Instituto Observatório Social Cebrap Diagnóstico dos municípios – Escola Móvel Nordeste Educação, Mercado de Trabalho e Conselhos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Advertisements

Conselho Especializado do Ramo Trabalho. FINALIDADES O Conselho Especializado do Ramo Trabalho é órgão consultivo e de assessoramento do Sindicato e Organização.
1.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
Instituto Observatório Social Cebrap
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Grupos de Trabalho 14 de fevereiro de VI Reunião BID – Sociedade Civil Como podem o Banco e organizações da sociedade civil trabalharem juntos para.
Secretaria de Desenvolvimento
PROJETO MODELO DE CIDADE DIGITAL
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
Plano Estratégico Regional de Turismo
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
MINHAS ATUAÇÕES, AO LONGO DA VIDA, EM DEFESA DA CLASSE MENOS FAVORECIDA Estive e sempre estarei ao lado do povo fazendo com que seus anseios sejam atendidos.
Instituto Observatório Social Cebrap
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Conselho Estadual de Saúde do Paraná
Orçamento Participativo Osasco
CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES DO RIO GRANDE DO NORTE
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Diretoria de Pesquisas COPIS Básicas Municipais Pesquisa de Informações.
Mesa Temática IV Normatização e Sistemas Municipais de Ensino Palestrante: Adriana Paim de Almeida.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Contexto de atuação do CME
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Governo do Estado do Ceará Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas-CEPOD I ENCONTRO DE GESTORES.
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
CONGRESSO NACIONAL DE CONSELHEIROS TUTELARES
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Estatuto da Criança e do Adolescente
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Secretaria de Desenvolvimento
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
As crianças atendidas nas Obras Sociais Senhora de Pompéia podem ter um amigo Você! E não precisa pagar nada por isso.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
ESCRITÓRIOS REGIONAIS POLÍTICAS PÚBLICAS: Assistência Social Trabalho, Emprego e Economia Solidária Direitos da Criança e do Adolescente Direitos da.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS TUTELARES.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO “Conselhos de Educação e Regime de Colaboração – Produção Científica” Outubro_2012.
Lei No de 1995 O Grupo de Assessoramento com representação paritária do estado e municípios. É considerado, nos documentos, como importante mecanismo.
Audiência Pública “Atuação do Segmento de Cartões de Benefício no País” PLP n. 254/2013 Agosto de 2013.
Transcrição da apresentação:

Instituto Observatório Social Cebrap Diagnóstico dos municípios – Escola Móvel Nordeste Educação, Mercado de Trabalho e Conselhos

Conselhos A seção que trata dos conselhos municipais conta com duas bases de dados: A primeira delas contém informações genéricas a respeito da presença de determinados tipos de conselho no município. As informações desse banco originam-se da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC, realizada anualmente pelo IBGE. A segunda trata-se de uma base elaborada pelo Conselho Nacional de Saúde em 2007 e nos dá alguns detalhes sobre as características dos conselhos municipais de saúde.

Munic – Tipos de conselhos Educação; Cultura; Esporte; Habitação; Transporte; Saúde; Segurança Pública; Direitos Humanos; Direitos da Criança e do Adolescente; Igualdade Racial; Direitos da Juventude; Direitos do Idoso; Pessoas com Deficiência; Direitos GLBT; Políticas de Gênero; Meio Ambiente.

Munic - Informações levantadas A Munic presta-se a fornecer informações mais genéricas sobre os conselhos levantados. São elas: Se o conselho existe no município; Ano de criação; Se é paritário; Se é consultivo, deliberativo, normativo e/ou fiscalizador; Se realizou reunião nos últimos 12 meses;

CNS – Informações levantadas A pesquisa desenvolvida pelo CNS levantou dados nos seguintes temas (com alguns exemplos): Informações do presidente Sexo Escolaridade Funcionamento do conselho Periodicidade das reuniões População com direito à voz Reuniões não realizadas por falta de quórum

CNS – Informações levantadas Estrutura Organizacional Duração de mandatos dos conselheiros Número de mandatos permitidos ao presidente Se possui dotação orçamentária Estrutura Física e Equipamentos Se possui uma sede física Se possui linha telefônica Se possui internet Índices Pleno funcionamento Gestão dos conselhos Democratização

Economia Solidária O banco de dados que se apresenta foi elaborado a partir de um levantamento realizado pelo MTE em Segundo informações recolhidas junto ao próprio MTE, este banco de dados está em atualização, mas não há previsão para que uma nova base seja disponibilizada.

Economia Solidária - Informações Empreendimentos com CNPJ e ano de início dos empreendimentos Motivo da criação do EES Tipos de EES Composição dos EES Segmentos Econômicos Formas de participação no EES

Economia Solidária - Informações Formas de comercialização Dificuldades de comercialização Abrangência comercial Atenção aos consumidores (como vendem) Faturamento mensal Remuneração dos associados

Economia Solidária - Informações Classe de investimentos Meios de acesso à crédito Dificuldades em acessar crédito Origem dos Insumos Apoio e Assessoria Participação Social Responsabilidade Ambiental