Profª: Letícia Lazarini de Abreu Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O nascimento da clínica e do paradigma psiquiátrico
Advertisements

Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
HISTORIA DA ENFERMAGEM
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Cremesp
Breve histórico da luta antimanicomial no brasil
Universidade Federal do Vale do São Francisco Secretaria de Saúde de Juazeiro/BA PET- Ministério da Saúde Constituição do paradigma psiquiátrico clássico.
Protagonismo e Participação dos Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Madeira Mamoré II na Política de Saúde Mental. Orientadora: Me. Arthelúcia M.
A História da Loucura – na história da humanidade
Disciplina : Psicopatologia Professora: Luciana Monteiro
Acompanhamento Terapêutico Maria do Rosário Dias Varella.
Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
A dicotomia entre saúde e saúde mental
Movimento Psicanalítico ALUNAS: Lívia Maria Maria Enilce Nora Neide Regina Vasser Sueli Tomaz.
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE.  Algo que provoca um desarranjo, uma desordem na área psíquica do indivíduo, são distúrbios relacionados a uma resposta.
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
Psiquiatria Conceito Relações c/ outras ciências Nosologia Psiquátrica
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA E O DIREITO Psicologia = História do Pensamento Humano.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
Prof. (a) Vivianne Montezuma EEEP Joaquim Albano.
AULA 01 – Apresentação da Disciplina Curso: Engenharia Civil Disciplina: Materiais de Construção Civil I Prof. Jefferson Heráclito.
EVOLUÇÃO DA PSIQUIATRIA PRIMEIRA ETAPA. ÉPOCAS REMOTAS Influências malignas: não havia diferença entre a doença física e mental. Seres possuídos por demônios.
Alunos :.  Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH  Estrutura da CCIH  Membros consultores - equipe multidisciplinar representada pelos serviços.
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PLANO DE SAÚDE ACESSÍVEL FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPITAIS - FBH
Teóricos do Absolutismo e Mercantilismo
Suicídio no Brasil: Estratégias de Prevenção e Intervenções
Patologia Prof. Diógenes Lopes.
História Natural da Doença
Kit de ferramentas de Advocacy
Crianças Hospitalizadas
O projeto interdisciplinar da Ciência da Informação
Santo Agostinho.
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Universidade de São Paulo
REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Michel Foucault (1926 – 1984). Verdade e Poder.
ENVELHECIMENTO MITOS E ESTEREÓTIPOS
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Sistema Único de Saúde SUS
Atenção Obstétrica e Pediátrica Região de Saúde de Ilhéus
Grupo de Redução de Danos
HABILITAÇÃO DE CENTRO DE TRAUMA
Infância hoje Profª. Drª. Cristiana Carneiro (FE/UFRJ)
Historia da química.
INCIDÊNCIAEPREVALÊNCIA. POPULAÇÃO DE RISCO Medidas de ocorrência de doenças – estimativa correta do número de pessoas em consideração – apenas pessoas.
A psicopatologia do trabalho. Origens e desenvolvimentos recentes na França ( Grupo 1 )  A discussão sobre SM&T iniciou-se na França após a II Guerra.
O Ser Humano Multidimensional. Aura, Chacras e Corpos Sutis. .
Método psicanalítico.
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 30 ANOS universalidade e sustentabiliade
Psicologia no Contexto Social: Institucional
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
SIASS Síntese e Procedimentos
História Natural da Doença
Santo Agostinho 06/12/2018.
Inclusão social pela Educação
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
 Com o reconhecimento da Psicologia como ciência (1879), a psicoterapia foi reconhecida como método que possibilita conhecer em profundidade o funcionamento.
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
Abraham Maslow. A famosa hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser.
  Psiquiatria: é o ramo da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam elas.
Apresentação da Disciplina SAÚDE EM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL.
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Educação Especial Curso: Pedagogia UAB – UFC aulas 1 e 2 20 e 21 de março de 2019 Professor Marney Eduardo Ferreira Cruz.
Transcrição da apresentação:

Profª: Letícia Lazarini de Abreu Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

Bibliografia  Disponível na Biblioteca da UCB - KAPLAN. H.I.& SADOCK. B.J. Compêndio de Psiquiatria.3 ed. Porto Alegre, Leituras complementares- Oferecidas pela docente ao longo do período.

Distúrbios Mentais - Histórico Gregos e Romanos Tolerância e Compreensão Cristianismo Idade Média ate a Idade Moderna -Cismas Teóricos: *Sem alma *Feitiços (demônios) * Dom (privilégio ) Século XVIII Indignação pelo modelo de tratamento Francês Philippe Pinel (Pai da Psiquiatria) Algemas

Bethlem Royal Hospital  O Bethlem Royal Hospital foi o primeiro hospital psiquiátrico, fundado em 1247 el Londres. Era famoso pela forma desumana como tratava os doentes e permitia que visitantes "pagantes" assistissem a "espetáculos" protagonizados pelos internos, como um verdadeiro circo de horrores.

Asilos Pinel Manicômios O tratamento no manicômio: -Deveria ser de reeducação do alienado; -Em respeito às normas; -Com desencorajamento das condutas inconvenientes. “A função disciplinadora do manicômio e do médico deve ser exercida como um perfeito equilíbrio entre firmeza e gentileza. Mais ainda, a permanência demorada do médico em contato com os doentes melhora seu conhecimento sobre os sintomas e sobre a evolução da loucura”, afirmava Pinel. SÉCULO XIX

Tratamento humanizado Philippe Pinel = Primeiro a utilizar métodos humanizados no tratamento dos doentes, enquanto foi superintendente do asilo Bisêtre em Paris. Jean Baptiste Pussin, Enfermeiro, foi o primeiro a questionar a ausência de humanidade na atenção ao portador de sofrimento psíquico, removendo as amarras dos internos.

Início do século XIX releitura distorcida do tratamento moral de Pinel Utilização de medidas físicas e higiênicas como duchas, banhos frios, chicotadas, máquinas giratórias e sangrias. Doença moral passou também a ter uma concepção orgânica, de acordo com o pensamento de vários discípulos de Pinel. As técnicas de tratamento usadas pelos que defendiam as teorias organicistas eram as mesmas empregadas pelos adeptos do tratamento moral, todas com explicações e justificativas fisiológicas para sua utilização. Prevalência das teorias organicistas da doença mental= decorrentes de descobertas experimentais da neurofisiologia e da anatomia patológica. Sistema asilar = percebe-se uma institucionalização das relações lá exercidas,tornando-se um mundo à parte, afastando cada vez mais o indivíduo de suas relações exteriores.

"Eles são mais mal tratados que os criminosos; eu os vi nus, ou vestidos de trapos, estirados no chão, defendidos da umidade do pavimento apenas por um pouco de palha. Eu os vi privados de ar para respirar, de água para matar a sede, e das coisas indispensáveis à vida. Eu os vi entregues às mãos de verdadeiros carcereiros, abandonados à vigilância brutal destes. Eu os vi em ambientes estreitos, sujos, com falta de ar, de luz, acorrentados em lugares nos quais se hesitaria até em guardar bestas ferozes, que os governos, por luxo e com grandes despesas, mantêm nas capitais." (Esquirol, 1818, apud Ugolotti, 1949) A idéia de submissão do louco persistia.

O doente mental....  Eles constituem uma população específica, com perda da sua autonomia e vulneráveis não só em decorrência da própria doença que os afeta, mas também pela situação de abandono que muitas vezes se encontram.  Formas de Tratamento já usadas: - Insulinoterapia de Sakel, - eletroconvulsoterapia de Ugo Cerletti, (ECT). A fundamentação teórica para estes procedimentos seria que uma desmontagem da estrutura psíquica proporcionaria uma reconstrução sadia. - a malarioterapia (paralisia geral) foi introduzida pela primeira vez no Brasil, no Hospital São Pedro, com grande sucesso na época.

HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS NO BRASIL  Os hospitais psiquiátricos no Brasil surgiram no final do século XIX;  Influenciados pela psiquiatria francesa e pelo tratamento moral;  O primeiro foi o Asilo Pedro II, no Rio de Janeiro fundado em A história oficial da psiquiatria no Brasil teve início com a chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808, trazendo a bordo, “engaiolada”, a rainha D.Maria I. Sua Alteza havia sido considerada insana e afastada de suas funções;

 Lei da Insanidade = – Somente pacientes com atestado médico poderiam ser admitidos num hospício;  1948 – Serviço Nacional de Saúde= Todos os hospitais passam ao Estado e são igualados em status e financiamento; Pacientes começam a ser tratados como seres humanos dignos

Década de 50  Lei da saúde Mental – 1959 = Abolição das diferenças entre doença mental e orgânica;  Índice de alta hospitalar aumenta;  Aprovada lei que mandava fechar os hospitais psiquiátricos;  1961 = Diminuição de necessidade de leitos em 3,3% para cada hab  1976 = Diminuição de necessidade de leitos em 1,8% para cada 1000 hab.

 A Premissa da Enfermagem Psiquiátrica era: Conter, Medicar, Vigiar 1970 – Movimento pró Reforma Psiquiátrica Brasileira II Congresso Nacional de Saúde Mental- (Bauru- S.P)- “ Por uma sociedade sem Manicômios.” I Conferência Nacional de Saúde Mental ( Rio de Janeiro).

A partir do ano de 1992, os movimentos sociais, inspirados pelo Projeto de Lei Paulo Delgado, conseguem aprovar em vários estados brasileiros as primeiras leis que determinam a substituição progressiva dos leitos psiquiátricos por uma rede integrada de atenção à saúde mental Reforma Psiquiátrica no Brasil Lei nº /2001 ( Paulo Delgado)