Compostos inorgânicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.
Advertisements

Aulas 9 e 10 Bio A Caderno 2 – página 151.   Carboidratos = açúcares  Responsáveis principalmente pelo fornecimento de energia para o funcionamento.
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
BIOQUÍMICA CELULAR 1. TODA CÉLULA É COMPOSTA POR SUBSTÂNCIAS DIVERSAS. ESSES COMPONENTES QUÍMICOS PODEM SER DIVIDIVOS EM DOIS GRUPOS INORGÂNICOS CARBOIDRATOS.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
Citologia Prof. Marcelo.
ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA E RNA. LOCALIZAÇÃO DNA  núcleo, mitocôndrias e cloroplastos. RNA  nucléolo, ribossomos, citosol, mitocôndrias e cloroplastos.
Quais os sais minerais mais importantes para nossa saúde?
Colégio Maria Imaculada
C I Ê N C I A S Nutrientes e Sistema Digestório Por que comer?
O SISTEMA DIGESTÓRIO A DIGESTÃO Prof. Branca 8°E.F - Ciências.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Estruturas da Célula Bacteriana
A BASE MOLECULAR DOS SERES VIVOS
Lipídeos Parte II.
Fotossíntese.
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
GLICOGÊNESE E GLICOGENÓLISE
Carboidratos Prof. Rafael Barbosa.
Compostos inorgânicos e orgânicos
LIPÍDIOS Gorduras Ceras Óleos Colesteróis Estruturais Hormônios
Carboidratos Nutrientes mais abundantes; Fonte primária de energia;
Sistema Excretor Marcus Ferrassoli.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
CÉLULAS.
M. Sc. Amauri Herbert Krahl
FISIOLOGIA HUMANA Sistema Digestório.
CITOQUÍMICA DA CÉLULA Profª. Andréa Roveré Biologia.
Profa. Denise Esteves Moritz
MAIS QUE UMA ESCOLA, UMA VIDA.
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
PROTEÍNAS Profa Roziana Cunha Cavalcanti Jordão – UPE e CATÒLICA
Vitaminas Prof. Daniel Venâncio.
Bioquímica.
Kytos (célula) + Logos (estudo)
Reino monera Estudo das bactérias.
BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
Vitaminas Compostos orgânicos que atuam como coenzimas - ativando as enzimas responsáveis pelo metabolismo celular. Agem em pequenas quantidades. Obtidas.
Respiração celular.
Lipídios Prof. Marcelo Correa.
Composição Química da Célula
FISIOLOGIA: DIGESTÃO Função principal: Moléculas Moléculas Complexas
A ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL – DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (SAIS, GASES, AÇÚCARES, ETC...)
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Profa. Dra. Rosane Pilot Pessa Nutricionista – CRN-3: 2172
CARBOIDRATOS.
Carboidratos Prof. Marcelo Correa.
Sistema Digestivo.
Características gerais dos seres vivos
Sistema Digestório.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
FOTOSSÍNTESE.
Retomando a aula anterior....
Aminoácidos.
CARBOIDRATOS.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Sistema Digestório.
SÍNTESE DE PROTEÍNAS DNA RNAm RNAr RNAr Proteína Transcrição Tradução
BIOQUÍMICA.
CARBOIDRATOS.
Revisão para o teste de Ciências
Elementos Inorgânicos
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA ANA KARINA.
Greenhealth É um alimento multifuncional, constituído de uma microalga verde de água doce. É utilizado como suplemento pelos astronautas da NASA Considerada.
Transcrição da apresentação:

Compostos inorgânicos Compostos orgânicos e Compostos inorgânicos Professora :Renata Santana Turma :801

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS COMPOSIÇÃO QUÍMICA Compostos orgânicos Carboidratos Lipídios Proteínas Vitaminas Ácidos nucléicos Compostos inorgânicos Água Sais Minerais

Compostos orgânicos Os compostos orgânicos são formados por cadeias de átomos de carbono ligados entre si ou a outros elementos químicos.

Carboidratos São açúcares, formados por átomos de Carbono, Nitrogênio e Oxigênio, então CnH2nOn, onde n> 3, para ser açúcar N=3 C3H6 O3 Trioses N=4 C4 H 8 O4 Tetroses N=5 C5 H10 O5 Pentoses OSE= AÇÚCAR N=6 C 6 H12 O6 Hexoses N=7 C 7 H14 O7 Heptoses Açúcares importantes na Biologia- Pentoses que formam o D.N.A. e o R.N.A e Hexoses que formam frutose e glicose.

Carboidratos Função :fornecer energia para o organismo ; são usados em um processo chamado respiração celular , além de ter função estrutural. Classificados em: Monossacarídeos. Ex Glicose, Frutose , Galactose , Desoxiribose e Ribose. Dissacarídeos. Ex. Sacarose, Maltose e Lactose. Polissacarídeos. Ex. Amido, Glicogênio, Celulose , Quitina .

Carboidratos Monossacarídeos > carboidratos mais simples. São açúcares que não sofrem hidrólise na digestão, entram diretamente na corrente sanguínea; com função estrutural e energética. Frutose função energética D.N.A. e R.N.A. função estrutural

Carboidratos Dissacarídeos > são formados por dois monossacarídeos unidos por ligação covalente. Existem vários dissacarídeos presentes na alimentação, como, por exemplo: Maltose duas moléculas de glicose: está presente no malte e é subproduto da digestão do amido e glicogênio; Sacarose: glicose + frutose: a forma mais comum de açúcar, obtida da cana-de-açúcar; Lactose glicose + galactose b: é o principal carboidrato do leite.

Carboidratos Oligossacarídeos > Oligossacarídeos são açúcares, formados pela união de dois a seis monossacarídeos, geralmente hexoses. Sacarose : glicose+ frutose Fonte : cana- de – açúcar e beterraba Lactose : glicose + galactose Fonte : leite

Carboidratos Polissacarídeos > Formados pela união de milhares de unidades de monossacarídeos. Podem ter função de reserva energética ou estrutural. Amido (reserva de energia nas plantas) Glicogênio (reserva de energia de animais) Obs.:quando acaba a reserva de glicogênio as proteínas e os lipídeos são quebrados para produzir energia.

Carboidratos Polissacarídeos Quitina (estrutural) Celulose ( estrutural) Forma a parede celular das plantas. Forma o exoesqueleto dos artrópodes e parede celular dos fungos.

Carboidratos Ligações glicosídicas Para ocorrer a junção de um monossacarídeo com outro ocorre uma reação de desidratação (perde-se uma molécula de água). Para ocorrer a quebra desses monossacarídeos ocorre uma reação de hidrólise (adiciona molécula de água).

Lipídeos Os lipídeos são moléculas orgânicas que resultam da associação entre ácidos graxos e álcool. Insolúveis em água, mas solúveis em componentes orgânicos como a benzina, o éter e o álcool. Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura. Os principais tipos de lipídeos triglicerídeos (gorduras e óleos), fosfolipídios, ceras e esteroides.

Lipídeos Função : Reserva de energia Proteção contra choques mecânicos Isolante térmico

Lipídeos (glicerídeos) Glicerídeos (ácido graxo e glicerol) = óleos e gorduras Em temperatura ambiente mostram se sólidos (gorduras) e líquidos (óleos). Possuem função isolante Reserva energética ácidos graxos são produzidos quando as gorduras são quebradas.

Lipídeos (glicerídeos) Triglicerídeos = tipo de glicerídeo com 3ácido graxo e 1glicerol Óleo insaturado (menor quantidade de hidrogênio ) = vegetais e peixe. Gordura saturada (maior quantidade de hidrogênio) = carne gordura hidrogenada. Maior quantidade de hidrogênio mais fácil de se acumular nos vasos.

Lipídeos (glicerídeos) Arteroscleroseé a doença que consiste no depósito de placas de gordura dentro das artérias do nosso corpo .

Lipídeos (glicerídeos) Cerídeos = tipo de glicerídeo formados por ácidos graxos e álcoois superiores, de cadeia mais longa que o glicerol. Compreendem as ceras (folhas e frutos) que evitam a desidratação excessiva. São encontrados na secreção de insetos (cera de abelhas) e na secreção uropigiana das aves (impermeabilização das penas).

Lipídeos OUTROS LIPÍDEOS DE IMPORTÂNCIA Fosfolipídeos = ácido graxo + fosfato Formam a membrana plasmática das células.Possui uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica ,permitindo o controle de substâncias. Esteróides = São estéreis formados pela união de ácidos graxos com alcoóis policíclicos (de cadeia fechada) denominados estérois. -colesterol >é encontrado em todos os tecidos animais, particularmente no cérebro e nos tecidos nervosos, na corrente sanguínea e nos cálculos biliares.Ele auxilia na absorção de ácidos graxos no intestino delgado. - Esteróides anabólicos > São hormônios que controlam a síntese de moléculas grandes a partir de moléculas pequenas.Ex. de esteróide anabólico – hormônio masculino testosterona.

Proteínas A proteína é uma macromolécula formada por pequenas moléculas (menor parte divisível de uma substância) de aminoácido, ela é formada por no mínimo três aminoácidos.

Proteínas Função : Enzimática (lipases); Estrutural (queratina, colágeno, albumina, actina, miosina); Hormonal (insulina); Defesa (linfócitos – anticorpos); Nutritiva (vitelo); Coagulação sanguínea (fibrinogênio,globulina anti-hemofílica); Transporte (hemoglobina).

Proteínas Ligações peptídicas Para ocorrer a junção de um aminoácido com outro ocorre uma reação de desidratação (perde-se uma molécula de água). Para ocorrer a quebra desses aminoácido ocorre uma reação de hidrólise (adiciona molécula de água).

Proteínas Dois aminoácidos que fazem ligação peptídica de importância são: Fenilalanina (fenilcetonúria)- em pessoas que não metabolizam esse aminoácido ,por problemas genéticos acumulam ele no sistema nervoso causando retardo mental.É identificado no teste do pezinho. Triptofano – participa na formação da melatonina (sono)

Proteínas

Vitaminas  As vitaminas são substâncias utilizadas em pequenas doses pelo metabolismo celular. Como não as produzimos - a exceção é a vitamina D, que depende, para sua síntese, de exposição ao Sol, é preciso obtê-las dos alimentos que consumimos, frequentemente crus, uma vez que algumas são muito sensíveis a altas temperaturas, que provocam a sua inativação.

Vitaminas As vitaminas de utilização mais frequentes são divididas em dois grupos: Lipossolúveis, cuja absorção pelo intestino é facilitada pela existência de lipídios na alimentação. São as vitaminas A, D, E e K; Hidrossolúveis, as que são absorvidas em solução aquosa. São as vitaminas do complexo B e a vitamina C e P.

Vitaminas lipossolúveis Vitamina A  Fontes: fígado de aves, animais e cenoura Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais Funções no organismo: combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina xeroftalmia Vitamina D Fontes: óleo de peixe, fígado, gema de ovos Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): raquitismo e osteoporose Funções no organismo: regulação do cálcio do sangue e dos ossos

Vitaminas lipossolúveis Vitamina E Fontes: verduras, azeite e vegetais Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): dificuldades visuais e alterações neurológicas Funções no organismo: atua como agente antioxidante.  Vitamina K Fontes: fígado e verduras de folhas verdes, abacate Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): deficiência na coagulação do sangue, hemorragias. Funções no organismo: atua na coagulação do sangue, previne osteoporose, ativa a osteocalcina (importante proteína dos ossos)

Vitaminas hidrossolúveis Vitaminas do complexo B Fonte: carne, fígado, leite, queijo , ovos ,gérmen de trigo, levedura, fígado, vegetais de folha escura etc. Função : Envolvida nos processos de crescimento celular, Formação de células sanguíneas, Consumo de energia, Regulação do apetite, Equilíbrio das variações de humor Saúde da pele, Produção ideal das enzimas envolvidas na digestão. Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): As vitaminas do complexo B estão relacionadas às reações químicas que ocorrem no cérebro e a sua falta pode justificar, em alguns casos, sintomas de depressão.

Vitaminas hidrossolúveis Vitamina C Fontes: laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): escorbuto Funções no organismo: atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino. Vitamina PP ou B3 Fontes: ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígado Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): insônia, dor de cabeça, dermatite, diarréia, depressão. Funções no organismo: manutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol no sangue .

Ácidos nucleicos Menor unidade é o nucleotídeo. Vários nucleotídeos formam o D.N.A. e o R.N.A. que são formados por um fosfato , uma pentose e uma base nitrogenada.

é a sequencia e a quantidade de nucleotídeos Ácidos nucleicos O que difere o D.N.A. e o R.N.A. R.N.A. Pentose: Ribose. Bases nitrogenadas: Adenina(A) Uracila(U) Guanina(G) Citosina(C) D.N.A. Pentose: Desoxiribose Bases nitrogenadas: Adenina(A) Timina(T) Guanina(G) Citosina(C) O que nos difere de outras espécies é a sequencia e a quantidade de nucleotídeos

Ácidos nucleicos D.N.A. DUPLICAÇÃO Ocorre quando a célula faz mitose ou meiose. As enzimas D.N.A. Helicase fazem a quebra das ligações de hidrogênio. A enzima D.N.A. polimerase ajuda na formação de uma nova fita de D.N.A Duplicação semiconservativa .

Ácidos nucleicos R.N.A. Atua no processo de fabricação de proteína Não atua como material genético (exceto nos vírus) Podem ser de 3 tipos: R.N.A. mensageiro – é formado a partir do D.N.A. Quando a fita de D.N.A. se abre o R.N.A. mensageiro faz a transcrição e leva essa mensagem para o citoplasma. R.N.A. transportador – atua no citoplasma trazendo os aminoácidos que o R.N.A. m pediu . R.N.A. ribossomico que atua no núcleo do citoplasma na formação estrutural do ribossomo.

Compostos inorgânicos São compostos que não possuem carbono em sua composição.

Sais minerais Função:  - Atuam como componentes importantes na formação e manutenção dos ossos do corpo humano (principalmente os fosfatos de cálcio);   - Através de sua ação que as reações enzimáticas são reguladas; - Participam da composição de algumas moléculas orgânicas; - Agem na manutenção do equilíbrio osmótico;  Como o corpo não é capaz de produzir minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, este será eliminado através das fezes e da urina.

Sais minerais

Água Solvente universal tensão superficial Calor específico alto – precisa de uma quantidade de energia muito alta para mudar a temperatura da água. Transporte de substâncias Lubrificantes = quanto mais novo maior a quantidade de água.

Porcentagem de água em alguns órgãos do corpo humano.

Música: "Estou Vitaminado" Melodia: "Estou Apaixonado" (ou "Estoy Enamorado") ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ OOOOOOO AAAAAA EEEOOOO OUO OUO AAAAA EOOOO Se me disser que célula tem água Eu não duvido nem tenho argumento Pois ela existe e não é pouco É mais de 50% ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ As proteínas formam estruturas E os glicídios me dão energia E os lipídios ficam armazenados Em forma de gordura Estou Vitaminado (H) Com Calciferol(M) Tenho Cálcio nos ossos Estou Vitaminado E com iodo eu evito o bócio Com o Ferro, sangue hemoglobinado Sem o Flúor, o dente fica cariado E nessa aula sei que estou passado