“A USP que queremos ver daqui 20 anos"

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Fundação Roberto Marinho
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Reunião com os gestores de Pesquisa dos Ifes 10/06/2013 Às 10 horas.
O Aluno a Distância.
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Sistema Seriado de Avaliação SSA
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Autor: Pricila Arrojo da Silva
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Escolhendo o nosso Futuro
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Trabalhando com Grupos
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
Projeto Institucional das escolas Salesianas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural. GRUPO DE TRABALHO: Beatriz Peçanha Cunha, Fabiano Zoldan, Getúlio Nunes, Jony.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA: contribuição estratégica da Educação a Distância Mariza Russo Seminário de Educação a Distância.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Docência do Ensino Superior
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projetos e Sequências Didáticas
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

“A USP que queremos ver daqui 20 anos"

“A USP que queremos ver daqui 20 anos" Trabalho Final da disciplina Estados e Formas da Cultura na Atualidade (CBD0282) Projeto por Caroline Restan de M. Ferreira

Objetivo Este trabalho pretende apresentar um projeto de universidade no futuro, tendo como base a experiência vivida na Universidade de São Paulo.

Justificativa Para isso, foi utilizado um formato condizente com as propostas apresentadas.

Nova USP A USP deve ser um espaço de compartilhamento de conhecimento e experiências.

Rede Foco na Aprendizagem Cooperativa, a partir da implantação de uma rede virtual. “A direção mais promissora, que por sinal traduz a perspectiva da inteligência coletiva no domínio educativo, é a da aprendizagem cooperativa”. (LEVY, Cibercultura, p.171)

Rede A rede deve organizar os envolvidos. Permitir a criação de comunidades e a interação entre elas. Além de reunir todo o conhecimento acumulado.

Rede A rede e a cibercultura devem se desenvolver sem substituição do ambiente físico. A rede permitirá o desenvolvimento de um saber diferente, com novos limites e desafios. Mas, é no espaço físico que poderão ser desenvolvidos as grandes experiências pessoais.

Facilitando o intercâmbio de conhecimento, presencial ou à distância. Parcerias A rede possibilita parceria com outras faculdades, nacionais e internacionais. Facilitando o intercâmbio de conhecimento, presencial ou à distância.

Mudança no papel do professor e na sua autoridade. Professores “A principal função do professor não pode mais ser uma difusão dos conhecimentos, que agora é feita de forma mais eficaz por outros meios. Sua competência deve deslocar-se no sentido de incentivar a aprendizagem e o pensamento.” (LEVY, Cibercultura, p. 171) Mudança no papel do professor e na sua autoridade.

Mudança no papel do aluno. Alunos O aluno não é mais o ser passivo que precisa reter todo o conhecimento transmitido pelo professor. Ele interage, trás para o debate suas experiências, conhecimentos e questões. A partir disso, inicia-se o debate colaborativo e cooperativo. Mudança no papel do aluno.

Mudança na forma de aprendizado. Aulas As aulas não devem ser o meio principal e único de aprendizado, Deve-se estimular o debate, a interação na rede. Mudança na forma de aprendizado.

e distribuição do saber. Aulas As aulas devem permitir programas presenciais, semi-presenciais ou virtuais. Além disso, as aulas virtuais devem ser públicas. Estudos à distância e distribuição do saber.

Mudança na grade curricular Disciplinas Mudança na grade curricular As grades curriculares devem permitir mais do que a geração de conhecimento básico. Além das habilitações teóricas e práticas, deve-se ter disciplinas voltadas para o desenvolvimento de competências, ou seja, laboratórios que trazem a oportunidade de o aluno desenvolver essas habilidades. Exemplo: empreendedorismo, inovação, trabalho em equipe, entre outras.

Flexibilidade na grade curricular Disciplinas Os alunos devem ter maior liberdade para construirem sua grade curricular conforme seus interesses, Algumas seriam obrigatórias e entre as optativas (maior porcentagem), ele deverá escolher se pretende fazer disciplinas teóricas, práticas, laboratórios de competências, e até mesmo, essas disciplinas em outras unidades e faculdades. Flexibilidade na grade curricular

Mais do que prova, Desenvolvimento! Avaliação A avaliação é uma tentativa de metrificar o desenvolvimento do aluno. Portanto, as provas “decorebas” devem ser abolidas nesse sistema. O interessante seriam as provas com consulta (fisicamente ou por rede), que promova um debate crítico do aluno a partir das discussões em aula ou os trabalhos. Mais do que prova, Desenvolvimento!

Auto-avaliação A auto-avaliação é uma forma de avaliação interessante para ajudar a metrificar o desenvolvimento do aluno. Ela poderá ser feita nas disciplinas, mas também, durante o curso, semestralmente ou anualmente. Ela ajuda a manter a confiança, a independência e o protagonismo do aluno. A auto-avaliação ajuda a manter a confiança, a independência e o protagonismo do aluno.

Auto-avaliação Aposte nas metas Para ajudar a auto-avalição, o aluno poderá propor metas que pretende alcançar com a escolha de sua grade curricular, juntamente, com ajuda de seus professores. No final, deve fazer uma conclusão de cada métrica com uma justificativa sobre seu próprio desenvolvimento. Aposte nas metas

Referências LEVY, Pierre, CIBERCULTURA Música: Yann Tiersen – Comptine d`um autre ete Figuras: http://goo.gl/DWrp4 http://goo.gl/SNTAK http://goo.gl/nMBy6 http://goo.gl/zLRMG http://goo.gl/7rvJn http://goo.gl/zrMdW http://goo.gl/w4acu http://goo.gl/3KOG2 http://goo.gl/rb5Sf http://goo.gl/7tzjP