A COORDENAÇÃO É a capacidade para resolver rápida e adequadamente as tarefas motoras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Advertisements

Aula 4 19/mar/2012 Texto de referência – Bastos e col, 2004.
Contexto histórico - “A modernidade”
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME - Um ponto material estará em MCU quando sua trajetória for uma circunferência e sua velocidade constante com o decorrer do.
Gestão de Pessoas - Nadja Guitton Comportamento organizacional/psicologia aplicada à Administração Gestão Por COMPETÊNCIA Como entender competência? INTEGRAÇÃO.
Capacidades e Habilidades Motoras Qualidades Físicas Carlos Alberto da Silva Centro Universitário de Brusque - Unifebe Curso de Educação Física FUNDAMENTOS.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Classificação dos Métodos de Ensino:
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ATLETISMO O ENSINO DAS HABILIDADES.
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PROFESSSOR: André Luiz de Oliveira Braz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Capacidades e Habilidades Motoras Carlos Alberto da Silva Centro Universitário de Brusque - Unifebe Curso de Educação Física FUNDAMENTOS DOS ESPORTES.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
DESEMPENHO ESPORTIVOS E AS QUALIDADES FÍSICAS
Criatividade e Inteligência Competitiva
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana.
Estudando Para o ENEM de forma invertida
Análise de Estruturas.
Análise de Estruturas.
Tele-Média-arte A Telepresença Multimodal no Suporte do Ensino e Treino Artístico a Distância Online Inclusivo Financiamento:
Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
Mecânica Geral I Introdução Edmundo Sahd Neto.
Locomoção: andar e correr
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Introdução OO.
cinemática Podcast AR VÁCUO Conceitos básicos
Área dos Conhecimentos
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Planejamento.
Arquitetura e organização de computadores
CEREBELO Estrutura e função. SANTOS, D. K. N..
Controle motor: Cerebelo
CINEMETRIA.
Professor Norival Carvalho Cunha
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
PREPARO PARA O ENEM Nome: Carlos Gabriel L. Correia Série: 2° VO1
Professor Norival Carvalho Cunha
JOGOS EDUCATIVOS Nós educadores precisamos estar atentos para descobrirmos as competências dos alunos, conforme diz Gardner (1985) o indivíduo possui múltiplas.
Disgrafia.
TEORIA DO CIRCUITO ABERTO OU TEORIA DOS ESQUEMAS DE SCHMIDT (1975)
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2017) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Protocolo de observação
O QUE É O PEDAGOGO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
Dinâmica e Estática da Partícula
1. ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO 1.1. A Administração e a Organização 1.2. Organização – Características da Organização 21/09/2018
Destaques do texto sobre entrevista social
Servo-sistema para perturbação controlada do equilíbrio postural
FATORES QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR
Gestão da Logística de Distribuição
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
EPIGENÉTICA.
SERES VIVOS.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Atividades Lúdicas voltadas a capacidades físicas. PRATICA
ENFERMAGEM: TEORIA, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PROCESSO.
Análise de Jogos Educativos Online. Jogos educativos além da parte lúdica facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução.
Profª Jusciane da Costa e Silva
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Somos seres Bio Psico Sociais
SENTIDO DO EQUILIBRIO 1 2 Museu-Escola do IB
Transcrição da apresentação:

A COORDENAÇÃO É a capacidade para resolver rápida e adequadamente as tarefas motoras.

A COORDENAÇÃO Consiste na ação conjunta e coordenada dos diferentes movimentos parciais, é o que se entende estritamente como coordenação motora. A coordenação motora debe ser compreendida como um aspecto da regulação da conduta. A coordenação é a harmonização de todos os processos parciais do ato motor tendo em vista o objetivo que ser alcançado através do movimento.

A COORDENAÇÃO Coordenar significa literalmente “ordenar” Ordenar o que?? Todos os parâmetros do movimento no processo de interação entre a pessoa e a situação ambiental.

A COORDENAÇÃO As capacidades coordenação motora Capacidade de acoplamento e combinação Capacidade de diferenciação Capacidade de equilíbrio Capacidade de orientação Capacidade de ritmo Capacidade de reação Capacidade de transformação

Capacidade de acoplamento e combinação Capacidade que permite coordenar de forma apropiada os movimentos parciais do corpo entre sí, e / ou unir habilidades motrizes e automatizadas. É um requisito fundamental para todas as ações motoras, sendo predominante em tarefas de grande dificuldade, como as presentes nos desportos de movimentos técnico combinados. A grande variabilidade dos movimentos das extremidades alcançada desde movimientos simples, elementares, e inclusive movimientos difíceis e complexos que requerem a aprendizagem especifica.

Capacidade de diferenciação Capacidade para lograr uma coordinação muito fina de fases motoras e movimentos parciais individuais, que exige uma grande exatidão e economia do movimento total. Por isso, esta capacidade permite controlar de forma fina e diferenciada os parâmetros espaciais, temporais e dinâmicos do movimento.

Capacidade de equilíbrio Capacidade que permite manter e recuperar todo o corpo em estado de equilíbrio. Nesta capacidade o aparato vestibular, a informação cinestésica e o nível de força muscular são fundamentais

Capacidade de orientação Capacidade que permite modificar a posição corporal e o movimento do corpo no espaço e no tempo, com referencia a um espaço de ação definido e/ou a um objeto em movimento. Nela se distinguem duas formas fundamentais: Orientação do corpo em movimento em relação a pontos fixos ou móveis. -Orientação em relação a objetos em movimento, estando o sujeito parado.

Capacidade de ritmo Capacidade de registrar e reproduzir motrízmente um ritmo dado exteriormente e a capacidade de realizar um movimento própio em um ritmo “interiorior”, o ritmo de um movimento existente na própia imaginação.

Capacidade de reação Capacidade de induzir e executar rapidamente ações motoras breves, adequadas em resposta a um sinal, onde o importante consiste em reagir em um momento oportuno e com a velocidade adequada de acordo com a tarefa establecida. Os sinais podem ser transmitidos pelas vias auditivas, oticas, táteis ou cinestésicas.

Capacidade de transformação Capacidade de adaptar e transformar o programa de ação como base para as mudanças em situações imprevistas.

A COORDENAÇÃO AS CAPCIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA Cap. de acoplamento e combinação Capacidade de diferenciação Capacidade de equilíbrio Capacidade de orientação Capacidade de ritmo Capacidade de reação Capacidade de transformação Capacidade de aprendizagem motora Capacidade de Direção e controle Capacidade de adaptação

A COORDENAÇÃO Tipos de coordenação Coordinação Dinâmica Geral Coordinação Dinâmica Específica Coordenação óculo-manual Coordeinação óculo-pedal