PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Hands-on de Gestão de Projetos Início do projeto exemplo Eduardo Montes, PMP.
Advertisements

Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 4.
7º Grupo de Qualidade SOFTEX/SEBRAE-PE Comunicado de Formação do Grupo Agosto 2016.
Universidade do Contestado - UnC Gerência de Projetos em Sistemas de Informação Prof. Msc. Richardson Ribeiro Aula 3 Curso: Sistemas de Informação 7a.
Análise de Sistemas ll Profª Andrea Padovan Jubileu Daiane Oliveira Daniele Pires Izabele Messias.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
18/08/20111 Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Projetos - PGP.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Gestão de projetos Aula 2. Aula 3 e Aula 4 - prof.ª Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Gestão de Projetos Tecnológicos
Analise e Projeto de Sistemas I
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Plano de Ensino, Recados Importantes & Exercícios
Influências organizacionais no gerenciamento de projetos
Metodologia otimizada
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Curso Hands-on de Gestão de Projetos Início do projeto exemplo
PMO – Escritório de projeto
Gestão de Projetos Tecnológicos
Estruturas Organizacionais
Planejamento do Projeto Exemplo
Ciclo de vida dos Projetos
Analise e Projeto de Sistemas I
Gestão de Projetos Tecnológicos
Componentes: Erivelton Costa, Reijilene Bomfim, Rodrigo Costa,
Análise e Elaboração de Projetos
Introdução a Gestão de Projetos de TI
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo
Gestão de Projetos Aula 1
Metodologia otimizada
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 02 Prof
Projeto: Definições - “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK) - “ Processo único, consistindo.
Gestão de Projetos Preparatório Para Certificação PMP
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Profª Cynara Carvalho Relacionamentos entre gerenciamento de portfólios, gerenciamento de programas e gerenciamento de projetos.
Metodologia Conteúdo Prof. Carlos Vinícius
Conhecimentos em Gestão de Projetos
Fatores e Métricas de Qualidade
Gerenciamento das Comunicações em Projetos
GESTÃO DA QUALIDADE EM PROJETOS – AULA 1
Kick-Off do Projeto [Projeto] [Cliente]
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
GSI030 – engenharia de software
MBA em Gestão de Projetos
Anexo II: Processos de Gerenciamento de Projetos
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gerenciamento de Projetos - Visão PMI
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
Execução, Controle, Monitoramento e Encerramento na prática
Ferramentas de Software para Gestão de Projetos
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
GSI030 – engenharia de software
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
Ferramentas de Software para Gestão de Projetos 5. Encerramento
Visão Geral do RUP.
Papéis dos gerentes de projetos
GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
Stakeholders Profª Cynara Carvalho
GERENCIAMENTO DOS RISCOS DO PROJETO
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO
GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
Projeto de redes de computadores Msc. Eng. Beldo Antonio Jaime Mario1.
GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO
Transcrição da apresentação:

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS Profª Cynara Carvalho cynaracarvalho@yahoo.com.br

Introdução Um processo é um conjunto de ações e atividades inter- relacionadas que são executadas para criar um produto, serviço ou resultado pré-especificado. Cada processo é caracterizado por suas entradas, ferramentas e técnicas, e saídas.

Introdução Para que um projeto seja bem-sucedido: Selecionar os processos apropriados; Estabelecer e manter a comunicação com os stakeholders; Cumprir os requisitos; Obter um equilíbrio entre as demandas concorrentes de escopo, organograma, orçamento, qualidade, recursos e riscos.

Introdução “Boa Prática” ou “Melhores Práticas”. O Guia PMBOK® descreve a natureza dos processos de gerenciamento de projetos em termos da integração entre os processos, suas interações e seus objetivos.

Grupo de Processos Grupo de processos de iniciação. Os processos executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase. • Grupo de processos de planejamento. Os processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado. • Grupo de processos de execução. Os processos realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto. • Grupo de processos de monitoramento e controle. Os processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes. • Grupo de processos de encerramento. Os processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase.

Interações comuns em processos de gerenciamento de projetos

Interações comuns em processos de gerenciamento de projetos

Grupos de processos de gerenciamento de projetos Os grupos de processos não são fases do ciclo de vida do projeto.

Grupos de processos de gerenciamento de projetos A natureza iterativa do gerenciamento de projetos significa que os processos de qualquer grupo podem ser usados novamente ao longo do ciclo de vida do projeto.

Grupo de processos de iniciação O objetivo principal deste grupo de processos é alinhar as expectativas das partes interessadas. Projetos muito grandes e complexos devem ser divididos em fases separadas. Envolvimento dos patrocinadores, clientes e outros stakeholders.

Grupo de processos de planejamento Consiste dos processos realizados para estabelecer o escopo total do esforço, definir e refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar esses objetivos. Mudanças significativas acionam a necessidade de revisão.

Grupo de execução de processos Consiste dos processos executados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto a fim de cumprir as especificações do projeto. Resultados poderão requerer atualizações no planejamento e mudanças nas linhas de base.

Grupo de processos de monitoramento e controle Consiste dos processos necessários para acompanhar, analisar e organizar o progresso e o desempenho do projeto. Controlar mudanças e recomendar ações corretivas ou preventivas. Monitorar as atividades. Garantir que as mudanças sejam implementas.

Grupo de processos de encerramento Obter a aceitação pelo cliente ou patrocinador; Fazer revisão; Documentar as lições aprendidas;

Grupo de processos de encerramento Arquivar todos os documentos relevantes do projeto; Encerrar todas as atividades de aquisições; Executar a avaliação dos membros da equipe.

Papel das áreas de conhecimento Guia PMBOK® 47 processos agrupados em 10 áreas de conhecimento distintas. Uma área de conhecimento representa um conjunto completo de conceitos, termos e atividades que compõem um campo profissional, campo de gerenciamento de projetos, ou uma área de especialização.

Pontos principais da aula Conjunto de ações e atividades inter relacionadas. Processos

Pontos principais da aula Iniciação. Planejamento. Execução. Monitoramento e controle. Encerramento. Grupos de processos de gerenciamento de projetos

Sugestões de Leituras

PMI, Project Management Institute, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – 5ª Edição, 2013. Seção 3.