Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Escola Angelina Jaime Tebet
Escola Estadual Angelina J
Escola Estadual Angelina J
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Oficina: Elaboração de Atividades Pedagógicas com uso do PowerPoint
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Edna Maria Barbosa Arrebola
RELEITURA DE UMA POESIA
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
OS TRÊS PORQUINHOS.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Projecto “Ler, ver, ouvir – pensar o mundo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Bibliotecas da ULBRA Escola Martinho Lutero Guaíba
Docente da Rede Estadual de Educação Atuando na biblioteca desde 2000.
Conexão entre literatura infantil e matemática
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
LEILÃO DE JARDIM.
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ROLIM DE MOURA RONDÔNIA.
Colégio Estadual Augusto Meyer
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
Tertúlia Dialógica.
Curso Mediadores de Leitura
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Planejamento da Rotina Semanal
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
PROJETO.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
TRABALHO COLABORATIVO
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
LEITURA DE LIVRO – PRODUÇÃO DE TEXTO
Transcrição da apresentação:

Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA

DO RABISCO, AO COMPUTADOR, LEITURA É PRAZER,VIAGEM, MUDANÇA. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AMÉRICA TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA DO RABISCO, AO COMPUTADOR, LEITURA É PRAZER,VIAGEM, MUDANÇA.

A escrita é uma representação da língua falada por meio de signos gráficos. É então, um código de comunicação. Uma necessidade de comunicação que iniciou na Pré História e Egito com os Hieroglifos e culmina na Comunicação Digital de nossos tempos.

Título: Do rabisco ao computador, a leitura é prazer, viagem, mudança Título: Do rabisco ao computador, a leitura é prazer, viagem, mudança. Tema: Leitura e escrita afastam a violência. Público Alvo: Alunos de Pré a 8ª série. Disciplinas Envolvidas Todas as disciplinas na medida do possível.  

Objetivo Geral De 5ª a 8ª série: Ampliar o conhecimento do aluno através da leitura e da escrita, despertando o interesse e capacitando-os a extrair delas conteúdos para análise, reflexão e mudança ao expressá-los de forma oral e escrita em todos os âmbitos disciplinares.

Objetivo Geral De Pré ao 4º ano: No mundo do faz de conta, despertar o interesse e o prazer pela leitura em diferentes tipos de textos para desenvolver conceitos matemáticos, sociais, culturais e científicos com uma escrita de qualidade.

Objetivos Específicos: Estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliando o repertório para a comunicação oral e escrita e a criatividade; Construir com o aluno, a partir da leitura, o gosto de criar, interpretar e dramatizar diferentes tipos de textos e histórias lidas;

Objetivos Específicos: Estimular o interesse pela construção de textos e histórias virtuais, digitando-os em blogs, power point e internet; Desenvolver a criatividade ao criar, produzir, representar ou dramatizar textos ou histórias;

Estimular os alunos a criarem histórias, poesias ou outros textos a partir de elementos que ativem a imaginação; Ler, escrever e interpretar textos, livros ou histórias enxergando a leitura e a escrita como meios de se expressar e comunicar com o mundo; Explorar todas as formas de expressão para a escrita e a leitura (dramatização, mímica, desenho, pintura, poemas, confecção de livros, lendas, maquetes...)

Justificativa Este projeto com a parceria da UniRitter e 1ª CRE visa estimular o aluno a ler e escrever diferentes tipos de textos e obras, levando-o a uma mudança de hábitos e atitudes, através de valores que um simples texto é capaz de transmitir. A leitura está ligada aos educadores e alunos em diferentes dimensões apontando: O dever de ler A necessidade de ler O prazer de ler

Isso conduz o aluno a expressar de forma oral ou escrita aquilo que lhe foi transmitido. Através da leitura o aluno viaja para lugares desconhecidos, aprimora a fala e a escrita através de diferentes expressões: pelo teatro, pela música, poesia, desenhos, pinturas, etc. Assim, desde a Educação Infantil o aluno expressa sua criatividade nos mais simples rabiscos, chegando ao estágio da escola virtual. A leitura é fundamental para desenvolver o conhecimento, e sua função é encantar. Através do lúdico, do imaginário, o aluno vai expressando a criatividade.

Desenvolvimento Cada professor irá desenvolver o trabalho na sua turma conforme seu planejamento. Leitura de livros selecionados pelo professor e pelos alunos; Leitura, recontagem, reescrita, releitura, ilustrações e dramatização de contos de fadas, fábulas, lendas e poesias; Roda de leitura (os alunos fazem uma roda na sala de aula ou no pátio da escola e contam para os colegas a história do livro que leram em casa); Criação de músicas, máscaras, fantoches e maquetes ilustrando as histórias trabalhadas; ;

Confecção de diários, gibis, murais e varais; Organização de álbuns, fichas de leitura, livros e fichários; Criação de blog; Exposição de trabalhos; Sessão de cinema; Palestra com escritores de livros; Oficinas de fábulas e contos de fadas; Organização de um sarau; Atividades do Projeto de Xadrez que se encaixam na literatura clássica de reis e rainhas; Dramatização da Lenda do Xadrez;  

Culminância Realização de uma Feira Literária e Cultural com apresentação dos trabalhos realizados e presença de um(a) escritor(a) convidada para contação ou palestra.  

O DIÁRIO DE ANNE FRANK painéis filme

O trabalho interdisciplinar é importante O trabalho interdisciplinar é importante. Profe Cristiane -leitura, escrita e confecção dos álbuns. Em conjunto com Profe Nilza (à esquerda)- de Artes, confecção dos painéis e maquete da casa de Anne Frank

Maquete, Painel eDiários de Anne Frank

Pré Escola Profe Nádia (tarde)-Rabiscos no computador

Pré escola Leitura do livro- o ratinho que queria ser sábio

Turma 34- Profe magda contos de fadas

Os castelos...

Turma 34 Ensaio para apresenta ção de, Bela adormecida.

Turma 12 – trabalhando poesias- as borboletas

T42 – preparando os livrinhos Em busca da Liberdade E amarelinho DO LIVRO A REALIDADE

Casa dos anões e espelho da madrasta cenários Casa dos anões e espelho da madrasta livro

Trilhando os caminhos da leitura e da escrita, viajaremos por um mundo de faz de conta e realidade, apresentando nossos trabalhos na: Feira Literária e Cultural Dia 1º novembro Manhã e Tarde, com a presença da escritora Veralindá Menezes apresentando a história “Princesa Violeta”.

COORDENAÇÃO:PROFESSORAS VILSÔNIA ÁVILA TUNG – SSE CRISTIANE almeida- português lorena souza - biblioteca