RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS PEDAGOGIA º SEMESTRE PROFESSOR: CARLOS EDUARDO RODRIGUES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
Advertisements

  - é o produto final da relação do corpo – espaço e às qualidades do movimento. Onde são trabalhados tanto a individualidade quanto a coletividade.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
A TEORIA DA COMUNICAÇÃO E SEUS AXIOMAS PROF. FERNANDA VAZ HARTMANN.
Psicologia Organizacional Aula 5. Perfil do Colaborador Inovador: propicia uma gama diferente daquilo que já existe, ousadia. Empreendedor: tem que ser.
Ergonomia Nome : Rodrigo Satiro 1 Modulo Automacao.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
O empreendedorismo é um tema que está bem em alta nos últimos anos, e isso se deve, principalmente, ao grande aumento de profissionais que optaram por.
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
Introdução ao Comportamento Organizacional
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
MARKETING HOLÍSTICO Com as novas tecnologias e o acesso à internet facilitado, o consumidor está mudando bastante ao longo dos anos.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
Teoria Lasswell Bruna Nieradka Ferreira Juliana Lopes de Souza
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Administração de serviços 7º período
ATENÇÃO. ATENÇÃO PROFISSIONAIS QUE DÃO UM SHOW!
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
O homem se comunica por meio de técnicas e grafismos
Fundamentos da comunicação.
Metodologia do Trabalho Científico
JUÍZO DE FATO E DE VALOR Marilene Chauí.
Práticas interativas de comunicação
NOVAS TECNOLOGIAS 4.4 COMUNICAÇÃO.
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
Redação: Coesão e coerência
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
Engenharia de Produção 2° semestre de 2010
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática
Comunicação Interpessoal
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Camada de Enlace de dados Controle de Fluxo
A postura profissional é formada por aspectos como 
Para todos amigos. Vocês que são esses AMIGOS tão especiais
O que é? Transtorno de desenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação, relacionamento social, aprendizagem escolar, na percepção dos sentidos.
CALORIMETRIA AULA Nº 4 – 1º/2017 CURSO: Engenharia Civil Semestre: 3º
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
Metodologia Científica
Comportamento do Consumidor
Arranjo Físico Celular
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
A Autossuficiência Humana e a Psicologia
Comunicação Empresarial
Tomo: 2 - Módulo:XIV Roteiro: 3
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
aula 05 Métodos de controle de acesso
O QUE É ESPIRITUALIDADE?
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I
Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)
Curso Básico de Espiritismo
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado,
Para todos amigos. Vocês que são esses AMIGOS tão especiais
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
COMUNICAÇÃO Parte 1.
Livre arbítrio Letícia Thompson.
Objetivo, Definições, Significado
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
Professor: Diones Charles
O que é Pastoral da Comunicação?
Feedbacks.
Disciplina: Comunicação Empresarial
Transcrição da apresentação:

RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS PEDAGOGIA º SEMESTRE PROFESSOR: CARLOS EDUARDO RODRIGUES

Unidade I – Aspectos da personalidade Comunicação interpessoal “O homem é um animal comunicativo. O que chamamos de ‘civilização’ tem sido realizado pelo homem através da comunicação e depende dela para a sua continuação” (McCroskey, Larson e Knapp, 1971, p. 1, minha tradução).

A comunicação é uma característica inerente ao ser humano. Estamos o tempo todo mergulhados em comunicação e dela dependem nossa existência e felicidade. A comunicação interpessoal se refere à troca de mensagens ou informações entre as pessoas. Ou seja, diz respeito à capacidade de dialogar, trocar ideias e conversar, seja através do contato físico direto ou através de dispositivos técnicos criados pelo homem com o fim de transmissão da mensagem ou da informação. São necessárias quatro variáveis para que ocorra a comunicação interpessoal. Estas variáveis são: a fonte ou emissor a mensagem o canal o receptor ou destinatário

O processo de comunicação entre as pessoas é muito difícil, por isso, inúmeros problemas de relacionamento surgem a partir de um mal entendido. Ex: “Não foi isso que eu disse”. “Você não entendeu o que eu falei”. “Você não sabe explicar”. A comunicação é a base para todo tipo de relação interpessoal, mas como cada sujeito vem de uma criação, de uma cultura e, tem a sua singularidade, tem-se também, as diversas formas de entender um comunicado. Nesse sentido, muitos problemas de relacionamento interpessoal passam pelo processo de comunicação, ou de má comunicação. Algumas formas de comunicação A Fala Escrita, desenhos O corpo Códigos Moda Outras formas de comunicação

Ruídos na comunicação É tudo aquilo que pode atrapalhar uma boa comunicação. E eles são muitos. Para entender melhor o que seja ruído na comunicação, damos alguns exemplos: Falta de atenção * Preconceitos Negativismo *Ataques pessoais Falar em demasia * Palavras difíceis Parcialidade *Paciência Equilíbrio e controle *Senso de humor

Os passos para uma boa comunicação Passo 1 Assumir de fato e de direito aquilo que tem de ser comunicado, seja uma simples ordem, uma modificação de rotina de trabalho, a transmissão de alguma norma ou regulamento etc. Passo 2 Prepare-se psicologicamente e didaticamente para ser um comunicador. Se aquilo que vai ser transmitido está lhe incomodando psicologicamente, gerando um estado de emotividade, não o faça naquele momento. Dê um tempo a você mesmo, para que haja a racionalização do conteúdo da mensagem. Somente num estado de equilíbrio emocional é que você terá as necessárias condições para preparar-se didaticamente, planejando os meios que utilizará na comunicação e a forma de abordagem do assunto.

Passo 3 Elimine todos os ruídos que atrapalham a comunicação Passo 4 Obtenha o retorno. Certifique-se de que todos entenderam o que você estava querendo transmitir. Faça perguntas para realmente ter certeza de que entenderam.