ESTRESSE Aprendendo a relaxar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTRESSE Conjunto de reações do organismo às
Advertisements

OS DEZ PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TOTAL.
MICROCLIMA & SAÚDE. MICROCLIMA Conjunto de parâmetros que influenciam as trocas térmicas entre corpo o humano e o ar em ambientes fechados. TÉRMICO CONFORTO.
ÉTICA. Código de Ética da Farmácia diz: O exercício da profissão não pode, EM HIPÓTESE ALGUMA, ser feito com INTERESSES COMERCIAIS, pois a farmácia.
Instituto Oncoguia Nossa missão: Transformar a realidade do câncer no Brasil por meio de informação de qualidade e ações de promoção.
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
HTP Máyra Ribeiro. HTP Técnica Projetiva de Desenho –Personalidade –Aspectos inconscientes –Aspectos velados do comportamento –Projeção: atribuir qualidade.
. P E R T U R B A Ç Ã O D E H I P E R AT I V I D A D E C O M D É F I C E D E AT E N Ç Ã O ( P H D A ) A PHDA é uma das perturbações da infância mais frequentemente.
EMERGÊNCIA GERIÁTRICA ABORDAGEM DO IDOSO NO PRONTO-SOCORRO Mariana Ribeiro.
Atividade física e Obesidade. A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde.
ALUNOS: FRANÇOISE MARIA JORDHANA DAFFILY MAIARA BARBOSA PEREIRA JULIANA SANTOS BARBOSA PROFESSORA: SHEILA CURSO: FISIOTERAPIA PERIODO: 5C TURNO: NOITE.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Sono e Repouso Docentes: MSc. Andréia Pessoa da Cruz Evelyn Mendonça Suanne Pinheiro Discentes: Brenda Rafaela Lelis Larissa Pardauil Milene Neves Soares.
O que é climatério?  O climatério é a “fase da evolução biológica da mulher em que ocorre o processo de transição entre o período reprodutivo e o não.
O que são doenças não transmissíveis?
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Furnas dos Dionísio, 24 de abril de 2016 Alunas: Letícia Theodoro 3°Ano A Diretor: Marcos Reichel Professor: Adriano.
Área dos conhecimentos 2º período 7º ano
Relaxe! Avanço Automático.
Saúde do/a trabalhador/a e o olhar de gênero na gcm.
Introdução ao Comportamento Organizacional
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
REUNIÃO CIENTÍFICA DA ACEMT 23/02/2013
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Ambiente de trabalho e saúde
FISIOLOGIA DO EXERCICIO
SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Qualidade de Vida no Trabalho
Orientadora: Daniela Nunes
Psicologia: ciência e profissão.
TERAPIA COGNITIVA Jorge Amaro.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
EPIDEMIOLOGIA.
Desenvolvimento Comercial de Sistemas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
O Que é o Estresse? A palavra estresse tem sua origem na física, para indicar o desgaste produzido pela utilização de materiais que estiveram em contato.
Fisiopatologia dos Sistemas
Estresse e Doença Crônica
A postura profissional é formada por aspectos como 
Fabrina Annoni Wolfarth
Construindo a Autoestima
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EQUILÍBRIO DO PESO
Comportamento do Consumidor
Professores estressados
Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)
Tipos de estudos epidemiológicos
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
A importância da SST nas Organizações
História Natural da Doença
Psicopatologia Especial I Professor Octavio Domont de Serpa Jr.
Aula 7 Processos Patológicos e a Assistência de enfermagem
Saúde Mental Profª. Cely de Oliveira
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
POSTURA CORPORAL.
ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Dicas de como orientar seus estudos
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
20 Regras de Vida  Tese de Guerdjef. 20 Regras de Vida  Tese de Guerdjef.
<espaço para figura> Opcional.
Eliana Ribas Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Programa e Desenvolvimento de Competências para Profissionais da Saúde
Por que fazer educação física?
Pastoral Estudantil APV
E aí, tudo tranqüilo?.
Condições fundamentais para um estudo eficaz
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Transcrição da apresentação:

ESTRESSE Aprendendo a relaxar

A palavra "Estresse" vem do inglês "Stress“ “Esforço de adaptação do organismo para enfrentar situações que considere ameaçadoras a sua vida e a seu equilíbrio interno.” (Hans Selye)

Utilizamos a palavra "Estresse" para definir diferentes sensações: "Estou nervoso” “Estressado” “Cansado” Utilizamos a palavra "Estresse" para definir diferentes sensações: Tensão nervosa, Cansaço, Fadiga ‡ "Estresse"

ESTRESSE VISÃO NEGATIVA VISÃO POSITIVA Uma paixão, um emprego novo tão desejado, uma aprovação ou uma promoção também podem gerar alterações no equilíbrio interno do organismo.

"Estresse", em princípio, não é uma doença Preparação do organismo para lidar com as situações que se apresentam. Resposta do organismo a um determinado estímulo, a qual varia de pessoa para pessoa. O prolongamento ou a exacerbação de uma situação específica é que podem gerar o estresse patológico.

O “Estresse” é uma "epidemia global“ (OMS) Momento de enormes exigências de atualização, chamados a lidar com novas informações. Inúmeras situações às quais precisamos nos adaptar. Demandas e pressões: da família, do meio social, do trabalho, da escola ou do meio ambiente.

O Desenvolvimento do"Estresse" depende: ▪ Da personalidade ▪ Do estado de saúde (equilíbrio orgânico e mental) ▪ Estilo de vida, experiências passadas, atitudes, crenças, valores, doenças e predisposição genética OBS.: O risco de um estímulo estressor gerar uma doença é aumentado se estiverem associadas exaustão física ou fatores orgânicos.

1ª Fase (fase de Alarme) O organismo entra em estado de alerta para se proteger do perigo percebido e dá prioridade aos órgãos de defesa, ataque ou fuga. As reações corporais são: dilatação das pupilas, palpitação, respiração ofegante, frieza nas mãos e pés, tensão nos músculos, boca seca, etc.

2ª Fase (fase de Resistência, Intermediária ou "Estresse" contínuo) Persiste o desgaste para a manutenção do estado de alerta. O organismo continua a buscar ajustar-se a situação em que se encontra.

Essa mobilização de energia traz conseqüências como: Redução da resistência do organismo em relação a infecções; sensação de desgaste, provocando cansaço e lapsos de memória; supressão de várias funções corporais relacionadas com o comportamento sexual, reprodutor e com o crescimento.

3ª Fase (fase de Exaustão ou esgotamento) Queda na imunidade e o surgimento da maioria das doenças. Por exemplo: taquicardia; alergias; psoríase; caspa e seborréia; hipertensão; diabete; herpes; graves infecções; asma; rinite; intoxicações; úlcera; gastrite; diarréia; náusea; alteração de peso; depressão; ansiedade; fobias; hiperatividade; hipervigilância; insônia; pesadelos; sono em excesso; dificuldade de aprendizagem, lapsos de memória, dificuldade de concentração; bruxismo; envelhecimento; distúrbios no comportamento sexual e reprodutivo;

As atividades profissionais em que há relações interpessoais intensas podem ser mais susceptíveis de causar sintomas de estresse, Burnout e exaustão emocional. Burnout: “Uma perda de motivação para participar de forma criativa” Estresse ocupacional: característico das profissões “de ajuda”

Dicas para prevenir o estresse: Planejar bem seu tempo; Organizar e determinar de forma clara suas prioridades; Não se valorizar ou desvalorizar; Procurar certificar se tudo estará bem na sua ausência; Não deixar coisas por fazer ao tirar férias ou viajar;

Dicas para prevenir o estresse: Pratique uma atividade física regular; Faça exercícios de meditação e/ou relaxamento; Reserve tempo em sua agenda para o lazer, a família e os amigos. Rir, viajar, brincar com os filhos, namorar, bater papo com os amigos, são excelentes antídotos para relaxar as tensões provocadas pelo trabalho.

Dicas para melhorar a organização do trabalho Reuniões de equipe periódicas; Acolher não somente os pacientes, mas também os colegas; Fazer o nosso melhor; Expor nossas idéias.

Tenha consciência de suas capacidades, não ultrapasse seus limites.

Descubra o seu estilo e as suas qualidades e aprenda com a experiência do outro.

CUIDE DE VOCÊ

As condições podem não ser as ideais, mas temos que aprender a aproveitar as condições reais.

A VIDA

Se não conseguir sozinho Procure... Tratamento Médico alopático: Remissão dos sintomas; Fortalecimento do organismo. Tratamento Psicológico: Aprender com os sintomas; Buscar maneiras de se reequilibrar. Obs.: Atuação Interdisciplinar

RELAXAMENTO