ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
Advertisements

SISTEC Brasília, 06 de outubro de Objetivos Principais 1. Servir de base para o registro, a avaliação e a regulação das unidades de ensino de EPT;
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. A grupamento de E scolas de S ão G onçalo.
DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013.
PDDE INTERATIVO 2015/2016 O QUE É PDDE INTERATIVO ?
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Apresentação - formação
Curso - Avaliação e Aprendizagem
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Base Nacional Comum Curricular
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
Informações importantes
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Escola Básica de Fazendas de Almeirim
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
Minha terra encanta o mundo inteiro
CADERNO DE RELATOS. CADERNO DE RELATOS CADERNO DE RELATOS.
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Reunião de divulgação do orçamento participativo
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
DIA DO TRABALHADOR. DIA DO TRABALHADOR Dia do Trabalhador Escola: COC Semeador Cidade: Foz do Iguaçu (PR) Categoria: Cidadania Professor responsável:
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna Lisboa
Informações importantes
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Informações importantes
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE AUTONOMIA
Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Aluno EMAA
Orçamento Participativo
Orçamento Participativo Jovem Escolar
AÇÃO DE MELHORIA Processos de Ensino Aprendizagem
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Jovens Empreendedores
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
1.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Diretor de Turma: Rui Teixeira Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque Ano Letivo: 2015 / de outubro de 2015.
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
Orçamento Participativo das Escolas
Orçamento Participativo das Escolas
Avaliação Institucional A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, aborda em diferentes artigos a necessidade de a escola manter padrão.
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
O que é? O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente.
HOSPITAL GERAL OTÁVIO DE FREITAS - CEMPI
PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA – 2019
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Realizar Formação Continuada
Projeto “Laços de Empatia: recreio”
ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES
Código estabelecimento
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COM ALUNOS - 3º CICLO / SECUNDÁRIO
No DÁ VOZ AOS ALUNOS!.
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Orçamento Participativo das Escolas (OPE)
HEPATITES VIRAIS PROJETO ESCOLA 2010: INCENTIVO À PREVENÇÃO E VACINAÇÃO CONTRA AS HEPATITES VIRAIS.
E. M. Dr. Leandro Franceschini
2019.
Orçamento Participativo da Escola
Fernanda Lopes Martins
Transcrição da apresentação:

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Agrupamento de Escolas de Santo André E.B.2,3, de Quinta da Lomba Objetivos; Responsáveis; Etapas e prazos; Propostas; Outras informações.

O que é? • O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola, de acordo com as suas preferências, necessidades e vontades.

Objetivos Envolver os alunos ativamente na melhoria das vivências ou processos de aprendizagem da sua escola; Fomentar o espírito de participação e cidadania; Valorizar a sua opinião em decisões que os afetam diretamente; Estimular as suas escolhas responsáveis; Familiarizá-los com os mecanismos de voto; Fomentar a sua participação na concretização da execução das escolhas efetuadas

Responsáveis? O Instituto de Gestão Financeira da Educação I.P. (IGeFE,I.P.) é o responsável pela gestão da medida em articulação com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE). A Diretora do agrupamento delegou a coordenação deste processo na escola E.B.2,3 de Quinta da Lomba, na Coordenadora dos Diretores de Turma e na Coordenadora de Educação para a Cidadania. Os Diretores de Turma (devem promover a sua divulgação e concretização, através da informação e do debate de ideias).

Etapas e prazos a) Divulgação pública, através do blogue da biblioteca, afixação em local próprio (espaço na biblioteca) e diretamente aos estudantes através dos Diretores de Turma, que devem também promover o debate, por forma à criação de propostas; b) Desenvolvimento e apresentação de propostas que serão entregues na secretaria da escola ou enviadas por email devidamente identificadas(até final de fevereiro);

c) Divulgação e debate das propostas aceites c) Divulgação e debate das propostas aceites. Far-se-á a divulgação das propostas através do blogue, afixação em espaço próprio na biblioteca e pelos diretores de Turma (de 13 a 23 de março); d) Votação das propostas em mesa de voto. Este processo é assegurado pelo Conselho Geral do Agrupamento, que nomeia para cada escola abrangida uma comissão eleitoral composta por um professor e um conjunto de estudantes (24 de março);

e) apresentação dos resultados (31 de março – sexta-feira); f) Planeamento da execução (até final de maio); g) execução da medida (até final do respetivo ano civil).

Propostas As propostas devem: Identificar claramente uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens ou serviços; A melhoria pretendida pode ser necessária ou conveniente para benefício do espaço, ou destinada a melhorar os processos de ensino- aprendizagem;

c) As propostas não podem ir além de 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa e devem referir expressamente a sua compatibilidade com outras medidas em curso na escola e a sua exequibilidade com os 500 euros atribuídos aos alunos desta escola; d) Cada proposta deve ser apoiada por, pelo menos 5% dos estudantes do 3º ciclo que frequentam esta escola, claramente identificados pelo nome, nº de estudante e assinatura;

Outras informações Está a ser criado na biblioteca da nossa escola um espaço com informação sobre o Orçamento participativo, onde os alunos poderão refletir e debater as suas ideias; O Blog da biblioteca presta toda a informação necessária à execução do processo http://bibliotecasaesa.blogspot.pt/; A (s) coordenadora(s) estão disponíveis para prestar auxílio aos estudantes que estejam a desenvolver as suas propostas através do seguinte email: orcamentoparticipativo.ebqlomba@gmail.com e eventualmente em presença, se assim o solicitarem;

d) As propostas devem ser enviadas para orcamentoparticipativo d) As propostas devem ser enviadas para orcamentoparticipativo.ebqlomba@gmail.com até final do mês de fevereiro (ou entregues na secretaria); e) Será agendada uma reunião na 1ª semana de março entre a coordenação e os autores das propostas; f) Serão excluídas as propostas que não cumpram o objetivo do Orçamento participativo (nº1 do artigo 4º), que sejam contrárias ao Projeto Educativo, ou não sejam exequíveis;

Os proponentes devem desenvolver atividades de divulgação e debate acerca das suas propostas no espaço escolar durante os 10 dias anteriores à votação; As propostas serão votadas no dia 24 de março por todos os estudantes do 3º ciclo; A contagem dos votos é feita no próprio dia e os resultados serão apresentados publicamente, no máximo, cinco dias após a votação.

j) A Direção e o Conselho Administrativo do Agrupamento devem concretizar a proposta vencedora até final do ano civil; k) Os proponentes podem desenvolver atividades de angariação de fundos para o seu projeto, junto da comunidade local e, a própria escola, considerando a sua disponibilidade financeira, pode atribuir um financiamento suplementar ao Orçamento Participativo da escola. A coordenação: Beatriz Neves e Maria Paula Tapadas