ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Pré- Escolar Ensino BásicoEnsino Secundário Ensino Superior Politécnico Universidade 1.º Ciclo 2.º Ciclo 3.º Ciclo E D U C. P R É - E S C O L.
Advertisements

Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. A grupamento de E scolas de S ão G onçalo.
2 COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VILA NOVA DA BARQUINHA.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Plano Estratégico de Ação do PAAEB
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Bacharelado em Educação Física (entra em vigor a partir de )
Escola Básica de Fazendas de Almeirim
DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Proposta de Curso novo APCN 2017
Devido ao aumento do tempo livre
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
Área dos Conhecimentos
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Formador, Contextos e Perfil
AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE AUTONOMIA
Orçamento Participativo Jovem Escolar
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
Provas de Aferição Ano Letivo 2016 / 2017
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
MOSAICO ECOLÓGICO MOSAICO ECOLÓGICO.
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Documentos e Propostas legais
1.
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
FORMAÇÃO DESPORTIVA & DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO FEMININO.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
  A Educação Física e os modelos de docência no 1º Ciclo do Ensino Básico: narrativas, perceções e contextos Juliana Rodrigues | Rui Neves Universidade.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
Orçamento participativo 2017/2018
Perfil dos alunos Gestão curricular e
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Orçamento Participativo das Escolas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
PORTFOLIO CAPA: Nome do Docente Departamento Categoria Para quê?
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Introdução Você quer viajar? Destino: Rio Grande do Sul
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
Proposta de Curso novo APCN 2018
Plano curricular de turma
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Realizar Formação Continuada
Aprender com a biblioteca escolar: apresentação Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Formação Contínua de Professores no Desporto Escolar
Fernanda Lopes Martins
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano

A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE À PRÁTICA DE ATIVIDADES DESPORTIVAS. A EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) COMO ÁREA DO CURRÍCULO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO AO INCIDIR SOBRE O SEU COMPORTAMENTO MOTOR UTILIZANDO ESPECIFICAMENTE A ATIVIDADE MOTORA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO

O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA EDUCATIVO NACIONAL PASSA, NECESSARIAMENTE POR UMA BEM ESTRUTURADA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO DESPORTO ESCOLAR. NO ENTANTO, AO PASSO QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA SE SITUA NO QUADRO DAS ATIVIDADES CURRICULARES, O DESPORTO ESCOLAR CARECE DE TRATAMENTO PRÓPRIO, EM VIRTUDE DE SE TRATAR DE UMA ATIVIDADE DE COMPLEMENTO CURRICULAR. O ACESSO À EDUCAÇÃO, AO BEM-ESTAR FÍSICO E À SAÚDE, ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA DESPORTIVA ORIENTADA, É UM DIREITO QUE ASSISTE A TODOS OS PORTUGUESES, COM ESPECIAL INCIDÊNCIA NOS JOVENS EM IDADE ESCOLAR. SIMULTANEAMENTE, O DESPORTO ESCOLAR DEVE PROMOVER A SAÚDE E A CONDIÇÃO FÍSICA, BEM COMO A EDUCAÇÃO MORAL, INTELECTUAL E SOCIAL DA JUVENTUDE PORTUGUESA, NO RESPEITO ABSOLUTO PELO DIREITO À INDIVIDUALIDADE E À DIFERENÇA, PARTINDO DO PRINCÍPIO DE QUE A ATIVIDADE DESPORTIVA DO JOVEM DEVE SERVIR EXCLUSIVAMENTE A SUA EDUCAÇÃO, SEM PARCIALISMO E EM VERDADEIRO ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO. EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO REGIME JURÍDICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO DESPORTO ESCOLAR DECRETO-LEI N.º95/91 DE 26 DE FEVEREIRO

EDUCAÇÃO FÍSICA Educação Física Atividade curricular eclética (os diferentes tipos de atividade física - desportos coletivos, ginástica, atletismo, danças, exploração da natureza, natação, etc.); atividade curricular inclusiva (adaptada às necessidades do aluno), visando o desenvolvimento multilateral do aluno (promover saúde, no presente e no futuro, desenvolver a aptidão física e a cultura motora, as competências sociais e a compreensão dos processos de exercitação, refletir criticamente o fenómeno desportivo). Educação Física (organização) Tem um Programa Nacional por objetivos (em termos de competências genéricas/áreas/ciclo e também específicas/matérias/ano), que estabelece um plano curricular do 1.º ao 12.º ano, de aplicação flexível e orientada para a realização dos objetivos do Ciclo que são gerais, para todas as escolas. A carga horária semanal de Educação Física depende da tomada de decisão de cada escola, no que se refere à atribuição do número de minutos, destinada à disciplina. (ex: no ensino básico min. = “3 tempos” ou 100min. = “2 tempos”; no ensino secundário min. = “4 tempos” ou 150min. = “3 tempos” ou 100 min. = 2 tempos);

DESPORTO ESCOLAR Desporto Escolar Atividade de complemento curricular específica (em determinada modalidade desportiva), facultativa e vocacional (segundo as aptidões pessoais do aluno, as condições e regras da participação específicas da modalidade e o nível de prática), visando a aptidão atlética e a cultura desportiva no domínio da modalidade desportiva escolhida. Desporto Escolar (organização) Atividades de treino semanais, para os alunos inscritos (segundo as regras e os critérios de organização e de participação específicos da modalidade), na unidade "grupo-equipa". Atividades de convívio/competição interna e inter-escolas, cobrindo as diversas áreas (tipos de atividade) consideradas no programa de Educação Física, em todas as escolas ou agrupamentos de escolas, incluindo atividades pontuais, com deslocação para fora da escola, em modalidades de exploração da natureza (orientação, canoagem, escalada, ciclismo ou BTT, surf, etc.) e/ou em convívios de demonstração ou competição.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS: Educação Física: -É uma atividade obrigatória; -Carga de intensidade ajustada à média do grupo-turma; -Deve abranger o maior número de praticantes; -É avaliada tendo em conta o alcance dos seus conteúdos nos 3 domínios (atividades físicas, aptidão física e conhecimentos)

PRINCIPAIS DIFERENÇAS (CONT.) : Desporto Escolar: -É uma atividade realizada de acordo com a vontade de quem a pratica; -Carga de intensidade ajustada aos melhores do grupo; -É avaliado tendo em conta os resultados obtidos.