A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Transcrição da apresentação:

A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES José Elias de Almeida

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Conhecimento científico que direciona sua produção para a compreensão do ser humano no processo de ensino-aprendizagem - Investigações sobre o desenvolvimento e a aprendizagem humana 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Disciplina dos currículos dos cursos de formação de professores; um conhecimento escolar

Qual a contribuição da Psicologia da Educação na formação de professores? A disciplina reflete o desenvolvimento da área de conhecimento

Tanto área quanto disciplina - Psicologia da Educação constituíram-se no contexto das políticas educacionais e dos movimentos pedagógicos, ambos definidores dos rumos da educação. E definidores também dos modelos/concepções de formação de professores

CONCEPÇÃO TRADICIONAL X CONCEPÇÕES ATUAIS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE 

CONCEPÇÃO TRADICIONAL   -Racionalidade técnica – onde a prática do professor é entendida como aplicação de princípios derivados da investigação científica

-O professor é um técnico especialista que aplica com rigor as regras que derivam do conhecimento científico -Portanto, a ciência fornece os instrumentos e as técnicas para a atividade docente

Historicamente a Psicologia voltada para a Educação tem contribuído para perpetuar a visão tradicional de formação docente. Como?

Comportamentalismo e Psicometria  

Por extensão do empirismo e do funcionalismo Mente – vista como uma instância adaptativa que se modelava a partir do exterior

a aprendizagem determina o desenvolvimento da mente humana. Comportamentalismo: a aprendizagem determina o desenvolvimento da mente humana. APRENDIZAGEM OBJETO SUJEITO DESENVOLVIMENTO

Trabalho pedagógico: ênfase nos métodos e técnicas empregados na aprendizagem ignorando possíveis traços a priori nos indivíduos.

Psicologia da Educação desenvolvimento e a aprendizagem humana

Concepções sobre a relação desenvolvimento aprendizagem: INATISMO AMBIENTALISMO INTERACIONISMO

Por influência do racionalismo Mente é quem define o processo de aquisição do conhecimento. A razão é a fonte primeira de conhecimento. Nesse caso, a estrutura do pensamento é inata e a mente é responsável pela adaptação do indivíduo ao meio.

Psicometria - Estudo e medida das diferenças individuais por meio da comparação entre os sujeitos estudados. A D OBJETO SUJEITO

Vigotsky Z D P Desenvolvimento Zona Proximal

Historicamente a Psicologia voltada para a Educação tem também contribuído muito para perpetuar a visão tradicional de formação docente. Por que?

Com o comportamentalismo e a psicometria a Psicologia da Educação – ciência - passou a ser vista como um “sistema de práticas e instrumento” em detrimento de um “sistema de idéias”.

Críticas à formação tradicional 1. O trabalho educativo - está marcado pela complexidade, instabilidade, incerteza e singularidade. Como este trabalho pode estar sujeito “a esquemas preestabelecidos de natureza técnico-científica”?

2. Estudos apontam que o professor percebe o processo ensino-aprendizagem de maneira dissociada onde a atividade de ensinar tem características de funcionamento independente de aprender. Essa percepção é resultante de uma formação instrumental.

3. Também ocorrem resultados desastrosos se o conteúdo transmitido nos cursos de formação objetivar hábitos e habilidades do tipo “como fazer”, sem valorizar a conformação de sentidos para o professor.

CONCEPÇÕES ATUAIS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE - desenvolvimento profissional - a reflexão teórica deve partir da atividade educativa onde surgem as necessidades dos sujeitos envolvidos  - figura do professor reflexivo

Teorias: Construtivismo, INTERACIONISMO Teorias: Construtivismo, Histórico-cultural e Sócio-afetiva D A OBJETO SUJEITO

CARACTERÍSTICAS: - pressupõem a relação bidirecional entre desenvolvimento e aprendizagem; -foco passa para a relação professor –aluno;

-proporciona a visão articulada entre ensino-aprendizagem; -desloca o enfoque para os processos e não para os resultados (o que implica dinamismo e análise contextualizada)

DIALÉTICA: O inovador é utilizar uma abordagem dialética para analisar o problema o que exige um novo método: que vise a processos e não a objetos e que seja explicativo e não meramente descritivo, buscando-se a história constitutiva dos fenômenos psíquicos. 

Qual deve ser a contribuição da psicologia da educação na formação de professores?

Contribuir para reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem visando os conhecimentos necessários para o exercício crítico, consciente e autônomo da docência.

Num momento em que se discute as mudanças de paradigmas na educação importa questionar sobre a formação do educador e sobre as implicações dessa formação nessa mudança paradigmática.