Unidade de Educação Empreendedora - SEBRAE/BA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Edital de Chamamento Interno de Projetos n. 6/2016.
ORIENTAÇÕES PARA A SOCIEDADE CIVIL Confiram as principais mudanças do Edital de Seleção de Projetos Agosto da Igualdade 2016 com a implementação do Marco.
Recursos Humanos para os NIT’s: Estrutura e Perfil da Equipe Proposta preliminar para discussão no FOPROP Cargo / Qualificação / Atribuições Analista de.
SISTEC Brasília, 06 de outubro de Objetivos Principais 1. Servir de base para o registro, a avaliação e a regulação das unidades de ensino de EPT;
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Prof. Dr. Wellington Ribeiro Justo.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
PROCESSO DE MONITORAMEN TO E PRESTAÇÃO DE CONTAS Obrigações e prazos.
Cronograma do ciclo Apresentação do Programa (Workshop para Stakeholders 21/09/2016) Envio de questionamentos para área de OI da Comgás 20/10/2016.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Projeto de Extensão Unisul
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
(Times New Roman ou Arial, negrito, fonte 14, espaçamento simples)
Grupo de Estudos de Hospitalidade e Lazer
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
ENADE 2017: Alunos Regulares (Ciclos Azul)
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
ENSINO MÉDIO INOVADOR 2016/2017
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Especialização em Gestão de Negócios e Empreendedorismo
Estágios Não-Obrigatórios
Introdução a Engenharia de Alimentos
Credenciamento e Recredenciamento Institucional
ASPECTOS OPERACIONAIS
Identidade Institucional no IFCE
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Minha terra encanta o mundo inteiro
Proposta de Curso novo APCN 2017
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
Portaria Normativa MEC nº 12, de 11/05/2016 Natal, 25 de maio de 2016.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Edital de Chamamento Interno de Projetos n. 6/2016
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
II Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA CAMPUS BELÉM JUNHO/2017.
internacionalização das IES – UENP
Atividades Complementares Curso de Letras 2011/2º
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
MEMORANDO - SIPAC Coordenação Geral de Arquivos (CGArq):
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Educação a Distância no IFCE
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Siconv Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse.
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
em Educação em Direitos Humanos
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
Proposta de Curso novo APCN 2018
IV Conferência Estadual
RELATÓRIO DE FREQUÊNCIA
Realizar Formação Continuada
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Portaria Normativa MEC nº 12, de 11/05/2016 Natal, 25 de maio de 2016.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Tutorial Editais FIEX 2016 Elaborado por: Taiani Bacchi Kienetz
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
TRANSPARÊNCIA E UNICIDADE
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPI
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Agenda I. O Programa Centelha II. Como inscrever uma ideia inovadora.
Transcrição da apresentação:

Unidade de Educação Empreendedora - SEBRAE/BA UEE Unidade de Educação Empreendedora - SEBRAE/BA Abril de 2017

Disseminação da Educação Empreendedora na Educação Básica EIXOS ESTRATÉGICOS Promoção do Empreendedorismo Inovador nas IES Estímulo a Formação de Lideranças Regionais Disseminação da Educação Empreendedora na Educação Básica Fomento a Educação Empreendedora no Ensino Profissional

ESTRATÉGIA – EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA (IES)

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SEBRAE/BA - Nº 02/2017 - Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior 1. OBJETIVO: Selecionar e apoiar propostas de Instituições de Ensino Superior – IES do Estado da Bahia, com vistas a desenvolver a Educação Empreendedora, por meio da capacitação de docentes e estudantes universitários em qualquer área do conhecimento e a promoção de ações de fomento ao empreendedorismo, como cursos e eventos relacionados à temática.

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SEBRAE/BA - Nº 02/2017 - Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior 2. ELEGIBILIDADE DAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: Instituições de Ensino Superior (IES) - faculdades, centros universitários ou universidades, públicas ou privadas localizadas no Estado da Bahia - credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC)

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SEBRAE/BA - Nº 02/2017 - Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior 3. RECURSOS DISPONIBILIZADOS PELO EDITAL: O Edital disponibilizará as IES por meio das propostas selecionadas a capacitação de docentes e alunos por meio do repasse de disciplinas, projetos, cursos e eventos voltados para a temáticas de Empreendedorismo e Inovação. TRÊS VERTENTES: Cultura Empreendedora e suas práticas iniciais (conteúdo obrigatório); Cultura Empreendedora e práticas inerentes ao processo de Inovação; Cultura Empreendedora e práticas de empreendedorismo social.

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SEBRAE/BA - Nº 02/2017 - Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior 4. PRODUTOS OBRIGATÓRIOS :

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA 4. PRODUTOS OPCIONAIS : O SEBRAE/BA disponibiliza uma lista de produtos opcionais que podem ser selecionados pelas IES de acordo com a sua estratégia de disseminação da cultura de empreendedorismo e inovação.

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA 4. PRODUTOS OPCIONAIS : O SEBRAE/BA disponibiliza uma lista de produtos opcionais que podem ser selecionados pelas IES de acordo com a sua estratégia de disseminação da cultura de empreendedorismo e inovação.

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SEBRAE/BA - Nº 02/2017 - Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior 5. OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA: O SEBRAE/BA Cada proposta deverá indicar o número de docentes e alunos que serão capacitados em cada produto selecionado, atentando-se para o número mínimo e máximo solicitado pelo edital conforme indicações nos itens 4.2 e 5.2. Todas as IES que tiverem propostas selecionadas nesse edital devem comprometer-se com as contrapartidas e metas de cada produto, por esse motivo, devem atentar-se em disponibilizar, obrigatoriamente, listas de presença, fotos e evidências para incluir nos relatórios de prestação de contas, quando solicitado pelo SEBRAE/BA.

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SEBRAE/BA - Nº 02/2017 - Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior 5. OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA: O SEBRAE/BA Repasse para os docentes (Disciplina Empreendedorismo):

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SEBRAE/BA - Nº 02/2017 - Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior 5. OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA: O SEBRAE/BA Repasse para os docentes (Disciplina Empreendedorismo e Inovação): Repasse para os docentes (Projeto de Extensão Social-Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social):

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SEBRAE/BA - Nº 02/2017 - Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior 5. OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA: O SEBRAE/BA AS IES que estiverem com convênios vigentes com o SEBRAE/BA sobre a temática de Educação Empreendedora não poderão ser contempladas nesse edital com as mesmas ações já pactuadas, mas poderão indicar docentes para o repasse de outras disciplinas com o compromisso da contrapartida e metas conforme indicação desse edital

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SEBRAE/BA - Nº 02/2017 - Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior 6. CRONOGRAMA:

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SEBRAE/BA - Nº 02/2017 - Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior 6. Roteiro para Elaboração da Proposta : 6.1 Apresentação da IES: antecedentes/histórico, infraestrutura física e de recursos humanos (corpo docente, corpo discente e quadro de funcionários), campus existentes, planos de ampliação, cursos ofertados, etc. (Até 2 páginas); 6.2 Identificação dos responsáveis pelo projeto: nome completo do coordenador (a) da proposta: nº do documento de identidade e do CPF, com os respectivos telefones e e-mail e cargo do coordenador (a) na IES. (2 parágrafos); 6.3 Público-alvo: quantidade de alunos e de docentes que se pretende beneficiar de forma intencional e direta com os produtos selecionados na proposta. É fundamental indicar e separar o número de estudantes que serão capacitados dos que serão apenas impactados/atingidos pelas disciplinas e cursos, apresente quadro descritivo. (Até 2 páginas)

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SEBRAE/BA - Nº 02/2017 - Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior 6. Roteiro para Elaboração da Proposta : 6.4 Objetivos: devem ser claros, com motivação e síntese dos efeitos que se deseja produzir no público-alvo no horizonte de tempo da proposta que será de até dezembro de 2018. (1 página) 6.5 Justificativa: destacar com objetividade as razões pelas quais o SEBRAE/BA deve apoiar tecnicamente o projeto proposto. Até 2 páginas) 6.6 Ações: Relacionar os produtos selecionados, conforme edital, com as atividades realizadas ou que serão realizadas para disseminação da cultura de empreendedorismo e inovação na IES. Destacar a importância das ações na IES e indicar como serão executadas. (Até 2 páginas)

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA 6. Roteiro para Elaboração da Proposta : 6.7 Estratégias de Implantação para execução do projeto e garantia do cumprimento das metas: (Até 2 páginas) 6.8. Indicar como o projeto será avaliado: demonstrar como ocorrerá o cumprimento das metas, como será realizada a pesquisa de reação junto aos estudantes e docentes para medir o grau de satisfação com a atividade de que participaram e como avaliar os resultados alcançado. (Até 2 páginas) 6.9 Indicar o cronograma das atividades (indicando mês e ano) (Até 2 páginas)    Atividades Previstas Período (mês/ano) Resultados Esperados

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA 6. Roteiro para Elaboração da Proposta : 6.10 Data e assinatura: Incluir a data e a assinatura do Coordenador do projeto e do Representante Legal da IES (1 página)  

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA 7. Documentos solicitados: Correspondência da entidade parceira apresentando a proposta, a qual deverá ser assinada pelo representante legal da IES; Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda – CNPJ; Cópia do contrato ou do estatuto social, com alterações posteriores consolidadas, registrados nos órgãos competentes; Cópia da ata de eleição ou do ato de designação de pessoas habilitadas a representar a IES; Cópia da carteira de identidade (RG ou Identidade Profissional) e do CPF dos representantes legais da IES e do coordenador do projeto; Certidões: Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União perante a Receita Federal. Certificado de Regularidade do FGTS – CRF; Declaração informando que está em situação regular referente às parcerias com o SEBRAE/BA.  

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA 8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: 1. Clareza e coerência adotadas na definição dos objetivos e nas justificativas da proposta, alinhamento das ações aos objetivos, voltados para atender aos interesses e as necessidades do público-alvo.   Notas de 1 a 5 sendo: 1=Insuficiente; 2= Regular; 3= Bom; 4= Ótimo; 5=Excelente 2.Eficácia das estratégias que serão aplicadas para garantir a execução da proposta e o cumprimento das metas, do processo de mobilização do público-alvo, do processo de divulgação e do apoio institucional disponibilizado pela IES para as atividades de Empreendedorismo.   3. Ações propostas pela IES: Alinhamento dos produtos selecionados com as ações propostas, considerando a capacidade de gerar engajamento do estudante e o fortalecimento do ecossistema empreendedor local.

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA 8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: 4. Identificação do potencial de continuação das ações de empreendedorismo e inovação com o término da parceria com o SEBRAE/BA. As possibilidades e encaminhamentos de continuidade.   Notas de 1 a 5 sendo: 1=Insuficiente; 2= Regular; 3= Bom; 4= Ótimo; 5=Excelente   5. A Instituição de Ensino Superior (IES) possui em operação um dos seguintes habitats de Empreendedorismo e Inovação: Centros de Empreendedorismo, Incubadoras de Empresas ou Núcleos de Inovação e Tecnologia. Notas, 0 ou 5 sendo: 0 = Não possui habitats e 5 = Possui habitats 6. A Instituição de Ensino Superior (IES) possui Empresa Junior que está integrada as atividades de disseminação da Cultura de Empreendedorismo e Inovação da organização. Notas, 0 ou 5 sendo: 0 = Não possui e 5 = Possui

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA 8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: 7. A Instituição de Ensino Superior (IES) elaborou proposta que seleciona 2 disciplinas disponibilizadas por esse Edital.   Notas, 0 ou 5 sendo: 0 = Não e 5 = Sim 8. A Instituição de Ensino Superior (IES) elaborou proposta que seleciona 2 disciplinas e o Projeto de Extensão Social de disponibilizado por esse Edital. 9. A Instituição de Ensino Superior (IES) está localizada em uma cidade que possui Unidade do SEBRAE/BA

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA 9. ENVIO DAS PROPOSTAS: O Proponente deverá encaminhar proposta por meio físico e digital, até a data limite indicada no cronograma (20/05/2017): Ao SEBRAE/BA, no endereço eletrônico edital.ies@ba.sebrae.com.br até às 18 horas (horário local) da data-limite estabelecida no item 7 deste Edital de Chamada Pública; Ao SEBRAE/BA, a versão impressa e original da proposta deverá ser enviada, por meio de correspondência, assinada pelos representantes legais da IES proponente (carimbado) e pelo coordenador da proposta, até a data limite estabelecida no item 7 deste Edital de Chamada Pública. Na versão original, deverão ser anexados os documentos relacionados no ANEXO 3 deste Edital de Chamada Pública.  

EDITAL 002/2017 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA 10. RESULTADOS ESPERADOS: Desenvolver competências empreendedoras em estudantes do ensino superior; Apoiar e fortalecer a atuação das Instituições do Ensino Superior no ensino de empreendedorismo e no desenvolvimento do processo de inovação; Repassar conteúdos e metodologias visando a formação de professores do Ensino Superior na temática de Empreendedorismo engajado com valores de sustentabilidade, inovação e impacto social; Estimular e apoiar iniciativas das IES na formação e fortalecimento de habitats de empreendedorismo e inovação, como; Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), Laboratórios Abertos, Incubadoras de Empresas, Empresas Juniores e Centros de Empreendedorismo (CE’s) e afins; Estimular parcerias entre as IES e as empresas como forma de transferência de tecnologia e desenvolvimento de novos negócios; Fortalecer o Ecossistema Empreendedor e de Inovação do Estado da Bahia; Estimular o surgimento de empreendimentos por oportunidade sejam, empresas tradicionais ou startups.

Unidade de Educação Empreendedora - SEBRAE/BA Gerente: Flavia Goroni Analista:Ana Luci des Graviers / 3320-4479 edital.ies@ba.sebrae.com.br