P-ARTE A ARTE DAS PALAVRAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Advertisements

O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.
Improvisando e jogando com os alunos. Informações Gerais Projeto elaborado pelos pibidianos do teatro: Gleniana da Silva Peixoto; Raquel Backes; Thaís.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.
Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.
A CLIMATOLOGIA AMAZÔNICA NO ENSINO DE FÍSICA
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.
PROJETO: A IMPORTANCIA DOS JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLOGICAS SUPERIORES. Escola de Ensino Liberdade Livre História Continuação ProfessorMestre:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
ESCOLA ESTADUAL GILVAN DE SOUZA PROJETO FOTOGRAFIA TRABALHO FORMAL E INFORMAL Porto Alegre do Norte - MT.
Brincando com as Palavras e as Formas Geométricas Educadora: Fátima Carneiro.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Prof. José Edilmar de Sous a. Introdução Um estudo com pesquisadores iniciantes ingressantes na Pós- Graduação em Educação; Inquietações sobre como os.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
Arte I Prof. Luciana Cesconetto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) DISCIPLINAS: Revisão Sistemática para apoio didático-Pedagógico na sala de aula Professora: Elizabete Tomomi kowata.
Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes Dra. Simone Rosa da Silva
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
A DRAMATIZAÇÃO DE HAMLET A PARTIR DAS HISTÓRIAS DA ESCOLA CIEP
Atividades e sugestões de leitura da
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Reescrita de fábula e produção de autoria
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
O jogo de me ver é te ver jogando:
Hélbio Gabriel Rodrigues Pereira
Encena livro.. Encena livro. Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz.
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
C.A.P.O.A.R.T.E Inspirações corporais por meio dos movimentos da capoeira para incentivar a potência artística no teatro.
O PROCESSO DE INSERÇÃO PARA INICIAÇÃO À DOCENCIA-NO PROGRAMA PIBID
Programação Formação Continuada 2016
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Aulas Multimídias – Santa Cecília
RESULTADOS PRELIMINARES OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Elenilton Vieira Godoy 2017
O jogo de me ver é te ver jogando:
III SIMPÓSIO PIBID UFBA
BRINCAR + TEATRO.
CORPOREIDADE AULA I. DEFINIÇÕES CORPOREIDADE: é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. Porto.
Cristiele Borges dos Santos Sissa Catarina Müller
Tecnologia aliada à Educação. Projeto: Livro Digital, uma parceria: Laboratório de Informática & Sala de Aula.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
VIVÊNCIAS EFÊMERAS E GENUÍNAS
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
Pibid como encontro do fazer docente
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
ELEMENTOS DO TEATRO. NOS BASTIDORES UMA PEÇA TEATRAL NÃO É FEITA APENAS PELOS ATORES QUE APARECEM NO PALCO, OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PARTICIPAM DE UMA PEÇA.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
A Dramatização de Hamlet a partir das Histórias do CIEP
APRECIANDO A POESIA FEIRENSE RESULTADOS/CONCLUSÕES
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
PROJETO DE ATIVIDADE DOCENTE EREM JOAQUIM NABUCO
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
Universidade Estadual do Paraná Curso de Matemática
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
Edição de literatura indígena
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
Núcleo: Letras Português, Espanhol
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
ESCREVER AQUI O TÍTULO EM LETRA MAIÚSCULA
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

P-ARTE A ARTE DAS PALAVRAS Jocteel Salles, Pâmela Magalhães e Windy Branco Coordenadores: Carlos Mödinger e Marli Sitta

INTRODUÇÃO Colégio Estadual Ivo Bühler – CIEP, localizado no Bairro Senai, Montenegro/RS; - Observação das turmas 163 e 164, ambas do 6º ano, sob supervisão de Ágata Schervenski Tejada; - “P-ARTE: A arte de ser plural e particular”; O uso das palavras no teatro; Projeto em construção.

“A encenação se apropria do texto, das palavras, matéria da literatura, para instituir a arte teatral.” (BAJARD, p. 60, 1994)

“Se uma imagem for interpretada de apenas uma maneira, então não se trata de uma imagem, e sim de uma ilustração de palavras faladas.” (BOAL, p. 216, 2015)

OBJETIVO GERAL Apresentar aos alunos a importância no uso de palavras no teatro, bem como os efeitos que podem ser causados pelas mesmas e as possibilidades de criação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Apresentar jogos teatrais e brincadeiras que dão ênfase às palavras, tanto escritas quanto faladas; Proporcionar aos alunos exercícios que incentivem o autoconhecimento corporal e vocal; - Possibilitar a contação de histórias e posterior criação teatral.

METODOLOGIA As atividades serão ministradas coletivamente de acordo com as ações exibidas a seguir:

- Seleção de palavras; - Leitura e reconhecimento das palavras; - Verbalização, o jogo de dizer a palavra; - A palavra através do corpo; - A palavra em contação de histórias; - Criação teatral.

“O dizer sempre convoca, além da língua, outras linguagens: olhar, gesto, espaço, figurino, etc. Assim, o texto dito escapa à literatura e participa da arte teatral.” (BAJARD, 1994)

1ª ATIVIDADE Palavras expostas para serem selecionadas.

Alunos das turmas 163 e 164 (6º ano) escolhendo palavras para o seu mural.

Mural feito por um dos alunos.

REFERÊNCIAS BAJARD, Elie. Ler e Dizer: Compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez, 1994. Coleção Questões da Nossa Época. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998. BOAL, Augusto. 200 Jogos para o ator e não-ator com vontade de dizer através do teatro. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar / Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. Campinas, SP: Papirus, 2009. Coleção Ágere. NOVELLY, Maria C. Jogos Teatrais: Exercícios Para Grupos e Sala de Aula – 14ª ed. - Campinas, SP: Papirus Editora, 2012. Coleção Ágere. REVERBEL, Olga. Jogos Teatrais na Escola. São Paulo: Editora Scipione, 2002.