Diagnóstico e Tratamento da PHDA. Diagnóstico da PHDA.

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Diagnóstico e Tratamento da PHDA

Diagnóstico da PHDA

Diagnóstico Professores Criança Fontes de Informação para o Diagnóstico Pais

Grupos de Sintomas Impulsividade Fala ininterruptamente † Responde rapidamente Não consegue esperar a sua vez Interrompe os outros Intromete-se nos assuntos dos colegas DSM-IV – Diagnostic and Statistical Manual, 4 th Edition (American Psychiatric Association, 1994). ICD-10 – International Classification of Diseases, 10 th Edition (World Health Organisation, 1993). Hiperactividade Tiques Levanta-se na sala de aula Corre/sobe nos móveis de forma excessiva Não consegue brincar/trabalhar calmamente Sempre “pronto” Fala ininterruptamente* Desatenção Não participa Não consegue terminar as tarefas Não se consegue organizar Evita tarefas que exijam um esforço contínuo Perde as coisas, é ‘esquecido(a)’ Distrai-se com facilidade *‘Falar ininterruptamente” é um dos critérios DSM-IV para a hiperactividade, mas não é um dos critérios ICD-10 † ‘Falar ininterruptamente’ é um dos critérios ICD-10 para a impulsividade, mas não é um dos critérios DSM-IV

Critérios de Diagnóstico DSM-IV para a PHDA A lista dos sintomas deve ter estado presente durante os últimos 6 meses Devem existir seis (ou mais) sintomas de desatenção E/OU hiperactividade–impulsividade Alguns dos sintomas devem ter estado presentes antes dos 7 anos de idade Alguma incapacidade resultante dos sintomas deve estar presente em dois ou mais ambientes (p.ex., na escola e em casa) Incapacidade significativa: social, académica ou profissional Exclusão de outras doenças mentais

Subtipos da PHDA Identificados no DSM-IV Predominantemente desatento Predominantemente hiperactivo-impulsivo Mista/combinada Em remissão parcial Inespecifico (NOS)

Critérios de Diagnóstico ICD-10 para a Perturbação Hipercinética Utilizados no diagnóstico da perturbação hipercinética (HKD), uma forma mais grave de PHDA Os sintomas devem ter estado presentes durante, no mínimo, 6 meses No mínimo: seis sintomas de desatenção E três sintomas de hiperactividade E um sintoma de impulsividade Início dos sintomas nunca depois dos 7 anos de idade A incapacidade resultante dos sintomas deve estar presente em dois ou mais ambientes (p.ex., escola e casa) Incapacidade significativa : social, académica ou profissional

Diferenças entre os Critérios de Diagnóstico ICD-10 (HKD) e DSM-IV ( PHDA ) DSM-IV (PHDA) Presença de sintomas num único domínio (desatenção, hiperactividade, impulsividade) Permite a presença de co-morbilidades Nenhuma cláusula especial para as perturbações comportamentais ICD-10 (HKD) Presença de sintomas em todos os domínios (desatenção, hiperactividade, impulsividade) A presença de ansiedade e de perturbações do humor são critérios de exclusão Cláusula especial para as perturbações comportamentais

Instrumentos Importantes para a Avaliação da PHDA Escala de Avaliação Parental de Conners – avalia e monitoriza a resposta ao tratamento IOWA Conners – avalia as dimensões comportamentais associadas com a PHDA Escalas SKAMP – avaliam as manifestações da PHDA na sala de aula Escala SNAP-IV– derivada das descrições do DSM-IV Continuous Performance Test (CPT) – teste que avalia o grau de atenção das crianças com PHDA C-DISC – esquema de entrevistas de diagnóstico, assistidas por computador, destinadas a serem utilizadas em crianças

Escala de Avaliação Parental de Conners (CPRS) Instrumento clínico e de pesquisa, bastante utilizado na avaliação e monitorização da resposta ao tratamento Instrumento frequentemente utilizado para diagnóstico e monitorização Revista em 1998 (CPRS-R), para reflectir os novos conhecimentos e desenvolvimentos no campo Sete categorias psicométricas : problemas cognitivos atitude desafiadora hiperactividade – impulsividade ansiedade – timidez perfeccionismo problemas sociais problemas psicossomáticos

Uma escala de 10 itens derivada da Escala de Avaliação de Conners do Professor Escala de Avaliação IOWA Conners Sub-escala da Desatenção/ /Hiperactividade (I/O) 1) Tiques 2) Murmura e faz outros rúidos estranhos 3) Excitável, impulsivo(a) 4) Desatento(a), distrai-se com facilidade 5) Não consegue terminar as tarefas que inicia (reduzida capacidade de concentração/atenção?) Sub-escala da Atitude Desafiadora (O/D) 6) Provocador(a) 7) “Faz-se de esperto(a)” 8) Explosões de raiva (comportamento explosivo e imprevisível) 9) Desafiador(a) 10) Não cooperante

Wigal et al, Psychopharmacol Bull 1998; 34:47-53 Swanson et al, 1995 Avaliações SKAMP A Escala Swanson, Kotkin, Atkins, M-Flynn, e Pelham (1992) foi desenvolvida para avaliar os problemas associados com a PHDA, com maior especificidade em: diminuição da atenção  diminuição da produtividade académica má postura  problemas na sala de aula Estabeleceu a fiabilidade do teste–reteste e a sensibilidade ao fármaco com elevadas correlações com os índices Conners e IOWA I/O

Escala de Avaliação SKAMP Atenção 1. Iniciar as tarefas atribuídas para os períodos de aulas 2. Cumprir as tarefas ou as actividades durante o tempo atribuído 3. Completar os trabalhos determinados 4. Executar os trabalhos correctamente 5. Ser cuidadoso(a) e limpo(a) ao escrever ou desenhar B1. Dificuldades em colaborar numa actividade ou debate da turma B2. Dificuldade em terminar ou em fazer a transição para o próximo período/ano Postura 6.Interagir com os outros: crianças (ex. outros alunos), adultos (ex. professor ou auxiliares) 7.Permanecer quieto(a) e de acordo com as regras da sala de aulas 8.Permanecer sentado(a) e de acordo com as regras da sala de aulas 9.Obedecer às ordens ou orientações dos professores 10. Seguir as regras estabelecidas pela escola Cada item é pontuado separadamente. Os itens que se seguem estão relacionados com a atenção: 1, 2, 3, 4, 5, B1, e B2. Os restantes itens estão relacionados com a postura (i.e. 6, 7, 8, 9, e 10). As pontuações médias para a atenção e postura são determinadas através das pontuações individuais para os itens relevantes.

Escala de Avaliação SNAP-IV Escala Swanson, Nolan and Pelham, versão IV (SNAP-IV) Com origem nas descrições dos sintomas mencionados nos critérios DSM-IV 18 itens que se relacionam com a PHDA 8 itens relativos à atitude desafiadora Os itens são pontuados seguindo a mesma escala de quatro pontos que segue a Escala de Avaliação IOWA Conners

Escala de Avaliação C-DISC Esquema de Entrevistas de Diagnóstico, assistido por Computador, para ser utilizado em crianças A versão do DISC, assistida por computador, permite entrevistas de diagnóstico estruturadas, confirma os critérios DSM-IV para os sintomas da PHDA, e faz uma revisão dos sintomas de co- morbilidade