Liddy Chiaffarelli Mignone ( )

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Transcrição da apresentação:

Liddy Chiaffarelli Mignone (1891-1962)

Sobre a professora Liddy... Liddy era paulista e seu pai, o conhecido pianista Luigi Chiaffarelli, mantinha em casa um ambiente musical constante. Primeiro casamento com o professor e compositor Agostino Cantu. Segundo casamento, com o compositor Francisco Mignone, motivou a mudança de Liddy para o Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro começou a dar aulas de piano e de iniciação musical.

Juntamente com Sá Pereira, Liddy Mignone foi uma pioneira da Iniciação Musical, no Rio de Janeiro. 1937: introduziram o curso de Iniciação Musical no Conservatório Brasileiro de Música, na gestão de Lorenzo Fernandez. No ano seguinte, os dois se separaram e Sá Pereira instituiu o curso no Instituto de Música, hoje Escola de Música da UFRJ. 1948: Criou o curso de especialização, em Iniciação Musical, para professores.

Em 1950, foi criado o Centro para Estudo da Iniciação Musical Em 1950, foi criado o Centro para Estudo da Iniciação Musical. As atividades desse centro começaram em 1951. Em 1965, foi inaugurado o Festival Anual de Iniciação Musical; eram encontros que duravam uma semana inteira, realizados na ABI ou no MEC. Liddy acreditava que a Iniciação Musical deveria fazer parte da formação integral do indivíduo e que todos deveriam passar por essa experiência.

As experiências anteriores dos alunos, bem como suas realidades, eram valorizadas. Interesse pelos métodos (Dalcroze, Orff, Willems) de Educação Musical, além de permitir questionamentos a seu trabalho, o que não era muito comum naquela época. As atividades musicais eram realizadas através de brincadeiras, jogos, histórias, danças, bandinha rítmica, canto e movimentos corporais. Práticas criativas através da improvisação de ritmos e melodias.

As primeiras noções a serem dadas Noções de dinâmica (f e p) e agógica (acelerando e retardando) aplicadas ao repertório do grupo. Utilização do folclore. Exercícios de atenção: Cada grupo representa uma música. Quando soar a música de um determinado grupo, este canta e se movimenta; caso contrário, permanece parado. Através de fragmentos rítmicos: quando o fragmento de um grupo for executado, este bate palmas e pés.

Audição concentrada da música: através de exercícios, levar o aluno à percepção de andamentos contrastantes. Vivência dos diversos andamentos através de marchas. Vivência da dinâmica sem mudança de andamento. Exercícios de atenção e ataque: os alunos marcham contando 1-2 ao ouvirem o piano; quando a música para, permanecem quietos, contando e batendo palmas.

Contagem oral dos tempos, visando à percepção dos valores proporcionais Contam e batem palmas (quatro passos iguais). Contam e batem palmas no 1 e no 3. Seguram as mãos no 2 e 4 (dois passos mais lentos). Contam e batem palma no 1, Segurando as mãos no 2, 3 e 4 (passo muito lento).

Noções de Silêncio Batem palmas no 1 e no 3, levantam as mãos no 2 e no 4. Do mesmo modo, é introduzida a pausa de mínima e semibreve. Em seguida, iniciam-se os treinos de ritmos binários e ternários.

Vivência de Valores O professor tocará uma música em compasso de 4, 3 e 2 tempos. Os alunos acompanharão um compasso com palmas e o próximo ficarão em silêncio. Utilizando somente as 3 figuras acima e suas pausas, o professor distribui uma coleção de cartões representativos dos valores e inicia, através de palmas, o ditado rítmico. Depois que o aluno organiza os cartões de acordo com o ditado, o professor escreve o ditado na lousa.

Altura O professor exemplifica (agudo, médio e grave) no piano e depois utiliza vários instrumentos de percussão. Na região aguda, os alunos levantam da cadeira; na região média, permanecem sentados; na região grave levantam da cadeira e se abaixam até o chão. Dividir as crianças em três grupos de instrumentos: quando ouvirem a música no grave, percutirão os tambores, quando ouvirem a música no médio, sacudirão os chocalhos, quando ouvirem a música no agudo, percutirão o triângulo. Escada do Pintor: utilização da escada (como Sá Pereira) para trabalhar a escala de Dó Maior.

Jogo de Bola Em círculo, estando o professor ao centro, será tocada a escala ascendente e, depois, descendente. O professor jogará a bola, e a criança em questão deverá cantar a nota que o instrumento estiver tocando no momento.

A bandinha rítmica e suas principais finalidades EDUCATIVA Desenvolve o ritmo, a atenção e coordenação motora. A bandinha é utilizada para acompanhamentos de músicas com e sem texto e com partitura musical. SOCIALIZADORA Participação integral de cada criança. ARTÍSTICA Disposição e alternância de instrumentos e escolhas de repertório.

Abordagem humanista no ensino musical Encarar os alunos como seres humanos e não como números, dar-lhes o ensejo de receberem a música como se recebe um presente valioso, [...], que se transforma aos poucos em amigo, em companheiro inseparável” (MIGNONE, s/d apud PAZ, 2000: 68).

Referências MIGNONE, Liddy C. Guia para o professor de recreação musical. Rio de Janeiro: s/ed. PAZ, Ermelinda A. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX, Metodologia e Tendências. Brasília: Editora MusiMed, 2000.