Passo a Passo para a Acreditação no Sistema Nacional de Acreditação

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Transcrição da apresentação:

Passo a Passo para a Acreditação no Sistema Nacional de Acreditação Dr. André Valpassos

História Fundado em 1997 (Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade - DICQ) Objetivo: Contribuir pela melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos Laboratórios Clínicos e Operadoras Prestadoras de Serviços de Saúde. Mudança: Deixa de ser um Departamento da SBAC e passa a ser uma empresa: Sistema Nacional de Acreditação – DICQ patrocinada pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas

Números atuais: 315Laboratórios Acreditados (19 estados) 83 Laboratórios em fase preliminar de acreditação ou aguardando o certificado 63 Auditores - Estados: RJ, SP, ES, MG, RS, SC, PR, GO, MT, PE

O que é Acreditação Acreditação significa outorgar a uma organização um certificado de avaliação que expressa a conformidade com um conjunto de requisitos previamente estabelecidos. É um processo periódico e voluntário, outorgado por entidades científicas, com a finalidade de comprovar a implementação do seu sistema da qualidade, que seja em relação a capacidade organizacional ou técnica.

Vantagens Competência: Os Auditores do DICQ são profissionais em análises clínicas com ampla experiência em auditorias, o que confere competência para acreditar os laboratórios clínicos. Credibilidade: O DICQ desde 1997 atua na melhoria do Sistema da Qualidade de Laboratórios Clínicos contribuindo para o processo de Acreditação no país. Inscrito para certificação ISQua 2016 Compromisso: Atuar na melhoria da qualidade do Laboratórios Clínicos do país, com vistas a um Sistema de Gestão da Qualidade Organizacional e Técnica afim de obter laudos confiáveis para tratamento e acompanhamento das patologias humanas.

Benefícios Acreditação significa outorgar a uma organização um certificado de avaliação que expressa a conformidade com um conjunto de requisitos previamente estabelecidos. É um processo periódico e voluntário, outorgado por entidades científicas, com a finalidade de comprovar a implementação do seu sistema da qualidade, que seja em relação a capacidade organizacional ou técnica.

Passo a Passo F A S E A D M I N I S T R A T I V A 1) Inscrição: O laboratório clínico preenche e devolve a ficha de inscrição, junto com o pagamento da taxa de inscrição.

Premissas Funcionamento: Deve estar legalmente habilitado; Deve possuir instalações adequadas para realização dos exames; Deve ter pessoal capacitado e em número suficiente para a realização da demanda dos exames. Sistema da qualidade Deve ter já em funcionamento o seu sistema de controle interno; Deve estar realizando um Programa de Controle Externo reconhecido, há 1 ano com bom desempenho; Deve já ter pronto o seu Manual da qualidade. Documentação pronta

2) Solicitação de credenciamento: O laboratório clínico preenche e devolve o formulário de solicitação de credenciamento, na qual assinala: Os seus dados de identificação; A sua organização; A relação do seu pessoal; A relação dos exames próprios e os terceirizados; A relação dos equipamentos; O horário de funcionamento; A média de pacientes/dia; A média anual de exames, por especialidade.

3) Assinatura de contrato: O Sistema Nacional de Acreditação: Prepara o contrato entre as partes (2 vias) e envia para o laboratório clínico para ser assinado pelo Diretor do laboratório ou seu representante; Observação: previamente as condições do pagamento das fases do credenciamento são aprazadas. Laboratório clínico: Devolve o contrato assinado.

F A S E T É C N I C A 1) Análise do manual da qualidade: Laboratório clínico: Envia manual da qualidade para o Sistema Nacional de Acreditação. O Sistema Nacional de Acreditação: Faz análise do manual, verificando se está em conformidade com os requisitos do sistema de credenciamento; Sendo aprovado o Manual o DICQ entra em contato com o Diretor do laboratório clínico ou seu representante para agendar a data da Auditoria Externa Inicial.

2) Auditoria externa inicial do credenciamento: DICQ: Envia o(s) auditor(es) de Comissão de Inspeção para a Auditoria Externa Inicial do Credenciamento, após a qual é elaborado um relatório desta auditoria. Comissão de Avaliação do DICQ: Analisa o relatório dos auditores da Comissão de Inspeção; Se a análise for de recomendação, o DICQ emite o respectivo certificado do sistema da qualidade, válido por um ano.

Auditorias Anuais de Manutenção: Comissão de Inspeção do DICQ: Após cada ano, os auditores da Comissão de Inspeção do DICQ agendam e realizam a auditoria; fazem o seu relatório e o encaminha para a Comissão de Avaliação do DICQ. Comissão de Avaliação do DICQ: Os auditores da Comissão de Avaliação analisam o relatório e dão o seu parecer. Se o relatório da Comissão de Inspeção e o parecer da Comissão de Avaliação forem de recomendação, o credenciamento é mantido e é feita a emissão do novo certificado anual de credenciamento.

FASE ADMINISTRATIVA Inscrição Solicitação de credenciamento Assinatura de contrato

inicial do credenciamento FASE TÉCNICA Análise do manual da qualidade Auditoria técnica (opcional) Auditoria externa inicial do credenciamento Auditorias de manutenção do credenciamento Auditorias anuais.

Algumas razões para o credenciamento ou acreditação Ter implementado e mantido um sistema da qualidade para o laboratório, de modo a atender adequadamente as suas principais atividades; Melhorar o atendimento ao cliente, que é a função precípua do laboratório. Um cliente satisfeito é cliente para sempre; Abrir uns dos principais canais de retroalimentação de melhoria da qualidade do laboratório, que é a reclamação do cliente; Disciplinar e melhorar a qualidade de coleta de amostra, o seu manuseamento e a sua preservação, permitindo uma perfeita rastreabilidade dos exames;

Disciplinar e manter a qualidade dos processos de exames, através de procedimentos da qualidade, de modo a proporcionar maior confiança nos resultados; Conscientizar todo o pessoal do laboratório para manter uma prestação de serviços de qualidade aos clientes observando os procedimentos da qualidade. O processo prevê treinamento e qualificação dos funcionários, melhorando a performance do pessoal; Implantar e monitorar o seu sistema da qualidade através dos controles interno e externo da qualidade;

Disciplinar, padronizar e melhorar a qualidade dos seus laudos; Ter implantado um sistema de trabalho com total segurança para o seu pessoal, clientes e meio ambiente; Ter implantado um sistema que permite ao laboratório utilizar frequentemente auditorias internas e externas, de modo a verificar as suas não-conformidades, a fim de que elas não mais ocorram novamente ou mesmo eliminá-las; O atendimento ao processo de acreditação é na verdade um bom investimento, pois proporciona uma diminuição dos custos de laboratório, há menos repetições de exames e maior racionalidade do trabalho;

É fato notório que, hoje em dia, qualquer atividade necessita de “marketing” para se manter e ampliar o seu negócio. O credenciamento ou acreditação do laboratório é um bom “marketing”. Além do mais, o credenciamento ou acreditação está sendo uma exigência de mercado. Hoje em dia, o consumidor está exigindo cada vez mais qualidade e as empresas de saúde e os convênios estão começando a exigir a acreditação dos laboratórios.

Obrigado acreditacao@acreditacao.org.br (21) 2187-0830