Avaliação de Desempenho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IGUAL àquele que ele ESPERAVA.”
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
Prof. Luís Carlos Nebenzahl Maio/2010
ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI CURSO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS
Avaliação de Desempenho
Função Aplicação de pessoas:
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
Referência: Chiavenato (2010)
Avaliação do desempenho
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
Fundamentos de Administração
SENAC - RJ Aula - 2 Professor Eduardo Borges - -
Apresentação do Persona Mac
Gestão do desempenho de pessoas
NOSSO VALOR NA TRANSFORMAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS...
Profª Daniella Bergamini –
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS AULA 3
Auditoria da Qualidade
Avaliação de Desempenho
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO HUMANO
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento (CHIAVENATO,1999).
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Gestão por Competências
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
Aula 5 Aplicação das pessoas.
Avaliação do Desempenho
O que é Liderança? Liderança

Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Auditoria e Acompanhamento.
Seu Agente de Mudança..
( Gómez-Mejía in Chiavenato, 1999)
PROCESSO SELETIVO.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Avaliação de Desempenho
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 5ª sessão: 15/01/2010 Consiste na sistemática apreciação do comportamento do indivíduo na função que ocupa, suportada na análise.
Administração de Recursos Humanos
1 – CONCEITO A eficiência de um empregado é avaliada “mediante comparação entre o que se espera que o empregado produza, tendo em vista as funções do.
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
SUBSISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Avaliação de Desempenho
Gestão de Pessoas no Setor Público
Dos Conceitos às Aplicações
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
Avaliação do Desempenho Humano  CONCEITOS –Avaliação do desempenho é o processo que mede o desempenho do funcionário. O desempenho do funcionário é o.
Discentes: Gisilene Tatianne, Maria Aline, Rafael Lima, Zara Ribeiro. Docente: Janete Castro. Natal 2011.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Transcrição da apresentação:

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho (AD) é uma ferramenta gerencial que permite mensurar os resultados obtidos por um Colaborador ou Equipes, em período e área específicos. Devendo ser aplicada e apurada de forma objetiva e sem interferência de julgamentos parciais e preconceituosos do avaliador.

Objetivos da Avaliação de Desempenho Essa ferramenta é extremamente valiosa para Gestão de Recursos Humanos, pois as informações obtidas transformam-se em melhorias de desenvolvimento e produtividade.

Entre as diversas utilidades encontradas na utilização desta ferramenta de avaliação, estão as seguintes mais utilizadas: Ajudar o Colaborador a conhecer-se melhor; Adequar o indivíduo ao cargo; Melhorar as relações humanas entre superiores e subordinados; Melhorar a qualidade da Supervisão, acompanhando seus funcionários mais de perto; Dar incentivo salarial ao bom desempenho; Oferecer informações para elaboração de um plano de treinamento; Fornecer subsídios para remuneração e promoções; Obter informações básicas para pesquisa de Recursos Humanos; Estimular a produtividade da Empresa; Comparar os níveis de eficiência dos diversos setores de trabalho; Descobrir o surgimento de novos talentos na Organização;

Campo de abrangência da Avaliação de Desempenho Campo de resultados: área de visão ligada geralmente às metas de trabalho predefinidas; Campo de conhecimento: área que a organização deseja conferir o andamento ou trajetória da bagagem cognitiva do empregado; Campo do comportamento: a organização mensura os valores, as atitudes e os comportamentos do empregado, relacionando-se aos padrões culturais predefinidos pela empresa, e as responsabilidades que lhe são confiadas.

Métodos de Avaliação de Desempenho Entre os diversos métodos existentes destacam-se os seguintes: Método de Escalas Gráficas: É o método de Avaliação de desempenho mais utilizado, divulgado e simples. Exige muitos cuidados, a fim de neutralizar a subjetividade e o pré-julgamento do avaliador para evitar interferências. Trata-se de um método que avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas em sentido horizontal representam os fatores de avaliação de desempenho; enquanto as colunas em sentido vertical, representam os graus de variação daqueles fatores. Os fatores são previamente selecionados para definir em cada empregado as qualidades que se pretende avaliar. Método de Incidentes Críticos: Neste sistema o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos extremos e sem analisar especificamente traços de personalidade. A montagem deste sistema é simples e leva em conta duas séries de afirmativas, uma positiva e uma negativa, em que o avaliador deve colocar sua marca.

Método Comparativo: É o método que se utiliza de análises comparativas entre um e outro Colaborador ou um Colaborador e a equipe onde ele atua. Método da Escolha Forçada: O Método da Escolha Forçada foi desenvolvido a partir da Segunda Guerra Mundial como o objetivo de selecionar os soldados que receberiam uma promoção. Com o passar do tempo esse método foi utilizado de maneira experimental demonstrando resultados bastante satisfatórios, o que resultou na sua posterior adaptação e implementação dentro das organizações. Ele se caracteriza por avaliar o desempenho profissional das pessoas dentro das empresas, através de frases descritivas de alternativas específicas dos vários tipos de atuação profissional de cada indivíduo.

Registre duas respostas em cada bloco, colocando um X na afirmativa que lhe parecer mais adequada. Registro Tem condições de progredir Respeita os colegas x Conhece as normas da empresa Trabalha mesmo na ausência do chefe Adapta-se bem a situações novas É comunicativo Cumpre o horário de trabalho É confiável x

Método 360 Graus: Trata-se de um modelo em que o avaliado é focado por praticamente todos os elementos que tenham contato com ele: subordinados, superiores, clientes internos e externos, fornecedores, etc. Método de Comparação por pares: Também conhecida como comparação binária, faz a comparação entre dois Colaboradores ou um Colaborador e sua equipe. Método de Auto-Avaliação: É a avaliação feita pelo próprio avaliado com relação a sua performance.

Problemas de um sistema de avaliação: Consciente: quando o avaliador sob qualquer pretexto vicia um resultado, premeditando intencionalmente atender interesses em jogo ou buscar ajudar ou prejudicar o avaliado. Inconsciente: quando o avaliador toma as mesmas atitudes anteriores, porém, sem a intenção premeditada, dolosa, de provocar uma alteração no resultado original.