Tipo: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (IC)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação em EaD: desafios e possibilidades
Advertisements

Resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA DANILO LOPES FERREIRA LIMA ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução a Educação a Distância
Profª. Drª. Adriana Clementino Profª. MSc. Diólia de Carvalho Graziano
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Ambiente Virtual de Aprendizagem
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Transposição Didática
TÍTULO DO TRABALHO: O MESMO DO RESUMO
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Design Instrucional para Disciplina de
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EAD:
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL BRUNA.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
PRÉ-PROJETO CURSO: MCE – Mestrado em Ciência da Educação PERÍODO: NOME: Javan Jessé Ferreira da Silva ORIENTADOR: Prof. Dr. Paulo Pereira.
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
AVALIAÇÃO POR PARES E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
II SEMINÁRIO INTEGRADO DO PROEJA EM PERNAMBUCO TÍTULO DO TRABALHO
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
Engajamento Estudantil da Educação a Distância por meio do Programa
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
GUSTAVO BERNARDO DA SILVA FILHO GOOGLE CLASSROOM: UMA PROPOSTA DE DINAMIZAÇÃO DO ENSINO EM DISCIPLINAS DOS CURSOS PRESENCIAIS DO IFPI – CAMPUS TERESINA.
Transcrição da apresentação:

Tipo: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (IC) Natureza: RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA Categoria: PESQUISA E AVALIAÇÃO Setor Educacional: EDUCAÇÃO SUPERIOR USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: PERCEPÇÕES DOCENTES EM UM CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Isaura Alcina Martins Nobre - Ifes - isaura@ifes.edu.br Rutinelli da Penha Favero - Ifes - rutinelli@ifes.edu.br Marize Lyra Silva Passos - Ifes - marize.passos@ifes.edu.br João Hermes Scardini Portella - Ifes - deodyxs@rmail.com Wanderley Alves - Ifes - wanderley.bsi@gmail.com Set/2016

INTRODUÇÃO Ifes - campus Serra, curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) Inicio do uso da EaD – 2007 Resolução CS nº 64/2011 - normatiza a utilização das TIC

REFERENCIAL TEÓRICO Uso de TIC na educação - democratiza, diminui as desigualdades Familiaridade dos estudantes com o ambiente virtual Favorecendo a disseminação das informações e a interação entre as pessoas Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle

METODOLOGIA DE PESQUISA Pesquisa Mista (quali-quantitativa) Pesquisa Exploratória Descritiva. “[...] têm por objetivo descrever completamente determinado fenômeno [...]”, e “[...] podem ser encontradas tanto descrições quantitativas e/ou qualitativas, quanto acumulação de informações detalhadas, como as obtidas por intermédio da observação participante” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 187). Procedimento técnico Survey Instrumento de coleta - questionário on-line Universo – 40 professores – amostra 28 (70%) - margem de erro 10%, confiabilidade 95% Período – jan. a mar. de 2015

RESULTADOS E DISCUSSÃO Utilização do AVA como apoio a aulas presenciais 85% responderam SIM 25% responderam NÃO “Ainda não tive a oportunidade de utilizar o Moodle como ferramenta de apoio às minhas aulas, porém, penso que num futuro próximo isso será inevitável, uma vez que entendo que os AVA tem grande potencial pedagógico.” “Nunca usei o Moodle para aulas presenciais. Mas, pretendo usar em breve.”

RESULTADOS E DISCUSSÃO Motivos para utilizar o AVA em aulas presenciais 39,3% - por já terem experiência com o uso do Moodle em cursos ofertados a distância; 75,0% - por favorecer a disponibilização de conteúdo; 53,6% - por favorecer a interação entre professor e aluno; 25,0% - por favorecer a interação entre os alunos; 32,1% - por favorecer o cumprimento dos 20% a distância; 10,7% - por outros motivos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Uso de recursos do Moodle Recurso 0% a 20% 21% a 40% 41% a 60% 61% a 80% 81% a 100% Tarefa de envio de arquivo 4 3 2 10 Fórum 15 1 Escolha forma de contato 16 Disponibilização de links 5 8 Wiki 20 Mensagem Questionários Outros 21

RESULTADOS E DISCUSSÃO Recursos do Moodle que poderiam ser melhor explorados Wiki – ação de cooperação e colaboração; Fórum - reflexão crítica; Questionário – mais criativos e com feedback.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Pontuação para atividades no Moodle 00 a 20 –> 8 (3 só para organização da disciplina) 21 a 40 –> 6 41 a 60 –> 1 61 a 80 –> 2 81 a 100 –> 3 8 não responderam a questão (3 não usam o AVA)

RESULTADOS E DISCUSSÃO Desafios pedagógicos para o uso do Moodle Trabalhos colaborativos e interativos (dificuldade da ferramenta); Capacitação docente (ferramenta e pedagógica); Adesão dos alunos (conseguir captar a atenção dos alunos para o uso da ferramenta).

RESULTADOS E DISCUSSÃO 85,7% dos professores que utilizam o Moodle o recomendaria para outros colegas Eu utilizo ferramentas de educação à distância como apoio ao ensino presencial há mais de 10 anos. Confesso que teria dificuldades em ministrar disciplinas atualmente sem este auxílio. O Moodle é uma excelente forma de ensino, porem precisamos sistematizar melhor a forma de uso e como o aluno utilizara a ferramenta para promover ainda mais o seu crescimento. Recomendo e utilizo com algumas ressalvas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 85% dos professores utilizam ou já utilizaram o AVA; A atuação em cursos ofertados a distância favoreceu o uso do AVA no presencial; O recurso mais utilizado é a “Tarefa com envio de arquivo”; O uso do Wiki e o Fórum são considerados desafios pedagógicos; Os professores recomendam o uso do AVA e quem não utiliza pretende usa-lo em um futuro próximo.

REFERÊNCIAS ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001. BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Educação Superior a Distância . Portaria Nº 4.059, de 10 de Dezembro de 2004 (DOU de 13/12/2004, Seção 1, p. 34). INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Resolução CS nº 64, de 08 de Dez. de 2011. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória: ES, 2011. KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003. MOORE, Michael G., KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008. PRENSKY, Marc. A aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora do SENAC São Paulo, 2012. 546 p. STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. (Trad.) Karla Reis. Porto Alegre: Penso, 2011. VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Obrigada! marize@ifes.edu.br http://marizepassos.wixsite.com/home Tel.: (27) 3222-2613