Quem Somos A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - Assemae é uma organização não governamental criada em 1984, com o objetivo de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL IEGM. CONTEXTO HISTÓRICO Situação econômica Conscientização da população Impactos sociais Administração gerencial.
Advertisements

TARIFA SOCIAL DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO DISTRITO FEDERAL CONGRESSO ABAR 2015 Brasília 18 de agosto de 2015 Cássio.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação O PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 10º Prêmio.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Constituição Federal de 1988 art. 14, incisos I, II e III; art. 27, parágrafo 4º; art. 29 incisos XII e XIII plebiscitos referendos projetos de lei de.
Lindberg Lima Gonçalves Junho de Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - IPDI Entidade na forma de associação civil sem fins lucrativos,
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
Proposta Comercial para Implementação GeoSan. Fundação em 1993 Focada em prestação de serviços de informação geográfica para saneamento ambiental. Sediada.
I - firmar convênios, contratos, acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas; Lei nº /05.
Política Nacional de Resíduos Sólidos Responsabilidades do Poder Público Municipal.
Exemplos internacionais de Carta de Serviços ao Cidadão OUVIDORIA-GERAL CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária RDC ANVISA Nº 33/2003 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DIRETRIZES GERAIS DIRETRIZES GERAIS.
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA Profa. Elizabete Nunes.
INDICATIVO DE REVISÃO TARIFÁRIA:
Princípios Economia Solidária
REGULAÇÃO E DIREITOS HUMANOS À ÁGUA E AO ESGOTAMENTO SANITÁRIO
O direito humano à água e ao esgotamento sanitário
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Caminhos para o Desenvolvimento
TECOM – ESTRUTURA DO COMEX.
CIDADES INTELIGENTES E IOT
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
SANEAMENTO EM ALAGOAS Engº Clécio Falcão - Casal.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Seminário Nacional de Saneamento Sustentável
OUVIDORIA PROATIVA: Projeto “A AGIR quer ouvir você!”.
Campinas – SP, 19 de Junho de 2017.
Saneamento Básico em Guanambi
47o CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Autores: Vera Lucia Nogueira Fernanda Marin Campachi
47ª Assembléia Nacional da ASSEMAE –
Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos (MERFI) - V Turma
Mesa redonda 4: 10 anos da Lei 11
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
Caroline Maria Danubia Alves Hudson Santos Henrique Cabral
MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ. Mirta Schlindwein Lucas
Desafios Para a Distribuição de Gás Natural no Brasil
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
PNAD 2009: País sai da crise econômica com renda em alta e desigualdade em baixa “A crise econômica mundial de 2009 não interrompeu a queda de desigualdade.
47º CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE Campinas/SP, 21 de junho de 2017.
Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos
PROGRAMA DE PRODUTIVIDADE POR METAS sugestão de metas setoriais
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
APOIO ÀS CONCESSÕES E PPPs
O conceito básico da Agenda 21
Saneamento: para qualidade de vida é a grande questão
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento em sistemas
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
Gestão Participativa Modelo de Gestão Ambiental
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Sistema Brasileiro de Inspeção de
FORMAÇÃO AGIR Os municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) uniram-se para idealizar a criação de um ente de regulação regional.
ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
Fabiana Meurer Arquiteta e Urbanista
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
O PAPEL DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO.
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Saneamento Básico I Prof. FIRMINO Fevereiro de 2017 LEI Nº /2007.
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
Autor: MARCO RODRIGO REDLICH
Estrutura Administrativa
Transferências da União
CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL. TERCEIRO SETOR É uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem.
Transcrição da apresentação:

Quem Somos A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - Assemae é uma organização não governamental criada em 1984, com o objetivo de congregar, representar e apoiar os municípios brasileiros responsáveis pelos serviços públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.

Realidade Brasileira O Brasil tem bons índices de abastecimento de água (93,2% da população urbana), mas ainda precisa avançar muito nas outras vertentes do saneamento básico. O tratamento de esgotos nas áreas urbanas corresponde a 40,8%. Enquanto isso, desperdiçamos 36,7% da água tratada por conta das perdas, e somos considerados o 5º maior gerador de resíduos sólidos do mundo. Cerca de 70% da população, que compõe o déficit de acesso ao abastecimento de água, possui renda domiciliar mensal de até ½ salário mínimo por morador, ou seja, apresenta baixa capacidade de pagamento. Fonte: SNIS

Mas existe solução para resolver os desafios do saneamento?

O Saneamento Público Municipal Apresentamos uma alternativa: O Saneamento Público Municipal

O que diz a legislação A Constituição Brasileira estabelece como competência dos municípios a organização e prestação dos serviços públicos de interesse local. Entendem-se como serviços públicos de interesse local todas as atividades de caráter universal, prestadas ou postas à disposição da sociedade de forma contínua, sob regime de direito público, executadas direta ou indiretamente pelo poder público municipal, relativas a comodidades e utilidades essenciais de interesse da comunidade local.

São serviços municipais de saneamento básico aqueles organizados, geridos e destinados à operação das atividades de saneamento básico, exclusivamente, pelos respectivos municípios.

Organização do setor de saneamento municipal   Administração pública direta: Prefeitura Municipal; Autarquias: SAAEs, Departamentos, Superintendências, Centros de Operações, Autarquia Municipal, Agência, etc; Sociedade Mista/Empresa Pública: Sociedade de economia mista com administração pública, empresa pública, organização social; Empresa Privada: Águas, Concessionárias, PPPs, etc.

Organização do setor de saneamento municipal Fonte: SNIS

Existem vantagens e desvantagens de uma modalidade para outra e estas devem ser esclarecidas nos Planos Municipais de Saneamento Básico, quando da análise da viabilidade financeira da atividade de saneamento básico, de maneira universal e integrada. Ao modelo da gestão pública municipal existem as vantagens financeiras, por exemplo, pela não incidência de PIS e Cofins, o que permite cobrança de tarifas menores, assim como, vantagens relacionadas à autonomia e ao poder decisório sobre as prioridades nos projetos, obras e ações. Fonte: WARTCHOW (2017)

A gestão municipal do saneamento básico não é bandeira ideológica. É realidade internacional.

Veio para ficar: a remunicipalização dos serviços de saneamento básico é uma tendência mundial. Em 15 anos, 235 cidades e cerca de 106 milhões de habitantes retomaram a gestão do tratamento e fornecimento de água das mãos de empresas privadas.

Fonte: Site das Nações Unidas / Notícia publicada em 09/09/2016 “A experiência direta com problemas comuns da administração privada da água — da falta de investimentos em infraestrutura, a aumentos tarifários, a riscos ao meio ambiente — convenceu comunidades e autoridades de que o setor público está mais bem posicionado para fornecer serviços de qualidade a cidadãos e promover o direito humano à água”. Relator especial das Nações Unidas sobre água e saneamento, o brasileiro Leo Heller. Fonte: Site das Nações Unidas / Notícia publicada em 09/09/2016

Princípios Fundamentais para a Gestão Eficiente Criação e implementação de Plano Municipal de Saneamento Básico

Princípios Fundamentais para a Gestão Eficiente Ampla participação social na aplicação das políticas de saneamento. A Assemae está à disposição dos municípios para auxiliar a criação de órgãos colegiado de controle social.

Princípios Fundamentais para a Gestão Eficiente Sustentabilidade Econômico-Financeira: as tarifas devem ser vistas como um poderoso instrumento econômico para a maximização do bem-estar social.

Princípios Fundamentais para a Gestão Eficiente Regulação: permite que o consumidor tenha acesso a sistemas de saneamento cada vez mais eficientes, viabilizando também a sustentabilidade do operador do serviço.

Princípios Fundamentais para a Gestão Eficiente Assemae orienta os municípios a implantarem Sistemas de Gestão da Qualidade nos serviços de saneamento básico.

Princípios Fundamentais para a Gestão Eficiente A qualidade dos serviços de saneamento só é possível com o permanente investimento público em obras, tecnologias e capacitação técnica.

Experiências Exitosas A Assemae se sente honrada por reunir associados comprometidos com o saneamento básico universal, que priorizam o amplo acesso dos cidadãos aos serviços públicos do setor. Existem diversos serviços municipais de saneamento que atestam excelência em áreas de atuação como: redução de perdas, integração das políticas de saneamento, viabilidade financeira, controle social, planejamento, tecnologia, gestão de resíduos sólidos, regulação, atendimento universal, entre outros.

Para mostrar a competência dos municípios na prestação dos serviços de saneamento básico, a Assemae lança hoje o livro "Experiências Municipais Exitosas em Saneamento”. A publicação reúne 31 municípios brasileiros, com serviços próprios de saneamento, que despontam como referência para o setor.

As experiências reunidas nesta obra mostram a superação das dificuldades, a inovação e a capacidade inegável dos municípios brasileiros de gerir, da melhor forma possível, o que é indispensável para a promoção da saúde e do bem-estar: o saneamento básico.

Experiências relatadas no livro DAAE Araraquara – SP SAMAE Blumenau – SC SLU Brasília – DF SAAE Cacoal – RO SANASA Campinas – SP SAAE Campo Maior – PI SAMAE Caxias do Sul – RS SAAE Caxias – MA Consórcio Consimares – SP SAMAE Ibiporã – PR SAAE Itabirito – MG SAAE Itaúna – MG SAE Ituiutaba – MG SAAEJ Jaboticabal – SP SAMAE Jaraguá do Sul – SC DAE Jundiaí – SP SAMAE Jussara – PR SAAE Lucas do Rio Verde - MT

Experiências relatadas no livro SAAE Marechal Rondon - PR COMUSA Novo Hamburgo - RS DAEP Penápolis - SP DMAE Poços de Caldas - MG DMAE Porto Alegre - RS SANEAR Rondonópolis - MT Consórcio SIMAE - SC SEMASA Santo André - SP SEMAE São José do Rio Preto - SP SAAE São Lourenço - MG CODAU Uberaba - MG DMAE Uberlândia - MG SAAE Volta Redonda - RJ

A Assemae parabeniza a todos os municípios que desenvolvem trabalhos de excelência a favor da população, e, em especial, os associados desta entidade. Com a força dos municípios, podemos transformar o Brasil em um país mais justo e saudável para todos.

Presidente Nacional da Assemae Obrigado! Aparecido Hojaij Presidente Nacional da Assemae (61) 3322-5911 presidencia@assemae.org.br www.assemae.org.br www.facebook.com/Assemae @Assemae