CULTURA DE MASSA INDUSTRIA CULTURAL Prof

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Transcrição da apresentação:

CULTURA DE MASSA INDUSTRIA CULTURAL Prof CULTURA DE MASSA INDUSTRIA CULTURAL Prof.ªRosangela/Sociologia 2º ano Conteúdo de prova Data: 27/07 – P9: Sociologia + simulado

A EXPRESSÃO CULTURA DE MASSA: CRIADA COM UM OBJETIVO ESPECÍFICO: ATINGIR A MASSA POPULAR, TRANSCENDENDO ASSIM, TODA E QUALQUER DISTINÇÃO DE NATUREZA: ÉTICA SOCIAL ETÁRIA SEXUAL

Módulo 43– Cultura popular e cultura de massa – pág. 260 a 262 Entendemos como cultura de massa toda expressão simbólica ou material, como a moda, produzida para o mercado consumidor , sendo resultante da invasão dos produtos industriais no universo da cultura. Tem como visão entreter, preencher os vazios da vida nos tempos de descanso do trabalhador, sendo esta uma das principais críticas dos teóricos frankfurtianos.

Cultura de massas e cultura para as massas Cultura de massas : a cultura popular se encontra no espaço em que os produtores e disseminadores são o as classes populares, o povo. É possível perceber que a cultura popular pode ser entendida como a “cultura das massas. A “cultura para as massas” : é aquela dirigida pelo interesse econômico de produtores culturais – que de produtores têm muito pouco, ou seja, empresários que exploram o consumo da cultura pelas massas . ( p. 260/261)

Módulo 44– O conceito de indústria cultura – pág. 262 a 265 O conceito de indústria cultural : elaborado primeiramente na obra Dialética do esclarecimento(1947), de Theodor Adorno (1903-1969) e de Max Horkheimer (1895-1973), integrantes do Instituto de Pesquisa Social que ficou conhecido internacionalmente como Escola de Frankfurt.(MENTALIDADE MARXISTA). Esses intelectuais cultivavam a conhecida TEORIA CRITICA DA SOCIEDADE. Esta corrente filosófica foi responsável pela disseminação de expressões INDUSTRIA CULTURA OU CULTURA DE MASSAS. WALTER BENJAMIN - JURGEN HABERMAS MAX HORKHEIMER

CONTEXTO HISTÓRICO A PARTIR DA SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (XIX), AS ARTES USUFRUEM UMA FASE DE PRODUÇÃO AUTÔNOMA. TORNAM-SE DEPENDENTES DAS NECESSIDADES DE MERCADOS. OS BENS CULTURAIS SÃO PRODUZIDOS COMO MERCADORIA. CARACTERÍSTICAS : A INDUSTRIA CULTURAL CRIA A ILUSÃO DE FELICIDADE NO PRESENTE E ELIMINA A DIMENSÃO CRÍTICA. IMPORTANTE – A INDÚSTRIA CULTURAL OCUPA O ESPAÇO DE LAZER DO TRABALHADOR SEM LHE DAR TEMPO PARA PENSAR SOBRE AS CONDIÇÕES DE EXPLORAÇÃO EM QUE VIVE.

PRINCIPAIS CRÍTICAS: A PROPAGANDA RESSALTA A MAGIA DA MERCADORIA; NA INDUSTRIA CULTURAL, O CONSUMIDOR É TRATADO COMO REI, MAS NÃO O É, NA REALIDADE ELE É SIMPLESMENTE OBJETO DELA. OS PRODUTOS SÃO ADAPTADOS AO CONSUMO DAS MASSAS (QUE EM GRANDE PARTE TORNA-SE ESCRAVO DELA, DETERMINANDO O SEU CONSUMO).

Segundo MARILENA CHAUÍ A INDÚSTRIA CULTURAL VENDE CULTURA. PARA VENDÊ-LA DEVE SEDUZIR E AGRADAR O CONSUMIDOR. PARA SEDUZÍ- LO E AGRADÁ-LO, NÃO DEVE CHOCÁ-LO, PROVOCÁ-LO, FAZÊ-LO PENSAR, FAZÊ-LO TER INFORMAÇÕES NOVAS QUE PERTURBEM, MAS DEVE DESENVOLVER- LHE, COM NOVA APARÊNCIA, O QUE ELE SABE, JÁ VIU, JÁ FEZ.

SEGUNDO HORKHEIMER DEVIDO A MASSIFICAÇÃO CULTURAL, AS ARTES PERDERAM ALGUMAS DE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E TORNARAM-SE: CONSUMISTAS REPETITIVAS MODISTA DISSIMULADORAS DA REALIDADE

COMUNICAÇÃO E CULTURA DE MASSA FORMA DE APRESENTAÇÃO DE UM DETERMINADO PRODUTO ARTÍSTICO – IDÉIA DE ESTÉTICA, TÉCNICA.

Módulo 45– A indústria cultural no Brasil – pág. 265 a 267. Características: Se desenvolveu com a introdução do rádio no Brasil , década de 1920; primeiramente transmitia só programas como se diz “ cultos” , poemas, músicas, etc... No segundo momento entra com publicidades. Houve uma difusão maior com a introdução da TV na década de 1950; Internet após 1990; Influências estrangeiras; Classe média é a que mais consome para...

A atitude da personagem Mafalda demonstra a crítica aos artifícios da propaganda que ressalta a magia da mercadoria, prometendo mais do que ela realmente pode oferecer, e que os sujeitos nem sempre são passivos diante dos MCM.