DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS QUESTÕES METROPOLITANAS SOB A ÓTICA DO LEGISLATIVO Recife, 28 de novembro de Deputado Federal PEDRO EUGÊNIO Presidente da Comissão de Finanças.
Advertisements

Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília, 17 a 20 de Agosto de 2015 Indicadores de Desempenho A sustentabilidade dos serviços Francisco Silva Pinto.
Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
DIAGNÓSTICO DO USO DO GESSO E DA DESTINAÇÃO DOS SEUS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM RECIFE Tiago Deodato Silvestre Orientador: Profª. Drª. Cecília Maria.
PROCESSOS BÁSICOS DA GESTÃO DE PESSOAS.
DIAGNÓSTICOS SOCIOECONÔMICO DE DESASTRES E GRANDES EMPREENDIMENTOS:
Empresas e Sustentabilidade Tadeu Malheiros SHS/EESC/USP
Administração financeira
TERCEIRIZAÇÃO NA LOGISTICA
Introdução ao Comportamento Organizacional
ORDENAMENTO TERRITORIAL Abordagens, Perspectivas
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Agência intermunicipal de regulação de serviços públicos: análise da efetividade de regulação via consórcio público Ana Claudia Hafemann Vanessa.
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Convenção da Família Bonaparte Hotel Salinas – Maragogi
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Reestruturação Organizacional e Governança Corporativa
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PHA – 2542: Sistema de Gestão Ambiental
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
Relatório de Autoavaliação Institucional
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Tendências em modelos de gestão: algumas
O que é Educação Ambiental?
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
EVILY ÁVILA – LUMA IGARASHI TIAGO LOLI – 42918
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Figura 1 Gestão de Projetos Valor Vantagem Competitiva Sustentável
Gestão pela Qualidade Total Certificação Internacional da Qualidade
A controladoria na empresa
Sistema de Gestão Econômica: Visão Sistêmica da Empresa
CURSO GESTÃO QUALIDADE TOTAL
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA
GERENCIAMENTO COSTEIRO
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
Tópicos Avançados de RH Aula 1
Agroecologia modulo IV Virgínia Padilha
Administração de Novos Negócios
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gestão da Qualidade 2º período
Planejamento Estratégico ZIMOL
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Os Serviços Ecossistêmicos de Paolo Lopes
Logística e Gerenciamento da
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
PLANEAMENTO Séc. XIX – Evolução identificada como processo
OPERAÇÕES EM TERMINAIS E ARMAZÉNS
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
SCOUTSUMMIT – São Jacinto 17 de Novembro 2018
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Conceitos básicos em resíduos sólidos
PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE.
PROGRAMAS PROFISSIONAIS Coordenador de Área Paulo J. P
Secretaria Executiva de Governança e Compliance
Daniel Todtmann Montandon | ONU-Habitat
Transcrição da apresentação:

DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO A LÓGICA DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO EVELINE DE CASTRO LÁZARO Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental www.prefeiturainteligente.com.br. http//lattes.cnpq.br/6788344686246813

Qual é a lógica do pensamento do nosso Grupo Multidisciplinar Plano de Saneamento Básico Lixo Questão Fundiária Gestão de Riscos, etc. Qual é a lógica do pensamento do nosso Grupo Multidisciplinar ?

A LÓGICA ARISTOTÉLICA O que ? Por quê ? Para quem? Onde ? Quando ? Como ? Custos – físicos/materiais/R$ Grécia - 384 a 322 a.C.

A LÓGICA ARISTOTÉLICA NO GRUPO Governança Ambiental Influenciar Processos e Políticas de Gestão PLANEJAMENTO TERRITORIAL DE TERESÓPOLIS

Sistema integrado de atividades produtivas Governança Ambiental Sistema integrado de atividades produtivas planejadas, coordenadas, executadas, avaliadas, corrigidas e monitoradas com vistas ao menor impacto sobre o meio ambiente interno e externo das Organizações, no exercício de sua função finalística.

Gestão Socioambiental Prefeitura Inteligente A Governança Ambiental no Planejamento Territorial ® PASSO 1 Organização Social estratégia PASSO 2 Diagnóstico Socioambiental PASSO 7 Monitoramento AGENTES TERRITÓRIO POLÍTICAS RESULTADOS PASSO 3 Rol de Políticas avaliação operação AÇÕES MUDANÇAS METAS MÉTODOS PASSO 4 Agenda Comum execução PASSO 6 Gestão Socioambiental Governança Local PASSO 5 Plano Operacional

Resultados da Governança Sustentabilidade social – processo de desenvolvimento sustentado/ busca da equidade/ redução do abismo entre os padrões de vida; Sustentabilidade econômica –gerenciamento e alocação eficientes dos recursos/ constância dos fluxos de investimentos públicos e privados; Sustentabilidade ecológica –aumento da capacidade de utilização dos recursos naturais/limitação do consumo de combustíveis fósseis e facilmente esgotáveis / redução da geração de resíduos e de poluição / conservação de energia/ recursos e mecanismos de reciclagem. Sustentabilidade espacial –configuração rural-urbana mais equilibrada /melhor distribuição territorial dos assentamentos humanos e atividades econômicas. Sustentabilidade cultural –raízes endógenas de processos de modernização e de sistemas integrados/ geração de soluções específicas para o local, o ecossistema, a cultura e a área.

Gestão e Governança - Princípios comuns CULTURA ORGANIZACIONAL - a forma de ser e de se identificar das Organizações / atuação, gestão e adaptação frente às mudanças de ordem endógena e exógena / crenças, valores e talentos coletivos / maneira de pensar, agir, e viver da Organização. LIDERANÇA - participação ativa e de responsabilidade social com todos os públicos internos e externos, na consecução de seus objetivos. ENVOLVIMENTO DE SEU PÚBLICO INTERNO - as pessoas são a essência da organização / uso de suas competências e sua experiência para o benefício da Organização. FOCO SISTÊMICO EM ENVOLVIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CIDADÃS – qualidade e inovação nas questões sociais e ambientais

Gestão e Governança - Princípios comuns FOCO NAS PARTES INTERESSADAS (stakeholders) – finalidade básica, integradora e norteadora das ações e requisitos socioambientais/ fator–chave de vantagem competitiva. PÚBLICO EXTERNO - clientes e consumidores, fornecedores, mercado e concorrentes, poder público, mídia, comunidade e meio ambiente, partes interessadas da organização. PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA - objetivo permanente de todas as organizações. FOCO EM RESULTADOS PARA A TOMADA DE DECISÕES – análise dos indicadores de resultados socioambientais, como instrumentos de controle do grau de incerteza.

Estamos prontos para enfrentar estas Questões Definição do Grupo SIM Construção da nossa Identidade ? NÃO Amadurecer