QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO TIPOLÓGICA-QUATI EQUIPE: Ana Carolina Costa Camila Simões Christianne Viana Maiara Alves Nayara Ferraz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUATI Questionário de Avaliação Psicológica
Advertisements

Pós-gradução em Gerência de Projetos Gerenciamento de RH 1
Questionário de Avaliação Tipológica -QUATI
ESCALA DE ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL
INTRODUÇÃO: Na pratica clínica, a principal razão para o encaminhamento de crianças para a avaliação neuropsicológica são as dificuldades de comportamento.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
Apresentação.  Os temas dos trabalhos podem permear qualquer área do conhecimento.  Grupos de 5 ou 6 alunos de uma mesma categoria (iniciante – 6°ano;
ENERGIA NUCLEAR: BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS? PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ESINO MÉDIO. Guilherme S. Jesus 1 (IC), Eduardo A. Silva 1,2 (IC), Icimone B. Oliveira.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Metodologia de investigação
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Aluna: Michelle Lemos dos Santos Xavier
Teste TOEFL® Primary TM Aplicação do teste
Elaboração de um projeto de pesquisa
Criação: Caroline Brasileiro Atualização: Laura Matos
AVALIAÇÃO DA DOR EM PACIENTES COM FERIDAS ONCOLÓGICA
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Autores: Astor A. Diehl e Denise C. Tatim Profa. Me. Flávia Santos
Mestrado em Psicologia Educacional
HABILIDADE DE EMPATIA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA: COMPETÊNCIA NECESSÁRIA A UM FUTURO PSICOTERAPEUTA? Cleuza Elizabete de Chaves (Bolsista PIC IMED), Drª.
Decisões Práticas no Desenvolvimento de Escalas
Sandra Alves (1), Elisabete Nave-Leal (2), Mário Martins Oliveira (1),
TEORIAS DA PERSONALIDADE Personalidade= o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
AVALIAÇÃO DE POTENCIAL
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO DO VIH/SIDA E IST Projecto co-financiado pela Coordenação Nacional para a Infecção.
PROBEST Atividade de Avaliação Complementar Administração PROBEST
Desenvolvimento ou corpo do artigo
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROJETO DE PESQUISA SOCIAL: [TÍTULO DO PROJETO]
Desenvolvimento ou corpo do pôster
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
Claudia dos S. Lima Édille M. Accardo Maisa Sangy
ACADEMIA DE LÍDERES Competência: Liderança e Gestão de Pessoas Projeto de Aplicação 2012.
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
QUATI Questionário de Avaliação Tipológica
Personalidade e Comportamento
PAUTAS Elaboração do TCC Tipo de TCC Sala virtual de TCC.
Escola Americana de Brasília
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Avaliação Psicológica. Definição: Teste psicológico é um instrumento de medida, objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento humano. Critérios.
TEMA:ESTUDO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS EM ESCOLAS: Avaliação ou verificação DIRANNEIDE GOMES AMORIM PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Fundamentos do Psicodiagnóstico
<espaço para figura> Opcional.
FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA
O USO DOS TIPOS PSICOLÓGICOS NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS
Procedimentos antes e após coleta dos dados
TESTE AC.
Teste de Perceção Infantil CAT-A
MÉTODO CLíNICO.
R-1 TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA
Plano de Aula de Substituição
<espaço para figura> Opcional.
O PAPEL DE REFERÊNCIAS AFETIVAS NA FORMAÇÃO DA EMPATIA DE CRIANÇAS
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”
E. M. Dr. Leandro Franceschini
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Força em Rede: Rede de Comunicação Online para Pacientes Oncológicos
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Gostar de ler, gostar de aprender:
Transcrição da apresentação:

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO TIPOLÓGICA-QUATI EQUIPE: Ana Carolina Costa Camila Simões Christianne Viana Maiara Alves Nayara Ferraz

O QUE É O QUATI? É um teste psicológico conhecido por avaliar a personalidade segundo os tipos psicológicos de Jung; E Isso é feito através das escolhas situacionais que cada sujeito faz. Sua tipologia não é um fim em si mesmo, mas está intimamente ligada às concepções de homem e mundo desenvolvidas por Jung em sua teoria da personalidade.

CONSTRUÇÃO - Desenvolvido no Brasil -Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo -Dra. Anna Mathilde P. C. Nagelsehmidt, desde Baseado na tipologia junguiana dirigido à população brasileira. Sua validade é obtida por meio de teste-reteste, e em correlação com o teste Myers-Briggs Type Indicator – MBTI, que também tem base na teoria de Jung.

APLICAÇÃO Individual ou coletiva. Não há tempo - limite; a média de tempo para realização deste questionário é de 45 minutos. A população indicada é adolescente e adultos, com nível de instrução a partir da 8º série.

PROCEDIMENTO PARA APLICAÇÃO  Verificação do ambiente  Entrega da folha resposta;  Entrega do caderno de questões;  Leitura das instruções, esclarecendo as dúvidas;  Inicia-se o teste respondendo a partir da questão 1.

INSTRUMENTO No momento de aplicação do teste o aplicador deverá observar com detalhes os seguintes elementos: O ambiente de aplicação. O instrumento. O sujeito que fez o teste.

PROCEDIMENTO DE CORREÇÃO Na folha de respostas há seis blocos de respostas, um para cada uma das situações propostas, com resposta A e B. Cada uma das seis situações tem quinze respostas possíveis divididas em A e B, exceto a última, que é o tema PESSOAL, que tem dezoito respostas. Temas: A FESTA O ESTUDO O TRABALHO O LAZER A VIAGEM PESSOAL

Eixo das Atitudes

Eixo das Funções

Combinações TIPO: DISPOSIÇÃO PRINCIPAL >FUNÇÃO PRINCIPAL >FUNÇÃO AUXILIAR > FUNÇÃO TERCIÁRIA > FUNÇÃO INFERIOR TIPOS PENSATIVOS ESTJ: extrovertida pensamento sensação intuição sentimento ENTJ: extrovertida pensamento intuição sensação sentimento ISTP: introvertida pensamento sensação intuição sentimento INTP: introvertida pensamento intuição sensação sentimento TIPOS SENTIMENTAIS ESFJ: extrovertida sentimento sensação intuição pensamento ENFJ: extrovertida sentimento intuição sensação pensamento ISFP: introvertida sentimento sensação intuição pensamento INFP: introvertida sentimento intuição sensação pensamento

Combinações TIPO: DISPOSIÇÃO PRINCIPAL >FUNÇÃO PRINCIPAL >FUNÇÃO AUXILIAR > FUNÇÃO TERCIÁRIA > FUNÇÃO INFERIOR TIPOS SENSITIVOS ESTP: extrovertida sensação pensamento sentimento intuição ESFP: extrovertida sensação sentimento pensamento intuição ISTJ: introvertida sensação pensamento sentimento intuição ISFJ: introvertida sensação sentimento pensamento intuição TIPOS INTUITIVOS ENTP: extrovertida intuição pensamento sentimento sensação ENFP: extrovertida intuição sentimento pensamento sensação INTJ: introvertida intuição pensamento sentimento sensação INFJ: introvertida intuição sentimento pensamento sensação

CORREÇÃO Três crivos são utilizados para a correção do teste. O crivo R-1, R-2 e R-3, cada um deles avalia uma dimensão da personalidade. Crivo R-1 – Avalia a dimensão Introversão/Extroversão (I - E); Crivo R-2 – Avalia a dimensão Intuição/ Sensação (In - Ss); Crivo R-3 – Avalia a dimensão Pensamento/ Sentimento (Ps - St)..

QUATI – FOLHA DE RESPOSTAS NOME: ________________________________________ DATA : ____/____/_____ ESCOLARIDADE: _______________________________IDADE________ SEXO_____ DATA DO NASCIMENTO: ____________________PROFISSÃO :_________________ A FESTA 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a b b b b 04 a 08 a 12 a b b b A FESTA 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a b b b b 04 a 08 a 12 a b b b O TRABALHO 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a b b b b 04 a 08 a 12 a b b b a ______ E b ______ I R1 ___ ___ RESULTADO: Qualitativo Quantitativo R 1 R2 R3 ATITUDE: ___________________ FUNÇÃO PRINCIPAL: __________ FUNÇÃO AUXILIAR:____________

QUATI – VERSÃO III CRIVO DE CORREÇÃO R 1 – INTROVERSÃO (I) – EXTROVERSÃO (E) A FESTA O TRABALHO a ______ I b ______ E R1 ___ ___

a ______ E b ______ I R1 ___ ___  Resultado da somatória de todos os a dos 6 blocos temáticos.  Resultado da somatória de todos os b dos 6 blocos temáticos.  No primeiro traço é o resultado da diferença entre a e b. No segundo traço você coloca a letra-código correspondente ao item que teve maior pontuação. Procedimento igual para os outros dois crivos o R2 e o R3.

QUATI – FOLHA DE RESPOSTAS NOME: ________________________________________ DATA : ____/____/_____ ESCOLARIDADE: _______________________________IDADE________ SEXO_____ DATA DO NASCIMENTO: ____________________PROFISSÃO :_________________ A FESTA 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a b b b b 04 a 08 a 12 a b b b O TRABALHO 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a b b b b 04 a 08 a 12 a b b b a ______ E b ______ I R1 ___ ___ RESULTADO: Qualitativo Quantitativo R 1 R2 R3 ATITUDE: ___________________ FUNÇÃO PRINCIPAL: __________ FUNÇÃO AUXILIAR:____________ 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a b b b b 04 a 08 a 12 a b b b A FESTA

Com o resultado dos crivos R1, R2 e R3 Qualitativo Quantitativo I Ss St R 1 R2 R3 » ATITUDE: ________________ (encontrada entre I ou E) » FUNÇÃO PRINCIPAL: _________ (maior pontuação entre R2 e R3) » FUNÇÃO AUXILIAR:__________ (menor pontuação entre R2 e R3) Resposta final: _________________

VALIDAÇÃO DO TESTE QUATI Análise de testes de personalidade: qualidade do material, das instruções, da documentação e dos itens qualidade de testes de personalidade (Fonte: NORONHA, Ana Paula Porto/SCIELO On-line )

AUTOR - José Jorge de Morais Zacharias -psicólogo -Concluiu o doutorado em Psicologia Social em 1994 e o mestrado em Psicologia da Personalidade, Desenvolvimento e Aprendizagem em 1989 – IPUSP; -Especialita em Psicoterapia Junguiana - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – 1994; - Membro trainee da Associação Junguiana do Brasil - IAAP.

REFERÊNCIAS JUNG, Carl Gustav. Fundamentos de Psicologia Analítica. Petrópolis: Vozes, JUNG, Carl Gustav. Energia psíquica. Petrópolis: Vozes, ZACARIAS, José J. de Morais. Quati: questionário de avaliação tipológica. (versão II) manual. 5º Ed. São Paulo: Vetor, ZACHARIAS, José Jorge de Morais. QUATI - Questionário de Avaliação Tipológica. Disponível em: Acesso em: : 10 de março ZACHARIAS, José Jorge de Morais. Currículo. Disponível em: Acesso em:: 10 de março NORONHA, Ana Paula Porto.Análise de testes de personalidade: qualidade do material, das instruções, da documentação e dos itens qualidade de testes de personalidade. Disponível: >Acesso: 10 de março

,