Metodologia da Pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

1ª Feira de Ciências da Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista - FeCIBRA Data : 31/08/2016 local : Diretoria de Ensino de Bragança Paulista.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Metodologia Científica
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
Professora: Ms. Izamara Casadia
Trabalho Científico Monografia Trabalho Didático
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
Planejamento do projeto
Metodologia de investigação
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Escrita de Artigos Científicos
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Tema e problema de pesquisa
Método Científico – Parte I
Elaboração de um projeto de pesquisa
Conceito de pesquisa A pesquisa e uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de procedimentos científicos. Seus elementos são:
Visão Geral dos Tipos de Pesquisa
Pesquisa científica Marcelo Correa.
METODOLOGIA DA PESQUISA
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Abordagens Mistas e Triangulação
Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Desenvolvimento ou corpo do artigo
METODOLOGIA DE PESQUISA
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
A pesquisa na escola.
Desenvolvimento ou corpo do pôster
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
CÁLCULOS ESTATÍSTICOS - CE
Pesquisa quanto ao objeto
Capítulo 5 Definição do alcance da pesquisa a ser realizada: exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa.
Metodologia Científica
Discente: Orientador(a): .....
PROJETO DE TCC APRESENTAÇÃO PRÉ-PROJETO - TCC Tema: Informação e Conhecimento Título: Tecnologia da Informação aliada as Estratégias Competitivas: Estudo.
Gêneros de Divulgação científica:
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
PRÉ-PROJETO CURSO: MCE – Mestrado em Ciência da Educação PERÍODO: NOME: Javan Jessé Ferreira da Silva ORIENTADOR: Prof. Dr. Paulo Pereira.
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
Trabalhos científicos
Capítulo 2 Nascimento de um projeto de pesquisa quantitativo, qualitativo ou misto: a ideia.
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
Desenvolvimento ou corpo do pôster
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
A PESQUISA QUALITATIVA
Currículos e Programas
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
COMO INICIAR UMA INVESTIGAÇÃO
PESQUISA EM SALA DE AULA
Entendendo o Método Científico
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
PESQUISA QUALI/QUANTI
E. M. Dr. Leandro Franceschini
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
Pesquisa Científica
O Significado de Pesquisar
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
PROFESSOR: RODRIGO APARECIDO EDUARDO DOS REIS INDAIATUBA 2018.
Transcrição da apresentação:

Metodologia da Pesquisa Aula 1 Adriana Carvalho

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Será que para fazer o TCC, preciso “entender” o que acontece a minha volta? O MUNDO DE PONTA CABEÇA

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Não dá para “se desligar” do mundo!

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Por que tenho que estudar Metologia da Pesquisa?

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Só vou pensar em Metodologia da Pesquisa, na etapa do TCC Por onde começar? Como vou decorar tantas regras? Pesquisar é

A Pesquisa e o Conhecimento Científico O que vamos valorizar por aqui: PENSAR INDAGAR ESCREVER Começarpor uma Pergunta Pensar de forma crítica Conhecer a escrita acadêmica

A Pesquisa e o Conhecimento Científico O que é pesquisa?

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Para que pesquisar? Descobrir transforma; O mundo é fascinante demais para não fazermos perguntas; Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas. “Pesquisar não se trata de copiar o que já foi dito, mas reconstruir oferecendo novas possibilidades”. (Pedro Demo, 2009)

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Qual o ponto de partida? Escolher um TEMA de seu interesse; Formular um PROBLEMA; Propor uma solução (testar uma HIPÓTESE); Definir os MEIOS para alcançar uma suposta solução. UMA IDEIA Nas demais aulas, discutiremos cada um destes itens!

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Conhecendo os Tipos de Pesquisa: Há vários CRITÉRIOS para planejarmos uma pesquisa; As pesquisas acontecem em diferentes áreas de conhecimento, para cada uma delas, há OBJETOS de pesquisa que exigem um determinado TIPO DE PESQUISA; Deverá avaliar quais as “técnicas” mais apropriadas. Documental Pesquisa de Campo Bibliográfica Histórica Comparada Estudo de caso

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Pela “Natureza” da pesquisa: diz respeito a essência da pesquisa Pesquisa Pura: Não se pretende a aplicação prática do conhecimento; Motivada basicamente pela curiosidade do pesquisador Pesquisa Aplicada: Objetiva o uso prático do conhecimento, dirigido à soluções de problemas; Pesquisa Pura Pesquisa Aplicada

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Pela “Abordagem” da pesquisa: diz respeito ao modo de tratar Pesquisa Quantitativa: Traduz em números opiniões e informações para organizar e classificar os dados; Utiliza métodos estatísticos. Pesquisa Qualitativa: Não há medição numérica; pretende discutir a realidade observada; Busca dar significado às relações entre os fenômenos. Quantitativa Qualitativa

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Pelo “Objetivo” da pesquisa: diz respeito ao propósito da pesquisa Pesquisa Exploratória : Considerada como passo inicial de qualquer pesquisa; Geralmente há um levantamento bibliográfico nessa etapa; Pesquisa Descritiva: O objetivo é descrever as características de um fenômeno observado. Típica das ciências humanas; Deve-se observar, correlacionar variáveis, registrar. Explicativa Exploratória Descritiva

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Pelo “Objetivo” da pesquisa: diz respeito ao propósito da pesquisa Pesquisa Explicativa: Objetivo de identificar os fatores que determinam ou contribuem para um fenômeno; Busca entender o porquê e as razões das coisas; Nada impede que seja uma etapa de continuação de outros tipos de pesquisa (ex.: descritiva ou exploratória). Explicativa Exploratória Descritiva

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Quanto aos “Procedimentos” da pesquisa: diz respeito ao modo de proceder, de fazer. Pesquisa Bibliográfica: Etapa fundamental para o início de todo trabalho científico; Consiste no levantamento e seleção da bibliografia(é o conjunto das fontes escritas sobre um tema) Pesquisa Documental: Realizada a partir de levantamento de documentos ( em ciência, documento é toda forma de registro de dados que possa ser analisado). Documental Pesquisa de Campo Bibliográfica Histórica Comparada Estudo de caso

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Quanto aos “procedimentos” da pesquisa: diz respeito ao modo de proceder, de fazer. Pesquisa de Campo: Investigação realizada no local onde ocorrem os fenômenos (entrevistas, aplicação de questionários); Pesquisa Histórica: Análise e interpretação de fatos ocorridos no passado, para poder compreender o presente. Fontes primárias: fontes para análise direta do pesquisador Fontes secundárias ( materiais que já foram analisados e observados por outras pessoas). Documental Bibliográfica Comparada Pesquisa de Campo Estudo de caso Histórica

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Quanto aos “procedimentos” da pesquisa: diz respeito ao modo de proceder, de fazer. Pesquisa Comparada: Procura estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, por meio de relações entre os elementos que são comparados. Estudo de Caso: Constitui-se numa metodologia de ensino participativa, voltada para o envolvimento do aluno; O método envolve um processo de discussão, em que alunos devem avaliar alternativas para o problema e propor ações. Documental Bibliográfica Comparada Pesquisa de Campo Estudo de caso Histórica

A Pesquisa e o Conhecimento Científico O que se pode pesquisar na internet Os resultados de busca são muitos, por isso, SELECIONE o material de pesquisa; Pesquise em sites CONFIÁVEIS. (.org; jornais, revistas especializadas, bibliotecas); Evite sites que permitam edição de forma colaborativa (ex. Wikipédia) Sempre referencie a fonte! É preciso “dar crédito” autoral dos conteúdos.

A Pesquisa e o Conhecimento Científico O Google não é um “oráculo de verdades” Algumas Dicas: Navegue pelas abas (vídeo, imagens) Use aspas para procurar termos e frases em específicos. Filtre os resultados. Pesquise em um site específico. Use palavras-chave.

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Google: Você sabia que os “resultados de busca” variam em cada país? Depende da política interna de cada país; Há países que “censuram” alguns filtros! China x Google: Briga feia!

A Pesquisa e o Conhecimento Científico Quem vai se formar: Você ou o Google?

Metodologia da Pesquisa A gente se vê, toda 5ª feira, às 18 horas! Presente!

Adriana de Souza Carvalho http://lattes.cnpq.br/4251773334934012 Resumo do Lattes: Experiência desde 2007 em Educação a Distância na Universidade Estácio de Sá. Gestora da área de avaliação EAD, por 5 anos e docente online desde 2007 até os dias atuais na Graduação e Pós- Graduação. Com ênfase em História e Metodologias (Científica e da Pesquisa). Coordenou em 2014, na Pós-graduação,um grupo de disciplinas em Prática de Pesquisa. Atuou, por dois anos, como Gerente de Projetos na Secretaria Municipal de Educação, sendo responsável pela implementação do Projeto de Voluntariado nas escolas do Município (projeto premiado) como também do Projeto de atuação de universitários nas escolas da rede. Graduada em História pela Universidade Gama Filho, com mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002). Doutoranda em História, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Obrigada!