Estratégias de preparação do aluno para a modalidade ead Alcir Vilela Junior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Advertisements

Assistente Técnico SENAI/PA. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL HISTÓRIA Criado em 22 de janeiro de 1942, pelo decreto-lei do então presidente.
RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FÓRUM DOS COORDENADORES DE GRADUAÇÃO 19/04/2012.  Abertura (14h00 – 14h30)  Cancelamento por abandono (14h30 – 15h00)  Oferta de vagas (15h00 – 15h45)
Referências Bibliográficas: 1. Rocha, E. P & Tonelli, J. R. A. O autista na sala de aula de Língua Inglesa: Um dilema ou um mundo de oportunidades? Revista.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. SETEC e IFSC estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais.
II SIMPÓSIO DE PLANEJAMENTO Oficina PGA. Plano de Gestão Anual - PGA PGA ESTRATÉGICO 2016 Recorte anual do PDI que detalha os objetivos e as ações previstas.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Mesa redonda O componente da pesquisa em EAD: estado atual e perspectivas de futuro. Prof. Marcos Dalmau, Dr. SEAD/UFSC.
CAMINHOS PARA EAD 57ª REUNIÃO DO GDFAZ. Objetivos Reunir informações que possibilitem às administrações fazendárias iniciar ações de capacitação e comunicação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Educação a Distância no Centro Paula Souza. Autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência,
AGRUPAMENTO VERTICAL DE OLIVAL Decreto-Lei n.º 3/2008.
Novo Modelo de Pós-graduação Estácio
23 dias letivos 03 dias letivos 23 dias letivos 24 dias letivos
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Aula 8: Plano Nacional de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Angelita Marçal Flores
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
21 dias letivos 15 dias letivos 21 dias letivos 21 dias letivos
39º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016
Professor Douglas Pereira da Silva
Relatório de Autoavaliação Institucional
Docência Online: Funções e Competências do Professor
BIOTECNOLOGIA Curso de especialização lato sensu em
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
Metodologia do Ensino de Física I
SINAES ENADE.
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Perfis de grupos de pesquisa interdisciplinar sobre Educação a Distância Ronaldo Linhares, Flávio Tonnetti, Wesley César.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Escola de Negócios Sebrae-SP
CURSO GESTÃO QUALIDADE TOTAL
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
Márcia Figueiredo Consultor EAD
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
PAOLA TRINDADE GARCIA ANA EMILIA FIGUEIREDO OLIVEIRA
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Foz de Iguaçu | Setembro | 2017
30anos CENPEC.
Ensino Médio Integrado
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Profa. Dra. Inês Confuorto
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
ENGENHARIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO FEEDBACK NO PROCESSO DE APRENDIZADO Esp. João Marcos Pardo Luiz Gustavo dos Santos.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
A EaD no Brasil e os novos arranjos institucionais: como fazer a modalidade de ensino à distância? Profa. Dra. Nara Maria Pimentel João Pessoa, outubro.
Estrutura Administrativa Reitoria - IFRR 2014
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
CAPACITAÇÃO – EQUIPES DE ENSINO
Formação Continuada CTPs
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE EQUIDADE: A INTERIORIZAÇÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.
Pró - Reitoria de Ensino - PROEN
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Estratégias de preparação do aluno para a modalidade ead Alcir Vilela Junior

a Criação das faculdades Senac Nas antigas unidades especializadas Educação a Distância Credenciamento Pós-graduação Educação a Distância Credenciamento Graduação Educação a Distância Início da Atuação como Sede Nacional 1º curso superior Tecnologia em Hotelaria 1º curso de Pós-graduação Lato Sensu Administração Hotelaria Março Transição das Faculdades Senac para o Centro Universitário Senac – Santo Amaro Setembro CREDENCIAMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO Unidade Sede : Centro Universitário Senac – Santo Amaro Unidades de Ensino Descentralizadas : Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro Centro Universitário Senac – Campos do Jordão 1996 Início das atividades de Pós-graduação CAJ Início das atividades de Graduação CAJ 1995 Início das atividades no Ensino Superior CAP Recredenciamento Centro Universitário 2015 Recredenciamento Conceito 5 Senac criado em 1946 Início das publicações da EDS 2016 Recredenciamento EAD 21 a 25/FEV/2016

Rede Senac EAD Universidade do AR Sede Ensino Superior Sedes Formação Inicial Continuada Sede Ensino Técnico Criada em 2013 para a oferta integrada e em rede de educação a distância Criada 1947 para oferta de cursos profissionalizantes, abrangeu 201 cidades e formou alunos

Escopo de atuação – Ensino Superior Cursos abertos Graduação Pós-graduação Extensão Cursos corporativos Graduação Pós-graduação Extensão Livres Nacional

Preparação do aluno para EAD???

FAIXA ETÁRIA GRADUAÇÃO EAD de 15 a 19 anos 4% de 20 a 24 anos 14% de 25 a 29 anos 25% de 30 a 40 anos 39% acima de 40 anos 19% Base: 159 SEXO 37% 63% *Devido ao alto erro da pesquisa os dados devem ser usados como fonte de informação. Base: 159 Informações extraídas do cadastro x respondentes Voltar

FAIXA ETÁRIA PÓS-GRADUAÇÃO EAD de 15 a 19 anos - de 20 a 24 anos 8% de 25 a 29 anos 23% de 30 a 40 anos 40% acima de 40 anos 28% Base: 1483 SEXO 40% 60% Base: 1483 Informações extraídas do cadastro x respondentes Voltar

Características comuns à todos os grupos: História escolar (processo de formação) é presencial. Não têm vivência anterior na EAD. Opção pela EAD – como regra - não se dá pela afinidade com a modalidade ou interesse pela modalidade, mas por necessidade. Além de outros fatores mais objetivos (preço por exemplo) há sempre uma expectativa de maior flexibilidade na EAD (possibilidade de compatibilizar o estudo com outras atividades de natureza profissional e pessoal). Apesar de já ter informações básicas sobre a modalidade o aluno ingressante chega inseguro, ansioso e com muitas dúvidas (qual é a dinâmica? será que dou conta? como serei avaliado? será que funciona?....)

Barreiras usualmente identificadas na bibliografia Pedagógicas TIC Alunos Corpo Docente

Comunicação e divulgação Processo de inscrição e matrícula Processo de ensino - aprendizagem Acolhimento do aluno Conclusão certificação Preparação do aluno para EAD Captação Comunicação e marketing Inscrição e processo seletivo Atendimento ao aluno (administrativo e suporte técnico) Coordenadores, professores e tutores

Elementos essenciais de uma estratégia de preparação dos alunos para EAD Comunicação objetiva, coerente e consistente desde os primeiros contatos com o candidato Alternativas de capacitação para TIC considerando diferentes perfis de aluno Mapa do percurso do aluno ao longo do curso (etapas, avaliação, tempo dedicado ao estudo, planejamento individual) Potencialização das redes sociais (não planejadas) Tempo para adaptação

Processo de Integração na Graduação EAD 1ª semana para ingressantes Mini curso online sobre como estudar a distância Mini curso online sobre o ecossistema tecnológico EAD na perspectiva do aluno Atividades síncronas com coordenador de curso (PPC, metodologia, formação, mercado..) Conhecimento dos planos de ensino dos componentes curriculares do período Plano individual e estudo Primeiro contato com professores e tutores dos componentes curriculares

BECKER, K.; NEWTON, C.; SAWANG S. A learner perspective on barriers to e-learning. Queensland University of Technology: AL GAMDI, M.A.; SAMARJI A. Perceived barriers toward e-Learning by faculty members at a recently established university in Saudi Arabia; Internacional Journal of Information and Education Technology: ASSAREH, A. BIDOKHT. Barriers to e-teaching and e-learning. Procedia Computec Science: MERCADO, L. P. L. M. Dificuldades na educação a distância online Referências Bibliográficas

OBRIGADO!