A formação do musicoterapeuta para o atendimento de pessoas com TEA

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Transcrição da apresentação:

A formação do musicoterapeuta para o atendimento de pessoas com TEA Dr. Gustavo Schulz Gattino II Fórum Brasileiro de Musicoterapia e Autismo Itajaí, 19 de Julho de 2017

Aquecimento A gå a tur ve a hav det gør a næsten hver daw å samler rav åh a vester hav

Por que é importante refletir sobre a formação do musicoterapeuta no que se refere aos transtornos do espectro do autismo?

Justificativas Poucas publicações sobre o tema. Necessidade de trazer uma ideia clara para os profissionais de outras áreas e para os familiares. Discutir sobre o tema com musicoterapeutas em formação.

Motivações pessoais Musicoterapeuta atuante nesta área há mais de dez anos. Pesquisador no campo da musicoterapia e autismo. Professor nos cursos de musicoterapia da Universidade de Aalborg (professor assistente, Dinamarca), Universidade Católica de Valência (professor externo, Espanha) e Faculdade de Candeias (professor convidado, Brasil). Supervisor em musicoterapia.

Musicoterapia - definição Musicoterapia é o uso clínico e baseado em evidências de intervenções musicais para atingir objetivos individualizados dentro de uma relação terapêutica por um profissional credenciado que tenha finalizado uma formação de musicoterapia (AMTA, 2017).

Artes em musicoterapia (Bruscia, 2014) Composição Improvisação Performance Escuta Musical

Musicoterapia e autismo – a formação do musicoterapeuta Conhecimento específico sobre autismo – definição, características principais, etiologia, funcionamento neurológico, entendimento do autismo na sociedade e principais intervenções terapêuticas (inclusive medicamentosas). Conhecimento sobre práticas e políticas de educação inclusiva – políticas públicas, concepções de inclusão para pessoas com autismo, métodos (DIRFloortime, Son Rise, etc.), recursos e adaptações.

Sugestões de leitura

Musicoterapia e autismo – a formação do musicoterapeuta Conhecimento sobre música – teoria musica; entendimento sobre ritmo, melodia, harmonia, timbre, fraseado e dinâmica. Conhecimento sobre a cognição musical relacionada ao autismo – como funciona o cérebro de uma pessoa com autismo no que se refere ao funcionamento musical, desenvolvimento musical e as principais teorias psicológicas que fundamentam o uso da música para pessoas com autismo

Sugestões de leitura

Conhecimentos em musicoterapia teorias e terminologias da musicoterapia. diferentes modelos em musicoterapia. tocar um instrumento harmônico. Cantar afinado. Ter capacidade de acompanhar e liderar uma interação musical. Dominar técnicas de improvisação (musicais e clínicas) e de uso de canções (nível básico). Dominar o uso do corpo (nível básico). Utilizar procedimentos de avaliação em musicoterapia (entrevista, observação, escalas e atividades musicais avaliativas).

Sugestões de leitura

Sugestões de leitura

Sugestões de leitura

Sugestões de leitura

Sugestões de leitura

Sugestões de leitura

Sugestões de leitura

Sugestões de leitura

Outros conhecimentos importantes Realizar terapia pessoal. Ter prática de supervisão em musicoterapia. Conhecer familiares e pessoas com autismo. Conviver com o desenvolvimento típico.

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MUITO OBRIGADO! GATTINO@HUM.AAU.DK