,6%); Nos dois cursos a idade até 30 anos; A formação de mais da metade foi em IES privadas. 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 11

Relação do gênero e os fatores motivacionais que levaram os alunos a ingressarem na Pós-graduação em C1 e C2 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 12

Relação do tipo de atividade profissional e os fatores motivadores que levaram os alunos a ingressarem na Pós-graduação C1 e C2 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 13

Silva et al. (2015) afirma que a questão ambiental está em destaque nas empresas: Empregados CLT maior preocupação ambiental; Formações na área ambiental voltadas ao meio empresarial (SOUZA, 2016) : por isso necessidade de conteúdos para sensibilizar em relação à cidadania e participação. 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 14

Ação de Sustentabilidade Caroline de Fátima Ribeiro Silva (Professora, Macapá – AP) 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 15

Ação de Sustentabilidade 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 16

Considerações Finais Conhecimento do perfil: o direcionamento e a implantação de ações que contribuem com a aprendizagem; Presença de alunos jovens (até 30 anos) que cursaram graduação em instituições particulares; Motivação pelos cursos de pós: preocupação com a problemática ambiental. 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 17

Considerações Finais Gênero feminino maior motivação pela preocupação com as questões ambientais: necessária sensibilização dos homens; Maior número de profissionais CLT buscam os cursos pelas preocupações ambientais: sensibilização dos servidores públicos; Ações pedagógicas voltadas para a sensibilização quanto a importância das questões ambientais. 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 18

Referências LACERDA, F. K.; BRANQUINHO, F. T. B.. EAD e as concepções de meio ambiente e saúde: contribuições do conceito de rede sociotécnica. Revista EAD em Foco, v. 1, n°. 1, p , 2010 MORAN, J. M. O que é Educação à Distância. Universidade de São Paulo RAMUS, C.A. Organizational support for employees: encouraging creative ideas for environmental sustainability. California Management Review, v.43, n.3, p , REIS, S. L. A.; BELLINI, M.. Representações sociais: teoria, procedimentos metodológicos e educação ambiental. Human and Social Sciences, v. 33, n. 2, p , SCHOLL, C. A.; HOURNEAUX JUNIOR, F.; GALLELI, B.. Sustentabilidade organizacional: aplicação de índice composto em uma empresa do setor químico. Gestão & Produção, v. 22, n°. 4, p , ° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 19