TIC na Educação: ferramenta ou elemento fundante? Maria Helena Bonilla GEC/Faced/Ufba... pode copiar, modificar, distribuir tudo
a tecnologia é a sociedade, e a sociedade não pode ser entendida ou representada sem suas ferramentas tecnológicas Castells, 1999
extensão dos sentidos
© gec.faced mas.. pode copiar tudo
Instrumento/Ferramenta Fundamento X © pretto e bonilla mas... pode copiar tudo a caminho das comunidades virtuais de aprendizagem abaixo a idéia de ferramenta!
Instrumento de ensino... educação continua como está currículo © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
produção centralizada de conteúdos assimilação-transmissão nenhuma relação com o local conteúdos padronizados e universais © alessandra assis mas.. pode copiar tudo
© gec.faced mas.. pode copiar tudo
© pretto e bonilla mas... pode copiar tudo
TV Vídeo Informática PCNs Projetos
educação bancária?! (com novas tecnologias…) © nelson pretto mas.. pode copiar tudo conceito de pesquisa
© bonilla mas.. pode copiar tudo = pesquisa = cópia da rede "Internet é para fazer pesquisa!"
complemento assimilação-transmissão produção centralizada de conteúdos motivação animações cor som movimento
a educação Moacyr Lopes Jr./Folha Imagem – folha 12/0999 © pretto e bonilla mas.. pode copiar tudo presa às velhas concepções broadcasting alguma diferença?!
cada fibra, cada nó, cada servidor na net é parte de mim... possibilidades ampliadas a partir das conexões em rede roy ascott Imagem copiada de arselectronica 99 © nelson pretto mas.. pode copiar tudo novas potencialidades Redes & Conexões transformação radical na educação
valores locais e não locais presentes valores locais e não locais presentes multiplicação de valores locais As TICs tornaram-se elementos de uma explosão e multiplicação generalizada de visões de mundo Conexões Redes fortalecimento visibilidade
Rompimento de fronteiras entre as áreas do conhecimento
produção e distribuição de palavras, sons e imagens de nossa cultura
formação de inteligências coletivas membros promovem trocas interativas, discutem, trocam informações, constroem conhecimentos novos coletivos novos hábitos, valores, costumes e comportamentos relações intelectuais, sociais e afetivas horizontalidade auto-organização © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
trabalho coletivo e coolaborativo aprendizagem recíproca de todos reconhecimento e enriquecimento mútuo das pessoas inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências cada integrante (ou nó) contribui para o enriquecimento de todo o grupo, o que potencializa processos horizontais, possibilita a construção de lugares e territórios onde aprende-se, coletivamente, a conviver com outras culturas (Lévy, 1998) LINC - PUCSP inteligência coletiva
Metáfora para a educação Hipertexto mental rizoma
bidirecionalidade participação permutabilidade potencialidade hibridação intervenção O Parangolé, escultura móvel criada pelo artista plástico Hélio Oiticica
currículo hipertextual © gec.faced mas.. pode copiar tudo currículo se faz na escola! desenho de Nelson Pretto
Revolução Cognitiva Na sala de aula interativa a aprendizagem se faz com a dialógica que associa emissão e recepção como pólos antagônicos e complementares na co-criação da comunicação e da aprendizagem. Marco Silva, fev/2003 NOVAS redes de ensino-aprendizagem NOVA Sala de aula... © alessandra assis mas.. pode copiar tudo
políticas pedagógicas culturais sociais científicas © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo Caio\df 14:54:06 reservadamente fala com Tânia - É muito bom saber que nossa cidade esta sendo bem cuidada, sou de Ijui mas estou morando em Brasília... Doctor Doom...® 14:54:20 fala com mabs -Hummmm......de que escola vcs sao???? Fernanda 14:54:26 fala com Caio\df - Eu tenho 12 e estamos falando de um filme que assistimos tecnológicas
Fonte: Nelson Pretto Democratização do uso...
relações se configuram em/nas densas redes de colaboração entre todos os membros da instituição
Maria Helena Silveira Bonilla fone: (71)