Clube Educacional Gestar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPAS CONCEITUAIS Profª Juliana Schivani
Advertisements

PLANEJAMENTO COLETIVO. Perguntas! O que é? Quando deve ser feito? Quem participa? Qual é a autonomia dos participantes ? Como Registrar ? Como desenvolver?
Redes Sociais s Arquivos Portal. OBJETIVOS DESTA CONVERSA Falaremos a seguir de algumas novidades para 2016 IMPORTANTE: ESTE MATERIAL SERÁ ENVIADO.
Apresentação.  Os temas dos trabalhos podem permear qualquer área do conhecimento.  Grupos de 5 ou 6 alunos de uma mesma categoria (iniciante – 6°ano;
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
Criatividade e Inteligência Competitiva
Projetos Cleber Matos.
Olá.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Pesquisa científica Marcelo Correa.
GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO ESCOLAR
Orientações Construção Manual de Cartilha Informativa
Informações importantes
Seja bem vindo a Nossa Transmissão ao vivo sobre o POS PAF
Coordenação: Marcelo Correa
1º semestre Plano de Formação
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Informações importantes
e a Nova Identidade Visual do Rotary
OFICINA DE LIDERANÇA.
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
Aulas Multimídias – Santa Cecília
UNIDADE 1 A plataforma Moodle e suas ferramentas
Informações importantes
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Como fazer minha apresentação
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
Projeto Para que o preconceito?
PROBEST Atividade de Avaliação Complementar Administração PROBEST
Diagrama de Casos de Uso (Use Cases)
Título da apresentação do treinamento
DIÁRIO DE BORDO: VESTÍGIOS DE UMA VIVÊNCIA SIGNIFICATIVA.
Como fazer uma citação
Resumo PARTE 1.
4ª TEMA CADERNOS DO CURRÍCULO
O objetivo é socializar as leituras realizadas e aguçar a curiosidade dos professores e alunos para realizar a leitura do livro que ouviram o colega contar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR Á - UFPA PARMTO010- PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM TURMA 2: DOCENTE: MARCUS BENTES DE CARVALHO NETO.
Literatura em Quadrinhos Ler brincando. Informações: O grupo: Bianca Costa Claudia Guiomar F. Teixeira Sara Texto de: Patrícia Kátia da Costa Pina Capítulo.
Prof. Arthur Albertin.
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
COMUNICAÇÃO VIA WEB   SEMINÁRIO FINAL.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Tutoriais do AVA UNIUBE ON-LINE
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
Tutorial de navegação Este tutorial tem como objetivo orientar sua navegação no portal do Programa Mais Alfabetização. IMPORTANTE! A leitura do tutorial.
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
GRANDE ABRAÇO Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.  Ao desligar ou baixar o som, os alunos devem procurar um.
Dica: Antes de começar a criar o slide, crie uma pasta para armazenar tudo que vai ser usado no seu trabalho e depois salve seu arquivo nessa mesma pasta.
CRIAR UM BLOG Prof. André Aparecido da Silva
Como Conduzir uma Apresentação
Plano de Aula de Substituição
TÍTULO subtítulo (Se houver)
Estagio Supervisionado em Docência
Trabalho colaborativo com base na metodologia de projeto
RESULTADOS E DISCUSSÃO AGRADECIMENTO (Opcional) REFERÊNCIAS (Opcional)
XXVII Seminário de Iniciação Científica da Ufac
ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”
English Presentations
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
Autores: Nome 1; Nome 2; Nome 3 Professor Orientador: Nome
Técnicas de Apresentação
Pesquisa Científica
FISIOLOGIA VETERINÁRIA BÁSICA PATRICIA AGUIAR DE OLIVEIRA, PhD.
Autores: Nome 1 – ; Nome 2 - Professor Orientador: Nome
Normas gerais para apresentação Oral: 1
NORMAS EFORMATAÇÃO DE TRABALHOS
Transcrição da apresentação:

Clube Educacional Gestar Tema: Leitura e Inclusão Digital

Sugestões de Atividades pós leituras Independente do ano/série, será construído um blog, de manutenção dos professores, supervisor ou formador GESTAR e líderes, para postagens das seguintes atividades: 9º ano – produção de vídeo e produção escrita: diálogo da obra escolhida /lida com um componente curricular. 8º ano – paródia sobre o livro e registro escrito sobre impressões do grupo sobre o livro lido; 7º ano – entrevista com colegas; 6º ano – Produção de nova capa de livro.

Proposta de criação do Blog A turma deve ser dividida em grupos de no máximo quatro pessoas. Cada grupo deve criar um blog usando a plataforma Wordpress. Para isso, é preciso cria um e-mail seguindo os passos disponíveis no site < https://br.wordpress.com/ >. Os alunos devem pensar em um nome criativo e original para este ambiente, contando que expresse o conteúdo dos livros escolhidos. Em seguida, apresentar os componentes do grupo, dizendo seus nomes, idades, série, escola que estudam, o que gostam de fazer no dia a dia, dentre outras informações dos participantes do grupo. Relatar qual o objetivo do blog e qual o seu público-alvo.

Produção de vídeo Registrar em um vídeo caseiro de no mínimo 10 minutos relando as impressões que o grupo teve aos ler a(as) obra(s) escolhida(s) ou dramatizar um ou alguns capítulos do livro. Não é necessário ter nenhuma câmera de última geração para fazer o vídeo, com o próprio celular ele pode ser feito. O aluno pode começar o vídeo apresentando o grupo: dizer quem são os participantes, por que escolheram esse(s) livro(s), se gosta ou não de ler, com que frequência costuma ler e o que mais acharam que cabe como apresentação do grupo. Esta produção deve ser postada no blog, juntamente com um texto, resumindo o que se trata o vídeo.

Criação de parodia de música Neste momento, os alunos devem deixar fluir a criatividade. Cada grupo deve criar uma paródia sobre um dos livros, usando alguma música brasileira. A paródia deve ser postada juntamente com a música original no blog, além disso, o grupo deve fazer um vídeo cantando a paródia e postar. Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=BUtSGBUEXLI

Entrevista Os alunos devem formular no mínimo 3 perguntas sobre um dos livros escolhidos pelos integrantes do grupo e fazer uma entrevista com os seus colegas da sala, amigos ou familiares que já leram esse livro. Caso seja difícil encontrar alguém que tenha lido o livro, a entrevista deve buscar opiniões alheia sobre o tema do livro. Em seguida, eles deverão confeccionar um texto relatando como foi a entrevista, se os entrevistados tiveram as mesmas opiniões do grupo a respeito do livro, se responderam as perguntas corretamente e o que eles aprenderam com essa experiência.

Produção da nova capa do livro (Blog) A capa é o elemento principal de um bom livro. Por isso, ela deve ser sempre muito atrativa, estando em harmonia com toda a obra. Além de atrair, ela tem a função de seduzir para a leitura, por ser o primeiro contato do leitor. No início, as capas dos livros tinham apenas a função de proteger as frágeis páginas de couro ou pergaminho. Sem palavras, sem imagens e sem qualquer elemento gráfico que tornasse aquele determinado conteúdo diferente dos demais apenas pela aparência externa. Com o tempo, a capa ganhou a função de identificar a obra.

Após a realização da atividade, sistematizar e postar as impressões no blog. A partir de então, a capa e o processo de produzi-la evoluíram muito e passaram a exercer um papel quase tão importante quanto o próprio conteúdo do livro. Ela tem agora a responsabilidade de dar uma identidade ao livro, torná-lo único e diferenciado de todos os demais. Alguns livros não têm capas muito reveladoras sobre o conteúdo. Assim, após a leitura do livro, proponha a criação de uma capa criativa e ser postada no blog. No final, comparar com a capa original do livro. Organize e poste no blog a capa original, a sua capa e as melhorias feitas

Revelando Opiniões Agora que possuímos um instrumento de interação. Relate no blog as impressões do grupo sobre a atividade proposta. O que a leitura dos livros proporcionou? Concordam com tudo que os livros contam? Gostaram do final? Se não, como acham que deveria ser? Estruture as ideias e faça um post no blog.

Referências http://carlosnarita.blogspot.com.br/2013/03/o-homem-que-calculava-malba-tahan.html http://lelivros.online/book/ http://prolivro.org.br/home/images/relatorios_boletins/3_ed_pesquisa_retratos_leitura_IPL.pdf