Metodologia Científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MAS... O QUE É ISSO?. UM POUCO SOBRE O CURSO Ciência exata Técnicas computacionais Desenvolvimento de soluções Multidisciplinaridade.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
TIPOS DE CONHECIMENTO
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
Curso de Filosofia - UFRN
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
Professor: Luiz José Hoffmann Filho
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
1ª Mostra Integrada de Projetos Científicos Curso de Engenharia Civil
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Elaboração de um projeto de pesquisa
O ensino de História: teoria e prática
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Tecnologias e Sistemas de Informação
Laboratório de Computação I
Tenham Um Dia Maravilhoso!
27 de Abril de 2016 – Grupo de Abril de 2016 – Grupo 1.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÃO MODERNA
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
METODOLOGIA DE PESQUISA
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Ciência & Engenharia da Computação
PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.
A PROBLEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Curso de Administração Pública TEMA ALUNO (A) Belém – Pará.
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA MECÂNICA TÍTULO DO TCC Recife Aluno: Orientador:
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
MBA em Marketing e Comunicação
Prof. Me. Christiano Lima Santos
Referências bibliográficas
Trabalho em Grupos: Um desafio 1 Universidade de São Paulo (USP)
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Eixo 1, 2 ou 3 Título do Trabalho
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
PROJETO VESTIBULAR Benchmarking  ESPM  Albert Einstein – Medicina  Insper Avaliações Diferenciadas à partir da 2ª fase.  Número maior de candidatos.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Metodologia Científica . Professor: Wildson Cruz (Adaptado)
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
12/11/2018 PUC-SP GT-4 PEA-MAT A epistemologia do pesquisador: a prova como impasse na pesquisa educacional Nicolas Balacheff 12/11/2018 Chang Kuo Rodrigues.
Currículos e Programas
O Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFABC
Proposta de Curso novo APCN 2018
Introdução ao Projeto na Engenharia
Grau de Satisfação dos Estudantes do Curso de Geografia Noturno
CONCEITOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
TÍTULO DO TRABALHO: Autor(es):.
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Disciplina: MAF – 1175 Estágio Supervisionado IV
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Apresentação da Disciplina Disciplina: Linguagens de Programação Prof. Antonio Oseas.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Introdução à Metodologia Científica Prof. Ms. Rafaela Pinheiro Lacerda Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente.
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DIDÁTICA
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Transcrição da apresentação:

Metodologia Científica Augusto L. P. Nunes augusto.nunes@ifpr.edu.br

Short Bio Bacharel em Ciência da Computação (2011) Mestre em Ciência da Computação (2014) Candidato a Ph.D. (2016) Membro do CG Lab (INF-UFRGS) Augusto L. P. Nunes

Perfil Futuro do Aluno Pesquisador com experiência básica na elaboração de metodologias para solução de problemas reais. Domínio pleno de ferramentas de pesquisa: Formas de conhecimento Estrutura de um projeto científico Bases e plataformas de pesquisa

Nuvem de Dúvidas Essa aula é importante para o curso? Alguém usa metodologia na vida real? Isso serve só para informática? Qual a relação com o TCC?

As regras do jogo... P1 e P2: Provas com questões dissertativas e objetivas. EC: Cada aula será encerrada pela discussão de um estudo de caso. -SF: Ao final do semestre, os alunos deverão apresentar seminário abordando tema da disciplina. - O conceito final será definido como segue: A: aprendizagem PLENA B: aprendizagem parcialmente PLENA C: aprendizagem SUFICIENTE D: aprendizagem INSUFICIENTE

O que é Conhecimento? Definição clássica: Definição moderna: é uma crença verdadeira e justificada (Platão) Definição moderna: é a aplicação da informação construída a partir de dados num contexto (Teoria Geral de Sistemas) Crença Conhecimento Verdade

Formas de Conhecimento Construindo definições: Senso Comum Científico Filosófico Empírico Religioso

Formas de Conhecimento Construindo definições: Senso Comum Científico Filosófico Empírico Religioso Roberto Carlos (1941 - )

Formas de Conhecimento Construindo definições: Senso Comum Científico Filosófico Empírico Religioso Isaac Newton (1643 - 1727)

Formas de Conhecimento Construindo definições: Senso Comum Científico Filosófico Empírico Religioso Aristóteles (385 aC -323 aC)

Formas de Conhecimento Construindo definições: Senso Comum Científico Filosófico Empírico Religioso Antoine Lavoisier (1743-1794)

Formas de Conhecimento Construindo definições: Senso Comum Científico Filosófico Empírico Religioso Paulo de Tarso (5 - 67)

Estudo de Caso Um aluno matriculado num curso técnico profissionalizante na área de informática, integrado ao ensino médio, deve praticar quais formas de conhecimento para construir um Trabalho de Conclusão de Curso?