RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ser professor é professar a fé e a certeza de
Advertisements

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Prof. Sergio Medina RESENHA É a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
A perspectiva socioconstrutivista interacionista.
8 CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS EMOCIONALMENTE INTELIGENTES INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
E os personagens dos grupos? UNIDADE IV Profª Jacqueline Moreira.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano.
IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL ELIZABETH TEIXEIRA UEPA.
As organizações e sua importância no mercado de trabalho.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
XADREZ E. M. Professor Antonio Lopes Lins
PROGRAMA DE ESTÁGIO 2017.
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
Introdução ao Comportamento Organizacional
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Ser Feliz. Ser Feliz Você pode ter defeitos, viver ansiosa e ficar irritada algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do.
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Comunidade de Aprendizagem
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Avaliação Algumas questões para pensar
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Cultura Organizacional
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
A postura profissional é formada por aspectos como 
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Apresentação.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
A EDUCAÇÃO ENVOLVE: COMPROMISSO AÇÃO DECISÃO comprometimento.
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS: INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Marcia Fortes Wagner¹, Anderson Siqueira Pereira2, Margareth.
Competência de Delegação
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
COACHING PARA GESTÃO DE PESSOAS
O PAPEL ESTRATÉGICO DO RH NAS ORGANIZAÇÕES ATUAIS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
Um bom dia para ser Feliz.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Avaliar desempenho de servidores
Coaching “A situação em que um profissional experiente em dado trabalho orienta outro, ensinando-o, motivando-o, fazendo-o praticar o trabalho (ou partes.
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
INFORMAÇÃO QUE CORRIGE RUMOS
Dicas de como orientar seus estudos
“Viver para o trabalho é penoso; viver sem trabalho é pior ainda”.
Treinamento e Desenvolvimento
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Seja Feliz Autor Desconhecido.
Formação Básica de Lideres
SOM.
Avaliar desempenho de servidores
Prof: Emanuel Domingos dos Santos
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
SER PROFESSOR 15 de Outubro.
Administração de Carreira Varias opções de se mudar a carreira.
Tópicos Especiais para Educação Profissional
Orientações de estágio
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Transcrição da apresentação:

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Aline Emanuele Bispo dos Santos PSICÓLOGA Escolar e Clínica

DEFINIÇÃO DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL O relacionamento interpessoal está associado, primeiramente com a própria pessoa, com o seu “eu”. O conhecimento dos próprios sentimentos, da formação profunda e verdadeira de si mesmo, proporciona um bom nível de autoconhecimento. Como resultado prático desse autoconhecimento desenvolvemos habilidades para se relacionar com outras pessoas.

O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL É DESENVOLVIDO COM MAIS EFICIÊNCIA QUANDO: OUÇO INFORMO ELOGIO DIÁLOGO AVALIO

ATITUDE S QUE IMPULSIONAM EMPATIA MOTIVAÇÃO INICIATIVA COMPETÊNCIA APOIO ATITUDES QUE RESTRINGEM VAIDADE APATIA DEPENDÊNCIA TIMIDEZ MANIPULAÇÃO

DICAS PARA DESENVOLVER SUAS HABILIDADES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS BUSQUE IDÉIAS. DEBATA PROPOSTAS. NÃO COMBATA PESSOAS. EVITE QUESTÕES PESSOAIS. LEVE EM CONSIDERAÇÃO APENAS AS IDEIAS E AS INFORMAÇÕES, JAMAIS OS ASPECTOS PESSOAIS DE QUEM OS EXPÕE.

COMO O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL? QUANDO UMA PESSOA CONHECE SEUS SENTIMENTOS E EMOÇÕES, OCORRE UM AUMENTO NA PRODUTIVIDADE, POIS SUA ATENÇÃO É DIREDIONADA AO QUE ESTÁ FAZENDO NÃO A SEUS SENTIMENTOS OU PROBLEMAS PESSOAIS.

A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS FEEDBACK É UM PROCESSO DE AJUDA PARA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, É COMUNICAR A UMA PESSOA OU GRUPO, NO SENTIDO DE FORNECER-LHES INFORMAÇÕES SOBRE COMO SUA ATUAÇÃO ESTÁ AFETANDO OUTRAS PESSOAS.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS “Você pode fazer mais amigos em dois meses, interessando-se pelas outras pessoas, do que em dois anos, tentando conseguir o interesse dos outros sobre você”. ( Dale Carnegie )

MENSAGEM Ser Professor Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS DRUCKER, P. O Gerente Eficaz. Zahar,1971. DUTRA, J, Competências – Conceitos e Instrumentos para a Gestão de pessoas na empresa Moderna, 6 ed. Atlas, 2000. FLEURY, A. e FLEURY, M. T. L. Estratégias Empresariais e Formação de competências, 3 ed. Atlas, 2008. FRIEDMAN, T. O mundo é plano, uma breve história do século 21. Objetiva,2005.

GREEN, P. Desenvolvendo Competências Consistentes. Qualitymark, 2005. MAXIMIANO, A. C. A.,Introdução a Administração. Atlas, 2006. GREEN, P. Desenvolvendo Competências Consistentes. GRAMIGNA, M. R.ModelodeCompetências e Gestão dos Talentos.Pearson, 2006. LEME, R. Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por competências. Quallitymark, 1999. STEWART, T. A. Capital Intelectual. Elsevier, 1998.