Elaboração de uma situação de Aprendizagem Caderno do 9° ano 1° bimestre Estado físico da ÁGUA
Vídeo Motivacional: Água
Sondagem: Discussões com os alunos: Fale sobre a água; Onde encontramos a água? Aponte diferenças entre esses lugares; Em que a temperatura influencia na água? O que você observa visualmente quando a água muda de temperatura? Existe água na sala de aula? Como?
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Problematização: Etapa 1: Variação de temperatura e as mudanças do estado físico da água: 1° Levar para a sala uma garrafa pet cortada ao meio com cubos de gelo e um termômetro. 2° recipiente com água na temperatura ambiente e um termômetro. 3° recipiente com água quente, guardar em garrafa térmica.
Problematização: Observar e anotar as variações de temperatura nos três recipientes. Comparar as diferenças apresentadas nas três situações e concluir o que gerou tais mudanças.
GELADEIRA NO CONGELADOR Contextualização: Mostrar que as mudanças de estado físico estão ligadas às temperaturas através: VAPOR D’ÁGUA FOGÃO PARA AQUECER GELADEIRA NO CONGELADOR ÁGUA LÍQUIDA TORNEIRA
Jogo da Forca online na sala de informática Para jogar, clique na imagem .
Problematização: Etapa 2: 30 bolas de gude e 3 sacos plástico. 1° com 10 bolas no saco bem amarrados e bem juntas (sólido). Outro com 10 bolas no saco amarradas mais soltas (líquido); Outras 10 bolinhas para serem espalhadas (vapor). Mostrar o arranjo molecular da água dentro dos três estados físicos através de comparações com o gelo, líquido e vapor
Conflito: Diferenciar associando a forma física normal com a representada através das bolas de gude. Sistema: Compreender através das discussões abordadas que a variação de temperatura possui papel fundamental para as mudanças de estado físico e que a água é formada por um arranjo molecular; Transformar o seu conhecimento de senso comum em alfabetização científica
Aplicação: Observação do dia-a-dia – { vapor do chuveiro no espelho} { Copo de refrigerante com gelo derretendo} {Copo gelado sobre a mesa condensação molhando sua superfície} {Vapor do asfalto em dia de Sol quente}
Texto: O espelho do banheiro fica embaçado porque a alta temperatura do chuveiro causa a evaporação de parte de água. Quando o vapor de água entra em contato com a baixa temperatura da superfície do espelho, se condensa. São pequenas gotas de água que embaçam o espelho.
Mudanças de estado físico da água. Situação de aprendizagem: Mudanças de estado físico da água. Tempo previsto: 3 aulas Conteúdos e temas: Estado físico da água: modelos explicativos; Competências e Habilidades: diferenciar os estados da matéria, propor explicações para os diferentes comportamentos dos materiais, utilizando modelos explicativos; comparar os diferentes estados da matéria a partir de exemplos; propor explicações para comportamento das moléculas, utilizando modelos interpretativos simples.
Estratégias de ensino: atividades práticas que demonstram ao aluno as variáveis moleculares, apresentação e exemplos práticos da situação problema, atividade prática que apresenta a diferença dos estados físicos da água. Recursos: Garrafas pet Sacos plásticos transparentes Bolinha de gude (birocas) Termômetro Copo descartável transparente Barbante Garrafa térmica Sala de Leitura Sala de Informática
Avaliação: Deve-se considerar a participação efetiva dos alunos na atividade experimental e suas conclusões ao término da mesma, análise, relatos orais e escritos.
Recuperação: A recuperação será contínua, de acordo com as observações durante as atividades desenvolvidas. Propostas de atividades lúdicas e interativas em sala de informática para revisar conceitos não assimilados.
Bibliografia: BRANCO, Samuel M. – Aventuras de uma gota d’água – Editora Moderna, Coleção Viramundo Sugestões de atividades do livro Aventuras de uma gota d’água - Disponível em: http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A823EAC91BE013EADCF4DA33786 acesso em: 28/09/2013 Jogo online: Disponível em: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html acesso em: 28/09/2013