UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
Advertisements

CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Evolução de vagas ofertadas na Pós-Graduação (Total) Evolução de ingressantes na Pós-Graduação (Total) Fonte: COPG/PROPP. Org.: DIPLAN/COPLAN/PROAP.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
 A Educação Segregada (modelo clinico);  A Educação Especial (sistema paralelo de ensino) anos 70;  A inclusão (segunda metade da década de 90)  Educação.
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
Abordagens metodológicas em pesquisas de Administração Gilberto de Andrade Martins, 1997.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Extensão Universitária
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Curso de Filosofia - UFRN
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
Educação Superior em Ibero-américa
Credenciamento e Recredenciamento Institucional
GT – Redes Internacionais de Conhecimento
Identidade Institucional no IFCE
Balanço dos Programas Reuni e Expansão
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Helena Gemignani Peterossi é Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ASSOCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UEM-UEL
Metodologia do Ensino de Física I
Cronograma de execução:
Pesquisa Científica (Metodologia Científica). Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
Grupo de Inovação em Química Analítica Verde- GIQAV
Formação para Educação Integral:
Tiago Nicola Lavoura & Rui Neves
São Paulo State University
Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias
IX Encontro de Geociências e Meio Ambiente
Formação de professores de ciências no Brasil
Documentos e Propostas legais
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Ciência & Engenharia da Computação
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Curso de Administração Pública TEMA ALUNO (A) Belém – Pará.
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA
Marcelo Ximenes A. Bizerril
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Palestra Consolidação do Direito Educacional como ramo do Direito
EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES CONAE E XIV CONSIND DA CONTEE
UFG Universidade Multicâmpus Nova Realidade e seus desafios.
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
TÍTULO: subtítulo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
REORGANIZAÇÃO CURRICULAR
MOTRICIDADE OROFACIAL
DIRETRIZES CURRICULARES
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Psicologia e educação: compartilhando saberes
A formação do professor na UFMS
Discente Pedagogia - Licenciatura
Plataformas e Avaliações da pesquisa e pós graduação
MOTRICIDADE OROFACIAL
Aluno: Orientador: Co-orientador:
Titulo do trabalho Faculdade de Ciências INTRODUÇÃO TEXTO TEXTO TEXTO
Disciplina: MAF – 1175 Estágio Supervisionado IV
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
CURRÍCULO LATTES COMO INCREMENTAR O SEU
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Bauru Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência O Estágio Supervisionado na formação inicial de professores Particularidades do Curso de Licenciatura em Física da UNESP – Bauru Roberto Nardi nardi@fc.unesp.br Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências - UNESP – Campus de Bauru www.fc.unesp.br Apoio: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Belém do Pará, 28/08/2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Bauru Programa de Pós-Graduação em Educação Para Ciência Projeto Pedagógico Curso Licenciatura em Física Dissertações e Teses relacionadas ao curso Projeto Pedagógico Curso Licenciatura em Física Dissertações e Teses relacionadas ao curso CAMARGO, S. Prática de Ensino de Física: marcas de referenciais teóricos no discurso de licenciandos. 2003. 207f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2003.   CAMARGO, S. Discursos presentes em um processo de reestruturação curricular de um Curso de Licenciatura em Física: o legal, o real e o possível. 2007. 287f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2007. CAMARGO; S.; NARDI, R. Demandas de docentes, licenciandos e professores em exercício na reestruturação curricular de um curso de licenciatura em Física. In NARDI, R; CORTELA, B.S.C (Org). Formação inicial de professores de Física em universidades públicas. Estudos realizados a partir de reestruturações curriculares. 1ª edição. São Paulo. Editora livraria da Física. 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Bauru Programa de Pós-Graduação em Educação Para Ciência CORTELA, B. S. C. Formadores de Professores de Física: uma análise de seus discursos e como podem influenciar na implantação de novos currículos. 2004. 268f. (Dissertação de Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2004.   CORTELA, B. S. C. Formação inicial de professores de física: fatores limitantes e possibilidades de avanços. 2011. 289f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011. JESUS, A. C. S. (2017) Sentidos Produzidos por Licenciandos em Física no Contexto do Estágio sobre Temas da Pesquisa em Ensino. 232f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Unesp - Faculdade de Ciências, Bauru. SALAZAR, López Tatiana Iveth. Um estudo sobre a mobilização de saberes docentes no contexto de estágio curricular supervisionado de uma licenciatura em física. 2017. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Bauru, 2017.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Bauru Programa de Pós-Graduação em Educação Para Ciência LIVROS CASTIBLANCO, O.L. (2013). Uma estruturação para o ensino de didática da física na formação inicial de professores: contribuições da pesquisa na área. 2013. 275f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, Brasil. CORTELA, B. S. C.; NARDI, R. A constituição de um perfil indenitário de um curso de Física. In NARDI, R; CORTELA, B.S.C (Org). Formação inicial de professores de Física em universidades públicas. Estudos realizados a partir de reestruturações curriculares. 1ª edição. São Paulo. Editora livraria da Física. 2015.