Como aumentar a sua Maturidade em Governança de TI Everton Schonardie Pasqual Jose Crassuski Vieira
Resposta
Competências
Passo a Passo
RACI EXECUÇÃO PLANEJAMENTO MEDIÇÃO AÇÃO DE MELHORIA P PMO Modelo Pri Priorizar Projetos PMO C Detalh. dos Projetos Portfólio de Iniciativas de TI A Plano de Ação de Melhorias PAS Desempenho da Gestão da TI Esc Qua Identificar Projetos Necessidades das Áreas de Negócio Necessidades Internas da TI BSC Esc Pro CSI PAI PDI PDS Quali-dade Gerencia-mento de Projetos MGP ITIL Gerenc. de Serviços MGPro Gerencia- mento de Processos D Identificação Oportunidades de Melhoria Mod. Maturi- dade Quali- dade Esc Rel Esc Pro Esc Qua Plano Diretor de TI - PDTI Avaliação de Serviços Avaliação de Projetos PMO Avaliação de Processos Esc Seg Esc Pro
Inicio da Caminhada METIC Objetivos Estratégicos de TI OE de Negócio do COBIT 4.1 RelevânciaOE 1 - ITAIPUOE2 - ITAIPUOE..... Prover Gerenciar Aprimorar Relacionamos OE de Negócio do COBIT 4.1 OE de TI da ITAIPU OE de Negócio do COBIT 4.1 Relevância Objetivos de TI COBIT Prover...99 Gerenciar Aprimorar Utilizamos a Tabela de Relacionamento do do COBIT
Inicio da Caminhada Tabela de Objetivos de TI Objetivos de TI COBIT 4.1 Relevância Processos de TI COBIT 4.1 P01PO2PO3PO4PO5PO6PO7PO8... Responder Assegurar Otimizar Total Utilizamos a Tabela de Relacionamento do do COBIT Processos Priorizados
Gestão do Planejamento Estratégico Gestão de Projetos Gestão de Processos Gestão de Serviços Gestão da Comunicação Gestão da Segurança da Informação, Riscos e Conformidade Gestão Financeira e Orçamento Gestão de Pessoas, Capacitação e Sucessão Gestão de Demandas e Portfólio de TI Gestão da Qualidade Gestão de Terceirização Gestão de Desempenho da TI
Análise da Maturidade Consultoria Gartner ITScore – Framework de Maturidade Afere o nível de maturidade dos processos que: Mantém o negócio funcionando (Run the Business) Mantém o crescimento do negócio (Growth / Build) Mantém a gestão de TI (Management) Índice de Maturidade COBIT 4.1 1,84 Índice de Maturidade COBIT 4.1 1,84 Índice de Maturidade Gartner 1,7 Índice de Maturidade Gartner 1,7
Processos Priorizados Gestão do Planejamento Estratégico Gestão de Projetos Gestão de Processos Gestão de Serviços Gestão da Comunicação Gestão da Segurança da Informação, Riscos e Conformidade Gestão Financeira e Orçamento Gestão de Pessoas, Capacitação e Sucessão Gestão de Demandas e Portfólio de TI Gestão da Qualidade Gestão de Terceirização Gestão de Desempenho da TI Gestão da Arquitetura Corporativa
Plano de Ação 27 projetos estruturantes para os 10 processos Capacidade de atendimento Projetos Externos Projetos Internos Projetos de Governança Para as demandas externas a priorização é feita pelo Comitê de Soluções Informatizada – CSI Para as demandas internas tivemos que utilizar uma técnica de priorização que ficou bem aderente a nossa realidade
Plano de Ação InciativaImpactoMomentoEsforço Ganhos Rápidos UrgenteEstratégico Projeto ,755 Projeto ,253 Projeto , ImpactoMomentoEsforçoGanhos rápidos Como o resultado é percebido? Qual o problema de não fazer hoje? Como isso impacta na capacidade produtiva? Quando os resultados serão percebidos?
Plano de Ação Apagar incêndio Ganhos rápidos Pode esperar Melhorar a longo prazo Estratégico (Construir o amanhã) Operacional (Manter o hoje) Urgente Não urgente
Acompanhamento Foram criadas as seguintes entidades Escritório do CIO/Governança Escritório de Relacionamento Escritório de Processos Além das entidades já consolidadas internamente: Escritório de Segurança Escritório de Projetos - PMO
Acompanhamento
Resultados Nova avaliação de Maturidade pela metodologia da consultoria Gartner Índice de Maturidade ,7 Índice de Maturidade ,7 Índice de Maturidade ,6 Índice de Maturidade ,6 Fizemos uma nova priorização com a mesma metodologia e conseguimos utilizá-la para “orientar” nosso orçamento
Resultados Definição e implantação do Novo Plano de Contas de TI. Formalização do Mapa de Processos de TI. Elaboração do PDTI. Aperfeiçoamento do processo de Aquisição de Software e Hardware. Aperfeiçoamento do processo de Gestão de Contratos de TI. Estreitamento da comunicação entre SI.GG e Diretoria. Melhoria significativa na comunicação e transparência das ações na SI.GG.
Próximos Passos Programa de Gestão de Serviço. Processo de Mudanças Catálogo de Serviços Processo de Gestão de Demandas Processo de Requisição de Serviço Processo de Gerenciamento de Ativos e itens de configuração Programa de Reengenharia do Processo de Desenvolvimento de Soluções de TI
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RACI EXECUÇÃO PLANEJAMENTO MEDIÇÃO AÇÃO DE MELHORIA P PMO Modelo Pri Priorizar Projetos PMO C Detalh. dos Projetos Portfólio de Iniciativas de TI A Plano de Ação de Melhorias PAS Desempenho da Gestão da TI Esc Qua Identificar Projetos Necessidades das Áreas de Negócio Necessidades Internas da TI BSC Esc Pro CSI PAI PDI PDS Quali-dade Gerencia-mento de Projetos MGP ITIL Gerenc. de Serviços MGPro Gerencia- mento de Processos D Identificação Oportunidades de Melhoria Mod. Maturi- dade Quali- dade Esc Rel Esc Pro Esc Qua Plano Diretor de TI - PDTI Avaliação de Serviços Avaliação de Projetos PMO Avaliação de Processos Esc Seg Esc Pro
Obrigado!!!
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