INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO DESPORTO NA NATUREZA.
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Atividades e Esportes de Aventura 2013 Pós-Graduação UNIFMU.
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligências Múltiplas
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Inteligências Múltiplas
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ESTUDO CLIQUE SOBRE A TELA EM AZUL E ASSISTA AO VÍDEO Caso o vídeo não comece (necessita do winanp), assista-o clicando no ícone.
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.2010 Monitoramento Cognitivo para.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Cartografia.
Criatividade e Inteligência Competitiva
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Mente Positiva.
Formação Ética e Cristã
Carlos Eduardo Rodrigues
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
“Estudando para o Enem de forma invertida”
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
Apresentação Multimédia #13 Tema II | EU Capítulo 1 | A cognição
Mente Positiva HI: 192 – Infinita Graça.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO
Apresentação Multimédia #15 Tema II | EU Capítulo 2 | A emoção
Estudando para o Enem de forma invertida
Como alcançar a Criatividade
Cartografia A cartografia é um conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de.
Cartografia: e suas Projeções
EAD 0626 Inteligência Emocional
JOGOS EDUCATIVOS Nós educadores precisamos estar atentos para descobrirmos as competências dos alunos, conforme diz Gardner (1985) o indivíduo possui múltiplas.
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Estudando para o Enem de forma Invertida
Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner.
Geografia. Aula É fácil orientar outras pessoas? Introdução à cartografia Mafalda e seus amigos discutem sobre a orientação que a humanidade deve.
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Primeria Parte.
Cartografia Representações e Escalas
Leitura dos Resultados EXEMPLO
MOTIVAÇÃO.
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA
Cartografia Representações e Escalas
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Análise de Jogos Educativos Online. Jogos educativos além da parte lúdica facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução.
PERSONIFICANDO A MINHA IDENTIDADE.
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
ELENY C.H. MEIBORG BDes, ROSAMELIA P. RIBEIRO PhD
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

ASPECTOS INTERDICIPLINARES GEOGRAFIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICA CIENCIAS HISTÓRIA MAPA GLOBO MAGNETISMO TERRESTRE IMPRESSÃO ÂNGULOS CALCULOS MEDIÇÕES IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA BÚSSOLAS AZIMUTES MÉTODOS DE LEITURA LATITUDE LONGITUDE IDENTIFICAÇÃO DA SOLUÇÃO COORDENADAS VELOCIDADE TEMPO DISTÂNCIA AÇÃO 1OS NAVEGADORES ROMANOS VIKINGS e FENICIOS CARTOGRAFIA GRÁFICOS 1OS MAPAS USO DE MAPAS CORES ALTIMETRIA PLANIMETRIA ALTITUDE ESCALAS PLANOS HISTÓRIA NATURAL ORIENTAÇÃO DE MAPAS DESENHO DE MAPAS BÚSSOLA ELECTRICIDADE CONSERVAÇÃO FAUNA FLORA DESCOBRIMENTOS NORTE MAGNÉTICO NORTE GEOGRÁFICO NORTE CARTOGRÁFICO INSTRUMENTOS DE MEDIDA POLUIÇÃO REGRAS BÚSSOLAS ESTRELAS ASTROLÁBIO USO DA RÉGUA E ESQUADRO 2

ASPECTOS INTERDICIPLINARES BIOLOGIA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MOVIMENTO DIREITO FÍSICA BOTÂNICA ABETA DIREITO AMBIENTAL IBAMA METEOROLOGIA VELOCIDADE RESISTÊNCIA AGILIDADE FORÇA OCEANOGRAFIA LEITURA DE PLANILHAS ECOTURISMO ZOOLOGIA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FÓRMULAS GASES 3

VAMOS FAZER UM TESTE DE I.M.?

Corporal-Cinestésica É a inteligência que se revela como uma especial habilidade para utilizar o próprio corpo de diversas maneiras. envolve tanto o autocontrole corporal quanto a destreza para manipular objetos . Atletas, dançarinos, malabaristas e mímicos têm essa inteligência desenvolvida.

Musical É a inteligência que permite a alguém organizar sons de maneira criativa, a partir da discriminação de elementos como tons, timbres e temas. As pessoas dotadas desse tipo de inteligência geralmente não precisam de aprendizado formal para exercê-la, como é o caso de muitos famosos da música popular brasileira. Características: Acalmam-se com música, Aprendem qualquer som de ouvido; Movimentam o corpo ou parte dele ao som de uma música; Facilidade para criação de melodias/ritmos; Tem habilidade para tocar instrumentos.

Lógico-matemática: Números e raciocínio lógico são algo que agrada particularmente. São pessoas caracterizadas pelo gosto e pela competência no cálculo, no raciocínio lógico e na busca de explicação para tudo. Sentem-se desafiadas perante problemas envolvendo raciocínio, que procuram resolver de forma metódica e persistente. Divertem-se a resolver os "quebra-cabeças" das revistas e dos jornais. Características: Gostam de fazer listas de compras, viagens, etc. Planejam tudo. Gostam de colecionar coisas desde criança; Não suportam conversas bobas confusas e sem sentido; Tem facilidade para resolver cálculos complexos;

LINGÜÍSTICA: manifesta-se na habilidade para lidar criativamente com as palavras. Particularmente notável nos poetas e escritores, é desenvolvida também por oradores, jornalistas, publicitários e vendedores. Características: Gostam de falar, lêem tudo que encontram pelo caminho; Tem a capacidade de convencer alguém sobre um fato; Tem capacidade de explicar, ensinar e aprender. Tendem a ter a memória auditiva e visual bem desenvolvida; Aprendem lendo, escrevendo e ouvindo.

Inteligência INTRAPESSOAL: é a competência de uma pessoa para conhecer-se e estar bem consigo mesma. Administrando seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. Enfim, é a capacidade de formar um modelo real de si e utilizá-lo para se conduzir proveitosamente na vida, característica dos indivíduos "bem resolvidos", como se diz na linguagem popular.

Interpessoal: é a capacidade de uma pessoa dar-se bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais. Esse tipo de inteligência ressalta em políticos, terapeutas, professores e animadores de espetáculos. Características: Percebem bem as pessoas; Fazem trabalho cooperativo ajudando as pessoas; Tem percepção e distinção dos diferentes estados “emocionais” dos outros.

ESPACIAL: é a capacidade de formar um modelo mental preciso de uma situação espacial. Ela é especialmente desenvolvida, por exemplo, em arquitetos, navegadores, pilotos, cirurgiões, engenheiros e escultores. Características: Rabiscam enquanto falam ao telefone; Não suportam ambientes sujos e decadentes; Tem facilidade em criar soluções para ambientes mais harmônicos de acordo com o espaço físico, objetos e máquinas; Gostam de assistir desenhos animados; Tem a imaginação ativa.

QUAIS ATIVIDADES DE AVENTURA VOCÊ INDICARIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SEGUINTES INTELIGÊNCIAS: Cinestésico - Corporal Espacial Intrapessoal Interpessoal Lógico - Matemática Linguística Musical