Introdução à História da Arte

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Transcrição da apresentação:

Introdução à História da Arte Profª Mariana Kaadi

Qualquer obra de arte possui valor documental intrínseco Portanto é um documento. É o reflexo: da forma do estilo da personalidade do artista de um olhar sobre a sociedade em que foi produzida. (Artigo: A sociedade como obra de arte, de Herbert Marcuse - 1967).

“É a expressão exterior de um conteúdo interior” (Wassily Kandisky)

Proposta das aulas: Estudar a História da Arte a partir dos seguintes aspectos: Estabelecendo um diálogo com a História, identificando as funções da arte (política, econômica, cultural,religiosa,entretenimento...) Analisando elementos da arte plástica (profundidade, clareza, nitidez...) Comparando com a arte contemporânea produzida em nosso tempo.

Existem mecanismos específicos para a leitura das imagens *Quanto a forma o autor nos propõe 5 pares de oposições: 1. Linear e Pictórico 2. Plano e Profundidade 3. Forma fechada e Forma aberta 4. Pluralidade e Unidade 5. Clareza e Obscuridade ( Conceitos fundamentais de História da Arte; autor clássico Heinrich Holfflin, 1915)

1. Linear e Pictórico Linear: forma onde predomina o desenho, a linha. Pictórico: forma onde predominam os efeitos de luz e sombra, os volumes.

2. Plano e Profundidade Plano:forma de composição onde o autor cria um plano e alinha as personagens. Profundidade: forma de composição onde personagens e/ou elementos são organizados em planos múltiplos, dando a ilusão de 3 dimensões. Há uso de linhas diagonais de composição. (perspectiva)

3. Forma fechada e Forma aberta Forma fechada: Olhar do espectador é guiado. Não podemos “tirar” nem “acrescentar” elementos. Forma aberta: nosso olhar percorre livremente a obra, sem caminhos pré-definidos. Podemos “acrescentar” ou “retirar” elementos.

4. Pluralidade e Unidade Pluralidade Unidade individual, visão em detalhes, distinguimos todos os elementos. unidade: visão em conjunto, unidade múltipla, elementos se fundem, unificam.

5. Clareza e Obscuridade Clareza: refere-se a nitidez formal. Formas claramente definidas. Obscuridade: refere-se a relativa “indefinição” formal, que pode ser alcançada também (mas não exclusivamente) pela penumbra.

*Quanto ao conteúdo Iconografia: o que está representado Contexto histórico: mentalidade de determinada época. “ Toda representação se funda em convenções, pois existe uma oposição entre o ver e o conhecer.” (Arte e ilusão, um estudo da representação pictórica, Gombrich,2001).