Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros O que Faz?

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Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros O que Faz? PROAF Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros O que Faz?

Responsabilidades institucionais da PROAF Coordenar e supervisionar: A execução orçamentária e financeira da Universidade (Depto. Contabilidade e Finanças-DCF); A aquisição de bens e serviços (Depto. de Materiais e Serviços Auxiliares-DMSA); Os contratos e os convênios institucionais com recursos financeiros (Depto. de Gestão de Contratos Convênios- DGCC).

O Orçamento das Universidades Federais Majoritariamente do Orçamento Governo Federal  Lei Orçamentária Anual (LOA) Convênios  PPGEA  Fundações Descentralizações do Governo Federal  Programa de Apoio à Pós-Graduação - PROAP  Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR  Pró-equipamentos

Créditos LOA 2016 (R$)

Como é gasto o recurso público? DMSA Bens e Serviços Aquisições Responsável por:  Compras diretas  Pregões eletrônicos e presenciais  Comissão de Licitação - convite, tomada de preços, concorrência DGCC Gestão Contratos Responsável por:  Acompanhar e supervisionar a implantação e execução de todos os contratos de terceirização, de serviços gerais e de concessão de espaços físicos comerciais.

Etapas de gasto do Recurso público https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&u Etapas de gasto do Recurso público

A REGRA É LICITAR Etapa Interna Planejar a compra - Especificar o bem ou o serviço pelo setor requisitante; Termo de Referência/Projeto Básico); Aprovar a despesa e destinar o crédito orçamentário pelo ordenador de despesa; Enquadrar na licitação mais adequada (modalidade); Elaborar o edital; Pesquisar os preços; Parecer jurídico (Procuradoria Federal);

Etapa Externa Publicar o edital no Diário Oficial da União - (DOU), registro no Portal de Compras Governamentais - SIASG, registro na página da TransparênciaPública:http://www3.transparencia.gov.br/index.jsp ?CodigoOrgao=26249&TipoOrgao=2 dos Órgãos e Entidades; Jornais e Portal da UFRRJ; Os procedimentos e prazos variam conforme a modalidade licitatória. Recebimento das propostas; Habilitação das empresas (jurídica, fiscal, técnica, trabalhista e econômico financeira); Classificação das propostas; Julgamento; Adjudicação; Homologação.

E após a Licitação? DCF Liquidação da despesa no SIAFI Autorização do pagamento pelo ordenador de despesa Cálculo de retenções tributárias e encargos Pagamento ( emissão de ordem bancária) Repasse de recursos financeiros (Governo Federal) Atesto da nota fiscal pelo requisitante Recebimento do bem ou serviço Envio do empenho a empresa (prazo para entrega do bem/ serviço conforme edital) Empenho do bem/ serviço após autorização do ordenador de despesa

Onde estão os gargalos em tempos de crise? Orçamento insuficiente para fazer frente às demandas de funcionamento da instituição devido à expansão e novas exigências legais; Repasse insuficiente de recursos financeiros para pagamento de compromissos assumidos em conformidade com o orçamento. Contingenciamento dos limites para empenho

Como aprimorar a eficiência e a aplicação dos recursos públicos? Instituir o planejamento da aplicação de recursos no ano anterior, tendo como referência, a definição de prioridades, a consolidação e avaliação dos cursos e as necessidades de infraestrutura dos campus; Distribuir os recursos orçamentários com base numa matriz discutida e parametrizada; Implantar o Sistema Integrado de Informações (SIG/UFRN);

Como aprimorar a eficiência e a aplicação dos recursos públicos? Descentralizar as aquisições de bens e serviços; Construir um almoxarifado central; Criar normas institucionais para o uso de diárias e passagens; Gerenciar a frota de veículos de forma otimizada; Promover a implantação de um Plano Institucional de Sustentabilidade Ambiental envolvendo eficiência de uso da energia, água e destinação de resíduos.

OBRIGADA PELA ATENÇÃO Profª. Nidia Majerowicz Pró-reitora de Assuntos Financeiros nidia@ufrrj.br Tel. 2682-2925