Unidade 2 Leitura e interpretação de textos Disciplina on-line de Comunicação Unidade 2 Leitura e interpretação de textos no meio acadêmico e profissional Equipe de professores da disciplina
Definição de leitura A leitura não é apenas uma decodificação de palavras; Ler envolve a capacidade de interpretar, compreender, deduzir, interferir e transformar signos em significados; A leitura corresponde também ao desenvolvimento da capacidade de raciocínio e de criticidade; A leitura abrange ainda a interação entre o leitor e o texto, pois, dependendo do contexto de comunicação e da visão de mundo do leitor, um texto pode assumir diversos significados (plurissignificação da linguagem). Leitura (fonte: http://veryshareimg.com/importancia-da-leitura-tumblr.html)
Intertextualidade Exemplos: Original Intertextualidade Monalisa, de Leonardo da Vinci. (Fonte:http://www.sabercultural.com/template/obrasCelebres/LeonardoDaVinciMonaLisa.html) Intertextualidade 1 (Fonte:https://www.pinterest.com) Intertextualidade 2 (Fonte:http://www.blogdeimagens.com/) Intertextualidade 3 (http://atividadeslport.blogspot.com.br/2014/02/intertextualidade.html)
Coesão e coerência textual A compreensão de um texto depende fundamentalmente da sua escrita, que deve apresentar coesão e coerência. Vamos agora entender o que significa cada um: Coesão: trata-se da conexão apropriada entre as palavras e os parágrafos de forma que se crie um significado harmonioso. Essa conexão pode ser criada pela utilização dos elementos de ligação ou coesivos, como: conjunções, pronomes e preposições; Coerência: trata-se do sentido, da compreensão ou da profundidade do texto, ou seja, trata-se da harmonia das ideias de quem escreve, de forma que estas ideias não sejam contraditórias.
Elementos estruturais de um texto Um texto ou redação deve ser dividido em três partes estruturais: Introdução; Desenvolvimento; Fechamento/conclusão. Elementos estruturais de um texto (Fonte: http://www.espirito.org.br)
Técnicas de interpretação de textos 3. Fazer anotações: caracteriza-se por fazer anotações rápidas, conforme o desenvolvimento da leitura, de modo pontual. É possível inserir comentários pessoais e ideias que teve ao ler o texto. 4. Fazer fichamento: trata-se de fazer uma síntese da ideia central de cada tópico do texto, inserindo a paginação de cada trecho em parênteses. O fichamento, além de possibilitar a consulta rápida e fácil das partes que mais interessam no texto, também faz com que o leitor escreva sobre o assunto estudado, dando um melhor entendimento das ideias.
Técnicas de interpretação de textos Exemplo: Identificação do capítulo estudado: Referência do livro: Citações e paginação: Técnica do fichamento (fonte: claudiasampaioartesvisuais.blogspot.com.br)
Conclusão O bom leitor. (Fonte: http://www.cursosgratuitosbrasil.net)
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