HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.

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Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES

 Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora ] quadros dirigentes da sociedade

 Atividade especialmente difícil  Ligada aos problemas da sociedade, às suas condições de trabalho em transformação e às novas tecnologias voltadas para o futuro e não o passado História das Universidades

 Antigüidade Clássica - Grécia e Roma - Escolas de alto nível que formava especialistas em Medicina, Filosofia, Retórica e Direito

 Final da Idade Média (meados do século XI a XV)  Nasce a universidade identificada com sua sociedade e cultura História das Universidades

 Idade Moderna: rebelião burguesa com a ordem medieval  Universidade não acompanha o espírito difundido pela Reforma História das Universidades

 Século XIII – saber medieval é contestado. (Iluminismo) História das Universidades

 Século XIX – com o incremento da industrialização, foi instituída a Universidade Napoleônica, na França História das Universidades - Surgiu em função de necessidades profissionais. - Estruturada de forma fragmentada em escolas superiores

Século XII – criada a Universidade de Berlim, na Alemanha, considerada como a “Universidade Moderna”, centro de pesquisa. História das Universidades

 Desde o início: - desprovido de caráter nacional - influenciado por espírito colonialista e colonizador História das Universidades Ensino ministrado pelos jesuítas: - alheio às necessidades da colônia - destinado a proporcionar cultura geral básica - sem preocupação de qualificar para o trabalho

 Até 1808:  Até 1808: luso-brasileiros faziam seus estudos superiores na Europa (Universidade de Coimbra). A maioria era religiosa  1808:  1808: após a vinda de D. João VI para o Brasil é criado o chamado ensino superior, em resposta às necessidades da colônia. Surge curso de ensino superior no Rio de Janeiro e Bahia, marcados pelo caráter utilitário e imediatista História das Universidades

 1854: faculdades de Direito de São Paulo e Recife  1930: Universidade de Minas Gerais  1934: USP e Distrito Federal  1968: promulgada a Lei nº5540 da Reforma Universitária, que fundamentou-se na renovação do conceito do ensino superior, e insistia que a universidade deveria cultivar as áreas fundamentais do saber, estudadas como base para futuras aplicações técnico- profissionais História das Universidades

 Enfatizou o desenvolvimento da pesquisa vinculada ao ensino e prescrevia ainda que o regime didático e a estrutura curricular deveriam atender às necessidades do desenvolvimento regional, nacional e do progresso das ciências  Estabeleceu os objetivos do Ensino Superior: História das Universidades

 Art. 1º -  Art. 1º - O ensino superior tem por objetivo a pesquisa, o desenvolvimento das ciências, letras e artes e a formação de profissionais de nível universitário  Art. 2º -  Art. 2º - O ensino superior é indissociável da pesquisa e será ministrado em universidades e excepcionalmente em estabelecimentos isolados, organizados como instituições de direito público ou privado Imprimiu nova organização ao ensino superior mas não solucionou a crise universitária brasileira História das Universidades

1. 1. Deveria constituir-se em um centro ativo de: - Pesquisa científica - Investigação teórica - Atividades filosóficas, literárias e artísticas expressão da cultura intelectual Tem como funções: ensino, pesquisa e a extensão. História das Universidades

 Ensino: formação de profissionais liberais e especialistas altamente qualificados nos diversos campos do conhecimento  Pesquisa: na graduação deve caracterizar-se pelo processo de reelaboração do saber e pós- graduação deve constituir a própria substância do trabalho que se caracteriza em fazer avançar o poder História das Universidades

 Extensão: com finalidade de difundir o saber universitário, oferecendo oportunidades a uma clientela não- regular, oferecendo aos próprios universitários programas que transcendem aos currículos e que unam as comunidades  Problemas: conteúdos dos cursos; métodos de ensino; tempo de dedicação dos docentes; qualificação do docente; contato professor-aluno somente em sala de aula História das Universidades