ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA PROF: IANA F AUDINO
ORIENTAÇÕES GERAIS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Objetivo geral da área: Compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam ao aluno desenvolver estudos posteriores e ou modificar o meio ao qual está inserido. Abrange um amplo campo de relações e regularidades afim de despertar a curiosidade e instigar a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio.
Objetivos específicos do 1 ano: Ampliar os conhecimentos algébricos construídos ao longo do Ensino Fundamental. Estimular a experimentação, a troca de informações e discussões de conceitos a fim de possibilitar a construção do raciocínio lógico matemático e também a construção da autonomia.
Objetivos específicos do 1 ano: Instrumentalizar o educando para compreender os conceitos de conjuntos, intervalos e funções utilizando-os como ferramenta para resolver situações problemas sejam estas contextualizadas ou não. Possibilitar o educando a construir e reconstruir os conhecimentos resultantes a partir das relações que se estabelecem nas situações do cotidiano, com outras áreas do conhecimento e entre os diferentes eixos temáticos.
Conteúdos: Noção de conjuntos através da resolução de problemas Revisão de Plano Cartesiano Intervalos (noções na reta real) Conceito matemático de função Analise de domínio, imagem, crescimento e decrescimento de gráficos que representam funções. Função polinomial, constante e do 1º grau.
Conteúdos: Problemas envolvendo funções polinomial do primeiro grau e constante. Função polinomial do 2º grau. Problemas envolvendo funções polinomial do segundo grau. Analise de um gráfico qualquer Equações exponenciais e função exponencial Problemas envolvendo funções exponenciais e propriedades dos logaritmos Equações logaritmos e função logarítmica
Avaliação: ( processo e métodos) Serão utilizados diversos instrumentos como: produção de trabalhos individuais e/ou em grupo, testes ou provas que sintetizem um determinado assunto. Os resultados são expressos através de nota de 0 a 10. Será considerado aprovado no trimestre o alunos que obtiver no mínimo 7,0
As avaliações possuem pesos parciais totalizando 10 pontos. Cada trimestre terá um ponto extra a ser somado a nota das avaliações. Ponto extra = comprometimento na realização das atividades em aula e/ou casa, assiduidade e participação dos projetos desenvolvidos pela escola.
Recuperação: Cada trimestre terá uma avaliação acumulativa com todo o conteúdo desenvolvido ao longo do trimestre. Avaliação de recuperação substitui a nota anterior Caso o aluno, tenha um desempenho inferior, permanecerá com a nota anterior.
Acordos pedagógicos: O primeiro período tem 10 min de tolerância, não sendo permitida a entrada posteriormente. Em períodos consecutivos não será retomada a matéria para os alunos ausentes no primeiro período. Os demais períodos tem até 5 min de tolerância para deslocamento entre uma sala e outra, exceto após o intervalo.
Caso o aluno falte aula é se sua responsabilidade se informar sobre o conteúdo trabalhado com os colegas, caso ainda reste alguma dúvida perguntar a professora na aula posterior. Material cada aluno deve ter seu polígrafo seja xerocado ou em pdf em dispositivo móvel. Uso de celular (redes sociais e música) são proibidos durante explicação e correção de exercícios, Calculadora: não é permitido em avaliações.
Revisão básica...
Encontrando variáveis Dado C=2x-100 calcule: a) x para C=1000 b) C para x=20 C=2x-100 1 000+100=2x 1 100=2x 1 100/2=x 550=x C=2x-100 C= 2.20-100 = 40-100= -60
Dado R=x² -2x+10 c)Calcule R para x= -2 R= x²-2x+10 R=(-2)²-2.(-2)+10
Interpretação gráfica
a)Qual o aumento em percentual na produção de janeiro para fevereiro? 124 850 100% 176 538 x x= 17 653 800/124 850 x= 141,40% -100%= 41,40% Fev/jan= 176 538/124 850= 1,4140-1=0,4140= 41,40%
b)Qual a queda em percentual na produção de junho para setembro? 99 850 100% 78 500 x x= 7 850 000/99 850 x= 78,61% -100%= - 21,39% set/jun= 78 500/99 850 = 0,7861-1= -0,2139= - 21,39%
Exercícios ...
1. Dadas às equações responda o que se pede: L=20x-100 C=10x+100 R= - x² +2.x – 4 a) Qual o valor de L se x= 3 000 b) Qual o valor de x se L= 5000 c) Qual o valor de R para x=0 d) Qual o valor de R se x=2 e) Qual o valor de x se C=10 100 f) Qual o valor de C se x=5000
2)Os dois gráficos estão relacionados
Responda:
Retomando dos resultados:
1. Dadas às equações responda o que se pede: L=20x-100 C=10x+100 R= - x² +2.x – 4 a) Qual o valor de L se x= 3 000 L= 20. 3000-100= 59 900 b) Qual o valor de x se L= 5000 5000=20x-100 5000+100 5100=20x 5100/20= x 255=x c) Qual o valor de R para x=0 R= - (0)²+2.0-4= R= -0 +0 -4= -4
L=20x-100 C=10x+100 R= - x² +2.x - 4 d) Qual o valor de R se x=2 R= - (2)²+2.2-4= R= - 4 +4 - 4= -4 e) Qual o valor de x se C=10 100 10 100=10x+100 10 100-100=10x 10 000=10x 10 000/10=x 1000=x f) Qual o valor de C se x=5000 C=10 . 5 000+100= 50 100
Cel 2000 / total tel 2000 = 23,2/54,1=0,4288= 42,88% (V) 98 99 00 01 02 03 Fixo 20 25 30,9 37,4 38,8 40 Celular 7,4 15 23,2 28,7 34,9 45,5 total 27,4 54,1 66,1 73,7 85,5 54,1 100% 23,2 x x= 2320/54,1 = 42,88% Ou Cel 2000 / total tel 2000 = 23,2/54,1=0,4288= 42,88% (V)
x 4% x= 160/100= 1,6 x 17% ( mesmo raciocínio) 98 99 00 01 02 03 Fixo 20 25 30,9 37,4 38,8 40 Celular 7,4 15 23,2 28,7 34,9 45,5 total 27,4 54,1 66,1 73,7 85,5 F= 40 x 0,04= 1,6 + 40 = 41,6 ( 4% de algo é so multiplicar por 0,04 ou faça uma regra de três ) C= 45,5 x 0,17= 7,735 + 45,553,2 =53,235 (17% é só multiplicar por 0,17 ou faça uma regra de três ) 40 100% 45,5 100% x 4% x= 160/100= 1,6 x 17% ( mesmo raciocínio) 53,235 - 41,6= 11,635 milhões telefones (F)
Sim só em 2003 (V) 34,9 100% 45,5 x x=4550/34,9= 130,3% - 100% = 30,3% 98 99 00 01 02 03 Fixo 20 25 30,9 37,4 38,8 40 Celular 7,4 15 23,2 28,7 34,9 45,5 total 27,4 54,1 66,1 73,7 85,5 Sim só em 2003 (V) 34,9 100% 45,5 x x=4550/34,9= 130,3% - 100% = 30,3% ou 2003/2002= 45,5/34,9= 1,303-1=0,303=30,3% (V)
98 99 00 01 02 03 Fixo 20 25 30,9 37,4 38,8 40 Celular 7,4 15 23,2 28,7 34,9 45,5 total 27,4 54,1 66,1 73,7 85,5 34,9 100% 38,8 x x= 3880/34,9= 9 x= 111,1% – 100%= 11,1% Ou Fixo 2002/cel 2002= 38,8/34,9= 1,111-1=0,111=11,1% (F)