Síntese histórica do planejamento Estratégico de Órgãos de Controle no Mundo Sites consultados: USA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Experiências Internacionais em Avaliação: Experiências Internacionais.
Advertisements

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Experiências Internacionais em Avaliação: Experiências Internacionais.
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
Gestão das Recomendações do Controle Interno Estadual do RS
Auditoria externa e boa governação financeira O papel e os mandatos das Instituições Supremas de Controlo, na qualidade de auditores externos dos Governos.
CONTRATO DE GESTÃO Inácio Henrique Carvalho Auditor Governamental.
Controle Interno e Gestão Pública Contemporânea Renato Santos Chaves Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL IEGM. CONTEXTO HISTÓRICO Situação econômica Conscientização da população Impactos sociais Administração gerencial.
Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
Avanços obtidos na implantação do Channel Maria Amélia Holanda Cavalcante Assessoria de Planejamento e Gestão Novembro/2012.
Secretaria de Administração GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS: Caminho para uma Administração verdadeiramente pública.
MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing.
Exemplos internacionais de Carta de Serviços ao Cidadão OUVIDORIA-GERAL CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL.
Estrutura do SGSO no SISCEAB A presentar a Estrutura do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB. Objetivo.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
Gestão em Saúde – Introdução à Gestão
Serviço de Gestão de Contratos GESCON
Histórico das ações do TCE-MT
Soluções inovadoras em governança de TI e de Central de Serviços compartilhados Falar brevemente sobre a empresa Logic IT.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas
Economia e Gestão da Saúde
RE -CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA..
O Observatório da Despesa Pública é uma unidade de produção de informações estratégicas e monitoramento dos gastos públicos Identificar riscos de fraude,
Minha terra encanta o mundo inteiro
Especialização em Contabilidade Pública e Orçamento Público
ASSESSORAMENTO ATENDIMENTO EDUCACÃO
Controladoria Financeira
CONTABILIDADE GERENCIAL
Avaliação de desempenho: geral
Economia e Gestão da Saúde
Ministério da Cultura.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Última Sessão Plenária do TCU (quarta-feira, 27/9)
FÓRUM INDEPENDENTE E PERMANENTE DE DISCUSSÃO DE TEMAS QUE CONTRIBUAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONTABILIDADE E DA GESTÃO PÚBLICAS.
Sistema de Gestão Econômica:
Elaboração de Projetos
Cursos Administração e Engenharia de Produção Metodologia Científica Natália Robson Silvelino Ednardo Edson Eliene Michelle A importância do Controle Interno.
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Disciplina: Gestão de Recursos na Segurança Pública
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento em sistemas
Evolução e posição de OS&M
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
Execução e Controle
Framework da Análise de Prestação de Contas do Governo ESTADO DO TOCANTINS.
Seminário promovido pela UNIDASPREV e suas associadas em
Princípios de Eficiência na Gestão do RPPS - Pró-Gestão
O QUE É... RECURSOS HUMANOS.
CONHECIMENTOS COMPLEMETARES Aula 09/10
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Lei Complementar nº 101 de 19/10/2000
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Sistema de Controle Interno na Unesp
DISCIPLINA: Gestão Ambiental DEFINIÇÃO DE GESTÃO E GERENCIAMENTO.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Economia e Gestão da Saúde
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO
REFERENCIAL ESTRATÉGICO
PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL MUNICIPAL
Prof. Milton Mendes Botelho
Seminário Internacional – OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho
Transferências da União
Pro-Gestão: Sustentabilidade Fiscal e Eficiência do Gasto
Clóvis Luís Padoveze Bauru - 27/04/ A Importância da Contabilidade nas Organizações 2. O Sistema Empresa e o Processo de Gestão 3. A Contabilidade.
Transcrição da apresentação:

Síntese histórica do planejamento Estratégico de Órgãos de Controle no Mundo Sites consultados: USA Accounting Budget Act (USA) - Criação do GAO Audit - Legalidade e adequação dos gastos ´s Primeiros marcos da auditoria governamental, após a Revolução Industrial. 1990´s Após a II Guerra Mundial, surge a necessidade de saber como os programas de governo atingem suas metas - Eficiência. Essa necessidade fortaleceu as auditorias financeiras e operacionais. 1940´s - USA Fortalecimento das auditorias financeiras EUA Publicação do “Yellow book”com os padrões de auditoria governamental 1950´s - Canadá “Non productive payments” – Relatórios com as transações que apesar de cumprirem a legalidade, não traziam benefícios para o povo Canadense 1950´s - EUA Compreensive Auditing Treinamento intenso dos auditores para detecção de causas e efeitos de deficiências dos programas americanos 1950´s1970´s Canadá Publicação do “Standards for Internal Financial Audit” + “Treasury Board Circular” Consolidou as práticas de auditoria operacional e avaliação de programas de governo 1960´s - UK Nos anos 60 começaram as discussões sobre o conceito “Value for Money”. Os escopos das auditorias governamentais precisavam ser modernizados para refletir as mudanças significativas do papel do governo no século UK “National Audit Act” trouxe o conceito “Value for Money”, onde cabia reportar a economia, eficiência e efetividade com a qual os órgãos governamentais usavam o dinheiro público. 1980´s 1990´s - EUA Reforço nas auditorias financeiras, focando em problemas orçamentários no aumento do déficit –Canadá “Review Policy” – Traz o conceito de gestão de risco no planejamento de auditorias A maior presença do Estado no campo econômico e a ampliação dos serviços públicos oferecidos à população levaram as Entidades Fiscalizadoras Superiores a buscar formas de controle que ultrapassassem a mera verificação dos aspectos formais dos atos administrativos, permitindo a incorporação de técnicas de controle gerencial, abrangendo questões acerca da eficiência, da eficácia e da efetividade das ações governamentais. 2000´s UK Audit Departments Act (UK) – Aperfeiçoamento da auditoria interna – conferência dos gastos públicos com o planejado no Parlamento 1960´s Canada Fortalecimento das auditorias internas EUA Revisão do “Yellow” Book”, com padrões e normativos para auditorias financeiras e de desempenho.

GAO (EUA) Government Accountability Office Missão: O GAO existe para apoiar o Congresso, no cumprimento das suas responsabilidades constitucionais, e ajudar a melhorar o desempenho e a garantir a prestação de contas do governo federal para o benefício do povo Americano.

NAO (Reino Unido) National Audit Office Visão: Ajudar a nação a gastar com sabedoria Nossa perspectiva de auditoria pública auxilia o Parlamento e apoia o governo na missão de assegurar e melhorar os serviços públicos. Objetivos: melhorar o serviço público; aumentar a influência do NAO; desenvolver e aplicar o nosso conhecimento; e proporcionar alto desempenho da administração pública.

OAG (Nova Zelândia) Office of the Auditor General Visão: Melhorar a atuação do setor público e a confiança do cidadão nos serviços oferecidos.