Diabetes Gestacional Enfermagem – AM FACULDADE DOM PEDRO II.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa Sheyla Fernandes
Advertisements

Núcleo Perinatal HUPE - UERJ
Diabete Gestacional DMG
Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Centro de Epidemiologia - CEPI VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E.
CONCEITOS E OBJETIVOS DA EPIDEMIOLOGIA
Sistema Urinário. Equipe: Fabiana Caroline Glenda Ruiz Lucicléia Andrade Wendy Brasil Turma: FIN05S1.
Introdução à Citopatologia UNIP – Assis Profa. Dra. Renata Bittencourt.
PARTO NORMAL VS. CESARIANA Juliane Berenguer de Souza Peixoto.
DIABETES MELLITUS – TIPO II Jailda Vasconcelos Juan Borges Poliana Zanoni Shamara Taylor.
FISIOLOGIA DO PÂNCREAS Insulina Função da Insulina no Corpo A insulina exerce efeitos sobre o metabolismo da maior parte dos tipos diferentes de.
O que são doenças não transmissíveis?
SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas.
Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Dra Carolina Alves Cabizuca Hospital Federal dos Servidores do Estado Serviço de Endocrinologia DIABETES E GESTAÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
TENHO HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES.
Orientadora: Renata Lima Silva
05/12/2017.
Holean Francisco Rodrigues Costa
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Especializando: Dr. Edito Andrés Rodriguez Segura
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora: Daniela Nunes
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Orientando: Marcos Rodrigues Orientadora: Suele Manjourany Silva Duro
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Artesanato Nossa Senhora Aparecida
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DA GESTANTE
CLAMÍDIA A doença “silenciosa”
Caso Clínico – Adolescente
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA -
Caso Clínico – Pré-escolar
Classificação da Gravidez: Normal/Risco/Alto Risco
Doença Sexualmente Transmissível Aluna: Karina dos Santos TST - 25
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EQUILÍBRIO DO PESO
Orientadora: Danieli B. da Silva
FEPECS Mariangela Sampaio Hospital Regional da Asa Sul
A Medicina e a Condição Feminina
História Natural da Doença
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Dra Nazah C M Youssef Mestre em Medicina Interna - UFPr
O que você deve saber sobre : ALONGAMENTO MUSCULAR. Educação Física
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Ruptura Prematura de Membranas Ovulares: Cuidados e Tratamentos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Diabetes Mellitus Juliana Della Rovere Seabra Enfermeira - STS
Os Oito Objetivos do Milênio
Vigilância de óbitos de MIF e Maternos
Saúde da mulher • Profa Carla Marins
I ENCONTRO CAMPINENSE DE CONSENSO EM DIABETES E GRAVIDEZ
Transcrição da apresentação:

Diabetes Gestacional Enfermagem – AM FACULDADE DOM PEDRO II

Discentes  Albênia Cardoso;  Daniela Agostinho;  Cacilda Síqueira;  Jaqueline Tibúrcio; Docente  Dera Bastos. Enfermagem AM FACULDADE DOM PEDRO II

Fisiologia Glicose no organismo

Fisiopatologia do Diabetes Gestacional O diabetes gestacional acontece em grávidas porque a placenta produz hormônios (lactogênico placentário),a que aumentam a glicemia e exigem uma maior produção de insulina pelo pâncreas. Quando o problema não é tratado, pode haver descompensação e a insulina não combater o açúcar de maneira adequada, o que pode desencadear o diabetes.

Diferenciando o Diabetes... DIABETE GESTACIONAL Intolerância aos carboidratos de variável gravidade com início ou primeiro reconhecimento durante a gravidez.

Diabetes Gestacional ou DMG É qualquer grau de intolerância à glicose que se inicia ou é diagnosticado pela primeira vez durante a gestação. Considerada problema de saúde pública, a doença afeta de 4% a 8% das mulheres grávidas, em geral durante o segundo trimestre da gestação; É mais comum na população negra, latina e nas mulheres asiáticas do que em caucasianas (brancas); No Brasil, estima-se que cerca de 90 mil grávidas desenvolvem a doença; Aumenta risco de aborto e de parto prematuro; Associada à pré - eclâmpsia constituí um fator de risco de mortalidade materno-infantil;

Fatores de risco para a DG São semelhantes as do diabetes tipo 2, incluindo ainda: Idade > 25 anos; Obesidade ou ganho excessivo de peso na gravidez atual; Deposição central de gordura corporal; História familiar de diabetes em parentes de 1º grau; Pertencente agrupo étnico/racial; Baixa estatura; Crescimento fetal excessivo, polidrâmnio, hipertensão ou pré- eclâmpsia na gravidez atual; Antecedentes obstétricos de morte fetal ou neonatal, macrossomia ou diabetes gestacional;

Manifestações Clínicas 0 Diabetes Gestacional pode estar presente mesmo sem que a mulher apresente quaisquer desses sintomas Diabetes Gestacional | Clique Saúde Diabetes Gestacional | Clique Saúde O Diabetes Gestacional pode estar presente mesmo sem que a mulher apresente quaisquer desses sintomas

As Gestantes com Rastreamento Positivo, devem ser acompanhada no Pré-Natal de Auto Risco. Diagnóstico

Diagnóstico EXAMES COMPLEMENTARES Hemoglobina Glicada; Glicemia Capilar; Colesterol Total(HDL); Triglicérides; Creatinina; Sumário de Urina; ECG Clearance de Creatinina; Potássio; Proteinúria de 24 horas; Microalbuminúria; Ecografia Gestacional de acordo com o protocolo do MS.

Tratamento Controle dietético com mais ou menos kcal/kg /dia, ingestão de carboidratos a 40% do total de calorias; A partir do 2º trimestre acrescenta-se 300 kcal/dia; Os adoçantes artificiais podem ser usados com cautela; insulina de ação lenta que deve ser iniciada com doses em torno de 0,3- 0,5 U/kg/dia, de preferência em mais de uma dose diária Os antidiabéticos orais são contra indicados;

Tratamento A atividade física é uma conduta que pode fazer parte do tratamento do diabetes gestacional,devendo serem incentivadas as caminhadas regulares. Exercícios de alto impacto devem ser evitados. A conduta obstétrica deve seguir o protocolo de uma gestação de alto risco. A via de parto é uma decisão obstétrica porém deve-se levar em conta o risco de macrossomia, que após a 38ª semana é maior.

Complicações Para a MÃE A gestante portadora de DG não tratada tem maior risco de rupturas prematura de membranas uterinas. Parto pré-termo. Feto com apresentação pélvica; Feto macrossômico; Hipertensão; Risco elevado de pré-eclâmpsia; Maior necessidade para realização de cesareana; Maiores probabilidades de no futuro desenvolverem diabetes melitus tipo II, principalmente as obesas;

Complicações Macrossomia fetal; Hipoglicemia; Hipocalcemia; Policitemia; Icterícia prolongada;  Poderão desenvolver obesidade e diabetes.  Polidrâmnio;  Oligoidrâmnio; Para o Feto

Assistência de Enfermagem Encaminhar -la ao pré natal de alto risco; Acolher a mulher respeitando sua condição emocional em relação a atual gestação; Esclarecer dúvidas, medos,angústias ou curiosidades em relação a este novo momento em sua vida; Identificação dos riscos; Confirmação de diagnósticos; Orientar a alimentação adequada para DM; Adesão ao pré natal e educação em saúde estimulando o auto cuidado; Orientação a prescrição e administração medicamentosa; Orientação a família no auto cuidado com a gestante; Estimular atividade física de baixo impacto;

Referência BRUNER E SUDDARTH,Tratado de enfermagem Médico Cirúrgica.11ªedição.Ed.Guanabara. ZIEGUEL,Erna E; Cranley,Meccas.Enfermagem Obstétrica.Ed.Guanabara, 8ªedição REZENDE,J; Montenegro,C.B. Obstetrícia Fundamental, Ed.Guanabara Koogan,1995.