RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Aline Emanuele Bispo dos Santos PSICÓLOGA Escolar e Clínica
DEFINIÇÃO DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL O relacionamento interpessoal está associado, primeiramente com a própria pessoa, com o seu “eu”. O conhecimento dos próprios sentimentos, da formação profunda e verdadeira de si mesmo, proporciona um bom nível de autoconhecimento. Como resultado prático desse autoconhecimento desenvolvemos habilidades para se relacionar com outras pessoas.
O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL É DESENVOLVIDO COM MAIS EFICIÊNCIA QUANDO: OUÇO INFORMO ELOGIO DIÁLOGO AVALIO
ATITUDE S QUE IMPULSIONAM EMPATIA MOTIVAÇÃO INICIATIVA COMPETÊNCIA APOIO ATITUDES QUE RESTRINGEM VAIDADE APATIA DEPENDÊNCIA TIMIDEZ MANIPULAÇÃO
DICAS PARA DESENVOLVER SUAS HABILIDADES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS BUSQUE IDÉIAS. DEBATA PROPOSTAS. NÃO COMBATA PESSOAS. EVITE QUESTÕES PESSOAIS. LEVE EM CONSIDERAÇÃO APENAS AS IDEIAS E AS INFORMAÇÕES, JAMAIS OS ASPECTOS PESSOAIS DE QUEM OS EXPÕE.
COMO O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL? QUANDO UMA PESSOA CONHECE SEUS SENTIMENTOS E EMOÇÕES, OCORRE UM AUMENTO NA PRODUTIVIDADE, POIS SUA ATENÇÃO É DIREDIONADA AO QUE ESTÁ FAZENDO NÃO A SEUS SENTIMENTOS OU PROBLEMAS PESSOAIS.
A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS FEEDBACK É UM PROCESSO DE AJUDA PARA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, É COMUNICAR A UMA PESSOA OU GRUPO, NO SENTIDO DE FORNECER-LHES INFORMAÇÕES SOBRE COMO SUA ATUAÇÃO ESTÁ AFETANDO OUTRAS PESSOAS.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS “Você pode fazer mais amigos em dois meses, interessando-se pelas outras pessoas, do que em dois anos, tentando conseguir o interesse dos outros sobre você”. ( Dale Carnegie )
MENSAGEM Ser Professor Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...
REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS DRUCKER, P. O Gerente Eficaz. Zahar,1971. DUTRA, J, Competências – Conceitos e Instrumentos para a Gestão de pessoas na empresa Moderna, 6 ed. Atlas, 2000. FLEURY, A. e FLEURY, M. T. L. Estratégias Empresariais e Formação de competências, 3 ed. Atlas, 2008. FRIEDMAN, T. O mundo é plano, uma breve história do século 21. Objetiva,2005.
GREEN, P. Desenvolvendo Competências Consistentes. Qualitymark, 2005. MAXIMIANO, A. C. A.,Introdução a Administração. Atlas, 2006. GREEN, P. Desenvolvendo Competências Consistentes. GRAMIGNA, M. R.ModelodeCompetências e Gestão dos Talentos.Pearson, 2006. LEME, R. Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por competências. Quallitymark, 1999. STEWART, T. A. Capital Intelectual. Elsevier, 1998.