GESTÃO DO CONHECIMENTO TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR MICROSOFT/TECHNE 21/maio/2001
GESTÃO DO CONHECIMENTO EDITORA ABRIL EDUCAÇÃO CORPORATIVA Bete Saraiva
NEGÓCIOS EM QUE ATUAMOS Revistas TV por assinatura (TVA) TV aberta segmentada (MTV) Educação (Ática/Scipione) Multimedia Indústria Fonográfica (Abril Music) Web: participação UOL Idealyze Usina do Som Abril.com
O QUE A ABRIL ESPERA DE VOCÊ O QUE A ABRIL QUER SER Conhece, pesquisa e lidera o mercado Antecipa-se à concorrência Trabalha com preços competitivos Conta com um quadro com alta performance profissional Planeja o futuro, estabelecendo o padrão e definindo seu ramo de atuação Inova permanentemente Utiliza tecnologia como fator competitivo Apresenta rentabilidade e lucros crescentes de forma a ser auto-sustentável Compromisso com a filosofia Abril Visão estratégica Empreendedorismo Capacidade de liderar pessoas Criatividade Orientação para processos/resultados Multiplicação do Conhecimento O QUE A ABRIL ESPERA DE VOCÊ
UMA VISÃO DO CONHECIMENTO TRANSFORMAR CONHECIMENTO TÁCITO (INTANGÍVEL) EXPLICITO (TANGÍVEL) APOIADOS POR SUPORTE e INTEGRAÇÃO (TECNOLOGIA) CULTURA e ESTRATÉGIA (ORGANIZAÇÃO)
OUTRA VISÃO DO CONHECIMENTO VIVENCIAL INTENCIONAL Dia-a-Dia, dentro e fora da empresa (vinculado à Cidadania) Cursos e Programas Formais dentro e fora da empresa (vinculado à atividade) Fonte: com base na entrevista Prof. Mário Sérgio Cortella, à revista Vida&Trabalho Melhor, nr. 166, março de 2001.
TODA MANEIRA DE APRENDER VALE A PENA!
COMO AS PESSOAS APRENDEM As pessoas aprendem a maior parte do que sabem de três formas: Mão na massa - Ação Pessoas - Sentimento Crise - Reflexão As pessoas aprendem a maior parte do que sabem de três formas: Mão na massa - Ação Delegação de trabalhos inéditos ou desafiadores, rodízio de funções, enriquecimento do trabalho etc Pessoas - Sentimento Coaching e Mentoria (avaliando, dando feed-back real e aconselhando), exemplo cotidiano, forma de lidar e atuar junto ao subordinado e à equipe Crise - Reflexão No mundo do trabalho, carência de recursos exige a busca incessante de se transformar as crises em oportunidades
OS CAMINHOS DO DESENVOLVIMENTO O QUE VOCÊ PODE FAZER POR VOCÊ ENSINAR É UMA FORMA DE APRENDER APÓS DIAGNÓSTICO E ANÁLISE, VERIFICAR... O QUE A ABRIL PODE FAZER POR VOCÊ
COMO PROMOVER O CRESCIMENTO ESTRUTURADO ? Passagem por áreas que direcionem na evolução profissional movimentações mesmo nível substituições de chefias promoções Designação para projetos desafiadores e/ou trabalhos complexos Estágios, visitas e benchmarking Busca de Mentoria e Coaching Atuação como multiplicador de conhecimento etc Autodesenvolvimento TREINAMENTO AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO Programas cursos seminários palestras workshops de formação ou reciclagem
DEMAIS AÇÕES ESTRUTURADAS AbrilNet Portal de Educação Corporativa GTA (Banco deDados dos profissionais) Auto-Retrato Quem Conhece Cursos Internos (Abril de Jornalismo, CGA , PEC, Semana de Internet etc) Clubes da Direção Editorial Novos Talentos: Estagiários, Trainees e MBAs Área de Inteligência do Call Center - Operações Cadeia de Valor: Clientes e Fornecedores CTO - Centro de Treinamento Operacional
PORTAL EDUCAÇÃO CORPORATIVA
GTA -PRINCIPAIS SEÇÕES Auto Retrato DPR Direção Por Resultados Sua Carreira Consultas Informações sobre bagagem pessoal e profissional. Inclui formação escolar, histórico profissional, principais realizações, conhecimentos e habilidades, treinamento, idiomas, hobbies, lazer, etc.. Aqui você faz a DPR eletronicamente. Permite acesso a informações sobre potencial, desempenho e competências; desenho da linha de sucessão e planos de carreira dos possíveis sucessores. O item inclui recomendação e aprovação do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). QUEM CONHECE: Banco de conhecimento e habilidades de todos os funcionários do Grupo, para ações de benchmarking e multiplicação de conhecimento.
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