Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Advertisements

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Comunicação Empresarial
Educação Visual e Tecnológica
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Comunicação empresarial é um conjunto de processos para reforçar a imagem de uma organização.  Sua Função é criar uma boa.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Comunicação e Redação Empresarial
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
COMUNICAÇÃO Processo Emissor transmite uma mensagem a um receptor por meio de um canal. - Emissor:. Experimenta a necessidade de comunicar algo. Elabora.
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Professora Ellen Ikeda.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Facilitador: Ricardo Lima. Qual é o sua meta de aprendizado? Comunicação Interpessoal - UNCISAL Aonde quer chegar? Como pretende aplicar o que vai aprender.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM. EMISSOR (emotiva) MENSAGEM (poética) CONTEXTO (referencial) RECEPTOR (conativa) CÓDIGO (metalinguística) CANAL (fática) (linguista.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
MÓDULO 1 A Arte de Escrever – Parte 1
Meios de Comunicação em massa.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof
Sociedade Industrial - SI Sociedade do Conhecimento - SC Hoje
Curso de Formação de Expositores Espíritas
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
Prof. Arthur Albertin.
INSTITUTO FEDERAL - PRESIDENTE EPITÁCIO
Comunicação.
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Fone/fax.: (11)
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
Kit de ferramentas de Advocacy
Fundamentos da comunicação.
Aprendizagem do Século XXI
Com base no texto de Rüdiger
o paradigma midiológico
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
Definição O método de análise de conteúdo é um conjunto de técnicas utilizadas na análise de dados qualitativos É um método de análise textual que se.
Comunicação Comunicação é o uso de todos os meios disponíveis possíveis, a fim de permitir a interação eficaz com qualquer pessoa que tenha interesse.
COMUNICAÇÃO RURAL 2 COMUNICAÇÃO RURAL Alguém diz alguma coisa a alguém. Este é o princípio da comunicação humana. Com algum objetivo Com conseqüências.
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Profa. Dra. Ana Cristina Limongi França
Ferramentas de comunicação
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
Comunicação nas Organizações
Assessoria de Imprensa História
Comunicação e expressão
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Comunicação Empresarial
Funções da Linguagem.
MODELOS DE GESTÃO Tecnologias e ferramentas de gestão para o processo de organização AULA Profº Paulo Martins.
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Comunicação Interpessoal
A COMUNICAÇÃO.
ENTREVISTA Profa. Gabriela R. Zinn.
Comunicação Empresarial
COMUNICAÇÃO Parte 1.
Ferramentas: Follow-up, agenda, Telefone
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.ª SÉRIE ENSINO MÉDIO 2017.
O que é Comunicação?.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
I – inTrodução à linguística:
Comunicação.
Comunicação Interpessoal (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
I – inTrodução à linguística:
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

Prof. Claudio Benossi 1

O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso

Sucesso 3

Comunicação Empresarial 4 #partiu#comunicação#empresarial

Comunicação Empresarial Definição: Compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou uma entidade junto aos seus públicos de interesse ou à opinião pública. 5

Comunicação Empresarial “A linguagem, uma construção social da humanidade através dos tempos, é o instrumento usado para comunicação.” (PIMENTA, 2006, p. 24) 6

Formas de Comunicação Oral Escrita Científica Musical 7

Signos A linguagem é um conjunto de signos com regras para serem combinadas. O signo é qualquer coisa que faz referência a outra coisa ou ideia. Significante é a forma concreta do que ele representa, como a palavra, o gesto, o som etc. 8

Comunicação Empresarial Signos 9

Significado dos Signos Gramatical: depende da relação com os outros signos. Contextual: varia conforme o contexto em que está inserido. Significado referencial: o próprio sentido atribuído às palavras pelo dicionário. Denotativo: quando o próprio signo indica um objeto ou suas qualidades. 10

Elementos do processo de Comunicação Empresarial Emissor: aquele que envia a mensagem. Código: conjunto organizado de signos. Meio: canal, mídia utilizada. Receptor: aquele que recebe a mensagem. 11

Elementos do processo de Comunicação Empresarial Decodificação: entender o código. Ambiente: contexto da comunicação. Ruído: atrapalha a compreensão. Feedback: retorno ao emissor. 12

Processo de Comunicação “Consiste em um emissor transmitindo uma mensagem, através de um meio, para um receptor que reage.” (KOTTER, 1977) 13

Contexto O conteúdo e o contexto de uma comunicação se combinam para confirmar o significado. O contexto é o cenário total, o sistema completo que o envolve. 14

Significado A linguagem em comum é que empresta significado à mensagem. Linguagem é tudo o que serve à comunicação humana: palavras, sons, gestos, sinais, símbolos etc. 15

Dificuldades na Comunicação Faltando qualquer um dos elementos (emissor, mensagem, receptor), a comunicação não acontece. Falta de disponibilidade. Importância do fator humano. 16

Interatividade Qual dos seguintes elementos não faz parte do processo de comunicação? a) Emissor. b) Receptor. c) Feedback. d) Canal. e) Pretexto. 17

Comunicação interpessoal É um método de comunicação que promove a troca de informações entre as pessoas. “Quem comunica, comunica alguma coisa a alguém.” 18

Comunicação interpessoal Sensibilidade para o sentido de expressões faciais, voz, gestos e posturas de habilidade para responder, de forma adequada, às situações interpessoais. 19

Fatores que interferem na comunicação interpessoal Pessoais Sociais Fisiológicos Personalidade Linguagem Psicológicos 20

Fatores pessoais Conhecimento Aparência Linguagem corporal Contato visual Expressão facial Voz 21

Fatores sociais Educação Cultura Crenças Normas sociais Religião 22

Outros fatores Fisiológicos: dificuldades causadas pelas limitações pessoais. Personalidade: esforço de objetividade e evitar subjetividade nas relações. Linguagem: código x audiência. Psicológicos: rótulos e estereótipos. 23

Fala x Escrita “Não se fala como se escreve, nem se escreve como se fala.” Fala: possui recursos como sonoridade, gestos e expressão facial. Escrita: supera os limites do espaço e do tempo, tem a tendência de ser melhor elaborada. 24

Comunicação Oral Palavras faladas carregam emoção: Diversidade de significados (contexto); Inflexões da voz: entonação pode mudar a direção do discurso. Gesto: ação comunicativa, uso comedido. Fisionomia do comunicador. 25

Comunicação Escrita Mais eficiente no caso de: Mensagens longas; Dados quantitativos. Evita mudanças no conteúdo simbólico das mensagens. Tangibilidade. 26

Falhas de comunicação 27

Comunicação Empresarial O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 28 Comunicação Empresarial Comunicação Institucional Comunicação Organizacional Vertente Mercadológica

Comunicação Empresarial Conceituação: “Conjunto integrado de ações, estratégias, planos, políticas e produtos planejados e desenvolvidos por uma organização para estabelecer a relação permanente e sistemática com todos os seus públicos de interesse” Wilson da Costa Bueno 29

Comunicação Empresarial 30 Stakeholders Funcionários Clientes Acionistas Imprensa Sindicatos Políticos Entidades e grupos sociais

Quem pratica a Comunicação Empresarial 31 Todos aqueles que integram a empresa Assessores de Imprensa Agências de Propaganda Secretárias, telefonistas, vendedores.

Comunicação Empresarial na atualidade Valorização da Cultura de Comunicação Valorização dos Públicos Internos Adoção de atributos à comunicação  Profissionalismo  Ética  Transparência  Agilidade 32

Comunicação Empresarial na atualidade A Comunicação Empresarial se prepara para ascender a um novo patamar constituindo-se num elemento importante de processo de inteligência empresarial. Novas tecnologias Bancos de dados inteligentes Explorar as novas mídias Maximizar a interface entre as empresas e a sociedade House organs CAPITAL INTELECTUAL DAS ORGANIZAÇÕES 33